SóProvas


ID
2528230
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo os Princípios de acesso aos arquivos, adotados pelo Conselho Internacional de Arquivos em 2012,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Princípios de acesso aos arquivos - CIA 2012 (Página 10) - Documentos classicados como de segurança nacional podem exigir medidas e protocolos adicionais de segurança, como, por exemplo, a presença de dois membros da equipe quando for aberta uma câmara de segurança ou a assinatura de um registro que especi que data e hora de entrada de cada pessoa para um propósito específico.

     

    A tradução é mal feita e fora de sequência lógica, MAS existem 14 princípios

    Princípio 3 - “Instituições custodiadoras de arquivos tornam pública a existência dos arquivos, inclusive a de documentos fechados ao acesso, e divulgam a existência de restrições que afetam os arquivos” (Erro da alternativa A)

     

    Princípio 10 -  “Instituições custodiadoras de arquivos garantem que as restrições operacionais não impeçam o acesso aos arquivos” (Erro da alternativa B)

     

    Princípio 12 - “As restrições são impostas por legislação ou por política institucional, da instituição arquivística ou sua instância superior, ou por um doador”

     

    12.2. Instituição arquivistica pública pode ter autorização LEGAL para receber doação de arquivos privados (Erro da alternativa D)

     

    Princípio 13 - “Instituições custodiadoras asseguram que restrições de acesso sejam claras e de duração determinada, baseadas em legislação pertinente, reconhecem o direito de privacidade e respeitam os direitos dos proprietários de documentos privados” (Erro da alternativa E)

     

    (FCC/CNMP/2015) O Conselho Internacional de Arquivos concluiu, em fevereiro de 2014, o documento Princípios de acesso aos arquivos: orientação técnica para gestão de arquivos com restrições, devidamente traduzido pelo Arquivo Nacional. O texto menciona 7 (sete) tipos de restrições gerais:

    a.      Documentos que contêm informações cuja divulgação constituiria violação claramente injustificada da privacidade de uma pessoa;

    b.     Documentos restritos por lei, decreto ou ordem judicial;

    c.      Documentos relacionados a investigações;

    d.     Documentos que contêm informações empresariais e financeiras confidenciais;

    e.      Documentos contendo informações relacionadas ao processo de tomada de decisões confidenciais;

    f.      Documentos com informações relacionadas à segurança nacional;  (CERTO = alternativa C)

    g.     Documentos  contendo informações empregatícias ou pessoais confidenciais.

  • 4 itens com deve e 1 com pode. A resposta só podia ser pode.

  • Letra : C. "20 Documentos classificados como de segurança nacional podem exigir medidas e protocolos adicionais de segurança, como, por exemplo, a presença de dois membros da equipe quando for aberta uma câmara de segurança ou a assinatura de um registro que especifique data e hora de entrada de cada pessoa para um propósito específico"

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/principios_acesso_arquivos.pdf

    pag. 10.

  • Os princípios de acesso aos arquivos são um conjunto de premissas gerais que visam amplificar o uso dos arquivos através de boas práticas. Para acessá-los, clique aqui.

    a) Pelo contrário: os itens restritos devem constar nos instrumentos de pesquisa, pois a restrição pode ser revista e os usuários devem ter o direito de solicitar que a revisão seja feita. Entretanto, a informação em si não aparece, somente a referência de sua existência. Veja o que diz o documento: Itens restritos devem ser descritos nos instrumentos de pesquisa, para que os usuários possam solicitar que a decisão de restrição seja revista. "

    b) O que existe é um controle sobre a divulgação da informação e o que é assinado é um compromisso de não divulgação, além da submissão de um rascunho do que será divulgado, de forma prévia. Veja o que diz o documento: "Algumas instituições arquivísticas que não querem restringir o acesso aos documentos físicos, mas querem ter controle sobre o uso final da informação, exigem que os usuários assinem um compromisso de não divulgação ou de submissão de um rascunho para aprovação antes da publicação. Esta não é uma prática recomendável, porque cria um risco substancialmente maior de divulgação não autorizada de informações, especialmente se os pesquisadores tiverem autorização para possuir cópias de documentos restritos."

    c) O conteúdo do documento interfere nas medidas protetivas. Os documentos de segurança nacional, naturalmente contém informações sensíveis e por isso devem estar cercados de ações que eliminem possíveis acessos indevidos. Por isso esse é o gabarito da questão. Veja o que diz o documento: "documentos classificados como de segurança nacional podem exigir medidas e protocolos adicionais de segurança, como, por exemplo, a presença de dois membros da equipe quando for aberta uma câmara de segurança ou a assinatura de um registro que especifique data e hora de entrada de cada pessoa para um propósito específico."

    d) A doação não deve ser recusada, o que existe é um procedimento para que os documentos sejam interiorizados. Veja o que diz o documento "Para aceitar doações de documentos de um indivíduo ou de uma organização, o arquivista e o doador discutem a política de acesso da instituição arquivística, a natureza dos documentos propostos para doação e a maneira de aplicar a eles a política de acesso. O doador pode solicitar que itens ou categorias específicas de material sejam restritos por um período ou até que um determinado evento ocorra, como a morte de uma pessoa nominada. O doador pode pedir para ser consultado antes de os documentos restritos serem abertos, seja para indivíduos específicos ou para uso geral. Tais condições podem ser difíceis de administrar (elas dependem, por exemplo, do doador responder a comunicações) e deveriam ser desencorajadas, mas, se necessárias, permaneceriam válidas apenas por um tempo limitado ou até a ocorrência de um evento específico. As condições de acesso acordadas para a doação são formalizadas no instrumento de doação."

    e) Todos os documentos cumprem seus prazos, definidos pela tabela de temporalidade, nas fases corrente e intermediária, além de poderem ser destinados à eliminação ou à guarda permanente. 

    Dica: as questões sobre os princípios de acesso devem ser analisadas a partir de um ponto de vista liberal, sem deixar de levar em conta a necessidade de proteção dos documentos para que as informações continuem acessíveis. 


    Gabarito do Professor: C