SóProvas


ID
2530048
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  Aquecimento Global

           O Aquecimento Global é um fenômeno de ampla discussão e impacto que, embora não

                seja de consenso científico, vem gerando uma grande preocupação na sociedade.

                                                                                                                           Por Rodolfo Alves Pena


O aquecimento global designa o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é causado pelas práticas humanas – embora existam discordâncias quanto a isso no campo científico. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.

Sob o ponto de vista oficial, o principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados com o aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Para o IPCC, o problema em questão não deve sequer ser motivo de discussão em termos de sua existência ou não, pois, segundo ele, é mais do que comprov ada a série de mudanças climáticas ocorridas nos últimos tempos e a participação do ser humano nesse processo.

Dados levantados por cientistas vinculados ao IPCC afirmam que o século XX, em razão dos desdobramentos ambientais das Revoluções Industriais, foi o período mais quente da história desde o término da última glaciação, com um aumento médio de 0,7ºC nas temperaturas de todo o planeta. Ainda segundo o órgão, as previsões para o século XXI não são nada animadoras, pois haverá a elevação de mais 1ºC, em caso de preservação da atmosfera, ou de 1,8 a 4ºC, em um cenário mais pessimista que apresente maior poluição.


Quais são as causas do Aquecimento Global?


As principais causas do Aquecimento Global estão relacionadas, para a maioria dos cientistas, com as práticas humanas realizadas de maneira não sustentável, ou seja, sem garantir a existência dos recursos e do meio ambiente para as gerações futuras. Assim, formas de degradação ao meio natural como a poluição, as queimadas e o desmatamento estariam na lista dos principais elementos causadores desse problema climático.

O desmatamento das áreas naturais contribui para o aquecimento global no sentido de promover um desequilíbrio climático decorrente da remoção da vegetação que tem como função o controle das temperaturas e dos regimes de chuva. A floresta amazônica, por exemplo, é uma grande fornecedora de umidade para a atmosfera, provendo um maior controle das temperaturas e uma certa frequência de chuvas para boa parte do continente sul-americano, conforme estudos relacionados com os chamados rios voadores. Se considerarmos essa dinâmica em termos mundiais, pode-se concluir que a remoção das florestas contribui para o aumento das médias térmicas e para a redução dos índices de pluviosidade em vários lugares.

Outra causa para as mudanças climáticas é a emissão dos chamados gases-estufa. Os principais elementos são: o dióxido de carbono (CO2), gerado em maior parte pela queima de combustíveis fósseis; o gás metano (CH4), gerado na pecuária, na queima de combustíveis e da biomassa e também em aterros sanitários; o óxido nitroso (N2O), produzido pelas fábricas; além de gases com flúor, tais como os fluorhidrocarbonos e os perfluorocarbonos. Além disso, a poluição das águas também é um fator relacionado com o aquecimento global. No caso dos oceanos, existem seres vivos responsáveis pela absorção de gás carbônico e emissão de oxigênio: os fitoplânctons e as algas marinhas. Portanto, a destruição de seus habitat também pode interferir diretamente na dinâmica atmosférica global.


As consequências do aquecimento global

Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados com a atmosfera, hidrosfera e também com a biosfera. Podemos citar, como consequência do aquecimento global, primeiramente, o fenômeno do degelo que vem ocorrendo nas calotas polares. Com isso, a área de várias espécies animais, sobretudo no Ártico, está ficando cada vez mais diminuta, o que acarreta problemas ambientais de ordem ecológica. Além disso, para muitos estudiosos, isso vem causando a elevação do nível dos oceanos, embora esse fenômeno esteja mais associado ao degelo que ocorre na Antártida e também na Groenlândia.

Disponível em:<http://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm> . Acesso em: 30 jul. 2017. [Adaptado]

Além disso, para muitos estudiosos, isso vem causando a elevação do nível dos oceanos, embora esse fenômeno esteja mais associado ao degelo que ocorre na Antártida e também na Groenlândia.


Quanto ao uso das vírgulas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 2 PRIMEIRAS VIRGULAS, ORACOES RESTRITIVAS EXPLICATIVAS- USO OBRIGATÓRIO DAS VIRGULAS

    NA TERCEIRA VIRGULA, ORACAO CORDENADAS ADVERBIAL CONSESSIVA. TÁ NA ORDEM DIRETA ENTAO O USO É FACULTATIVO.

    EX: Ele passara na prova, se estudar muito. Aqui a virgula é facultativa PQ o ''se'' esta na ordem direta e é uma conjuncao.

    AGORA VEJA:

    SE estudar muito, ele passara na prova.. ORDEM INDIRETA- USO OBRIGATÓRIO DA VIRGULA

     

    ESSE ASSUNTO É BEM CHATO, MAS SE RESOLVERMOS MUITAS QUESTOES PEGAMOS A PRÁTICA

  • ARAZOU ALEX

  • "para muitos estudiosos" não é uma oração... a justificativa da vírgula não seria por se tratar de uma expressão explicativa?

  • Amigo Alex, as orações Subordinadas Restritivas não se separam da principal por meio de vírgula. O que faz o uso da primeira e segunda vígula serem obrigatórias é o fato do deslocamento da circunstância. SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO + CIRCUNSTÂNCIA. 

  • Dennis Sousa, estou ciente de que as oracoes restritivas nao se separam por virgulas, foi um equivoco na ora da digitacao, acabei de corrigir, vlw por ter comentado. abracos

  • AS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS E CONCLUSIVASS, EM INÍCIO DE PARAGRÁFO OU APÓS PONTO FINAL,PORDEM SER FACULTATIVAS; TODAVIA,  NESTE CASO NÃO PODERIAM, HAJA VISTA A PRESENÇA DE UM APOSTO.

  • Como é que a terceira vírgula nao é obrigatória????
  • A expressão "para muitos estudiosos" não seria uma locução adverbial conformativa? Por isso as duas primeiras vírgulas são obrigatórias...

  • ", para muitos estudiosos," --> acredito que seja uma INTERCALAÇÃO.

  • Alguém pode explicar o porquê das primeiras vírgulas serem obrigatórias? Li os comentários do Alex e do Dennis e ficou meio confuso. 

  • nao entendi, a terceira virgula nao ser obrigatória. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    fiquei entre a A e a D, mas julguei a D por ter mais robustez. sem a terceira virgula ficaria bastante confuso o 'oceano embora'. rsrs

  • Gab. A

    Indiquei para comentário, porque também errei essa e também acho que a terceira é obrigatória.

    Os comentários do Dennis e do Alex me deixaram confuso, porque parece que não houve alteração do Alex diante do que o Dennis falou, então preciso entender a resposta para estudar.

    Cuidemos sempre bem de nós e dos demais seres.

  • A vírgula PODE ser usada para separar a oração principal da subordinada adverbial (causal, concessiva, condicional, final, temporal...): “Ele foi promovido, porque sempre se dedicou à empresa.”(causal); “Ele foi promovido, embora não se dedicasse muito à empresa.”(concessiva); “Eles só será promovido, caso se dedique mais à empresa.”(condicional); “Ele desenvolveu o projeto, conforme nós orientamos.”(conformativa); “Ele tem se dedicado muito, para que possa ser promovido.”(final); “Ele só assinará o contrato, quando receber toda a documentação.”(temporal).

    Observações:

    a) - A vírgula DEVE ser usada quando a oração adverbial estiver deslocada: “Embora não se dedicasse à empresa, ele foi promovido.” “Solicitamos, caso seja possível, o seu comparecimento a este setor.” “Conforme nos foi solicitado, estamos enviando todos os documentos.” “Os computadores, quando foram introduzidos na empresa, trouxeram várias consequências.”

    Fonte:

  • A vírgula PODE ser usada para separar a oração principal da subordinada adverbial (causal, concessiva, condicional, final, temporal...): “Ele foi promovido, porque sempre se dedicou à empresa.”(causal); “Ele foi promovido, embora não se dedicasse muito à empresa.”(concessiva); “Eles só será promovido, caso se dedique mais à empresa.”(condicional); “Ele desenvolveu o projeto, conforme nós orientamos.”(conformativa); “Ele tem se dedicado muito, para que possa ser promovido.”(final); “Ele só assinará o contrato, quando receber toda a documentação.”(temporal).

    Observações:

    a) - A vírgula DEVE ser usada quando a oração adverbial estiver deslocada: “Embora não se dedicasse à empresa, ele foi promovido.” “Solicitamos, caso seja possível, o seu comparecimento a este setor.” “Conforme nos foi solicitado, estamos enviando todos os documentos.” “Os computadores, quando foram introduzidos na empresa, trouxeram várias consequências.”

    Fonte:

  • Sobre a terceira vírgula:

    1)A vírgula é facultativa – segundo Ulisses Infante, Pasquale Cipro Neto, Mauro Ferreira, William R. Cereja, Faraco, Moura & Martuxo Jr. – quando as orações subordinadas adverbiais vêm após as principais: “Gostei muito(,) quando comprei o material.”

    A gramática para Concursos. Fernando Pestana. Página 905

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    2)As orações subordinadas adverbiais no final do período se separam da principal por meio de vírgula (facultativa); no início do período exigem vírgula(obrigatória).

    Ele fez o desenho, conforme lhe solicitei

    Ele fez o desenho conforme lhe solicitei

    Conforme lhe solicitei, ele fez o desenho. (obrigatória)

    Português para Concursos. Renato Aquino