SóProvas


ID
2531545
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos últimos anos, ocorreu no país a implementação de ações afirmativas e expansão de vagas no ensino superior público e privado, este último estimulado pela utilização de fundo público para o financiamento do setor privado por meio do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do Programa de Financiamento Estudantil (FIES). A análise crítica das políticas de expansão do acesso e da democratização da educação superior no país permite afirmar que essas medidas

Alternativas
Comentários
  • Rompe com elitidmo onde ? Nao ha universalidsde no acesso. O que scontece e uma comerceliszao do ensino. O pobre continua tendo que pagar

  • Gabarito confuso. Marquei a alternativa A, pois acredito que não rompe com o elitismo nem com o racismo.

  • Não entendi esse gab

  • Gab: d

    O objetivo das ações afirmativas é justamente contribuir para romper com o elitismo e o racismo na educação superior. Mesmo com a implementação dessas medidas, ainda há desigualdades nas condições de acesso aos benefícios educativos e culturais.

    "Com a implementação dessas medidas, como por exemplo o PROUNI (Programa Universidade Para Todos), do Governo Federal, que promove acesso à Educação Superior Privada a sujeitos antes excluídos da Educação Superior, é incrementado, no sentido lato, a diversidade e, no sentido estrito, a inclusão de grupos historicamente excluídos (Gonçalves, 2014). Podemos concluir que tais políticas que promovem a inclusão são responsáveis pela entrada de um novo modelo de acesso ao ensino superior e promovem a emergência de uma inclusão dos grupos historicamente desiguais nestes setores da sociedade. Trabalhamos a partir do conceito teórico de Joaquim Barbosa (2001), que define política de ação afirmativa como sendo políticas públicas (e privadas) voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade material e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física. Deste modo, com as demandas organizadas pela sociedade civil e movimentos sociais, surgem vários programas nas universidades que adotam modalidade diversas de reserva de vagas, como as cotas raciais, por renda, entre outros.[...] Ações afirmativas vêm como um desafio para começarmos a descolonizarmos nossos pensamentos e desocidentalizarmos nossa razão européia, descontruirmos o racismo que está enraizado na sociedade brasileira (Cruz, 2014), com o objetivo de inclusão das pessoas antes excluídas dos setores mais elitizados da nossa sociedade, como por exemplo, o direito à formação acadêmica"

     

    (http://www.puc-rio.br/Pibic/relatorio_resumo2015/relatorios_pdf/ccs/SER/SER-Lais%20Adelita%20de%20Souza%20e%20Cruz.pdf)

  • Com essa, é a terceira questão que resolvo da COMPERVE e eu erro devido o gabarito não ser condizente com a nossa profissão!

    E não é um(a) assistente social que elabora as questões? Recuso-me a acreditar que sim...distorce totalmente o que pregamos e defendemos!

  • A alternativa "D" fala em CONTRIBUIÇÃO PARA O ROMPIMENTO e não na erradicação do elitismo e do racismo. Atentem que vivemos em uma sociedade capitalista e a superação dessas expressões é impensável com esse modo de produção. 

  • Não rompe com nada, pois quanto mais você ganha mais desconto você tem no FIES e o PROUNI depende de que tipo de educação você teve durante sua vida. Cadê a visão crítica e dialética do serviço social. Cadê o projeto -ético- político. Devemos cuidar para não cairmos em siladas neoliberais e partidárias. Nosso militarismo deve ser da nossa profissão.
  • Complementando: Ensino público e gratuito!