SóProvas


ID
2535886
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em muitas concepções tradicionais de leitura e de escrita que são veiculadas na escola, essas práticas são relacionadas a uma concepção de linguagem ingênua, segundo a qual haveria uma relação transparente e unívoca entre pensamento e linguagem. Como decorrência, vemos que a instituição escolar se torna o espaço para que sejam reproduzidos os usos linguísticos autorizados com a palavra escrita e, por isso mesmo, autoritários. Nesse sentido, resta ao aluno leitor/produtor de textos ocupar o lugar que lhe é destinado institucionalmente, sem que lhe seja permitido reconhecer a historicidade constitutiva da linguagem e (re)construir a sua própria história de leitura e escrita.


Pensando nessas questões, acredito ser fundamental a inclusão da historicidade em qualquer análise sobre a linguagem. Considero que esse cruzamento entre instituições que se encarregam de atribuir significados à escrita e à leitura permite que se visualizem algumas das contradições entre diferentes concepções que orientam as abordagens de ensino em sala de aula.

Fonte: MATENCIO, M. L. M. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1994. p. 66.

Considere o trecho:


Em muitas concepções tradicionais de leitura e de escrita que são veiculadas na escola,(1ª) essas práticas são relacionadas a uma concepção de linguagem ingênua,(2ª) segundo a qual haveria uma relação transparente e unívoca entre pensamento e linguagem.


Em relação às vírgulas em destaque, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • num enten enten entendi

  • Gab.: B

    A primeira vírgula está isolando uma expressão adiverbial deslocada, devendo, portanto, usar a vírgula

     

    * ORDEM INVERSA (DESLOCADA) -  "Expressão adverbial + Oração principal" (VÍRGULA OBRIGATÓRIA): Em muitas concepções tradicionais de leitura e de escrita que são veiculadas na escola, (1ª) <---- (EXPRESSÃO ADVERBIAL)  essas práticas são relacionadas a uma concepção de linguagem ingênua <---- (ORAÇÃO PRINCIPAL) .

     

    -----------------------------------------------

    ORDEM DIRETA:  "Oração principal + Expressão adverbial" (VÍRGULA FACULTATIVA)

    [...] essas práticas são relacionadas a uma concepção de linguagem ingênua (ORAÇÃO PRINCIPAL) , (2°) segundo* a qual haveria uma relação transparente e unívoca entre pensamento e linguagem <--- (EXPRESSÃO ADVERBIAL). ------ VÍRGULA FACULTATIVA.

    P.S: segundo* (=conforme).

     

    Logo, a primeira (1ª) sinaliza sintagma deslocado da ordem direta, sendo, portanto, uma exigência da cadeia sintagmática (GABARITO). E NÃO ambas, já que na 2ª parte é facultativo o uso da vírgula

     

    Qualquer retificação no comentário, por gentileza, notifique-me via inbox. 

  • a alternativa C não poderia ser verdadeira sem que a B também o fosse

  • Emerson R  Raciocínio Lógico hein mano kkkkkk

  • Em muitas concepções tradicionais de leitura e de escrita que são veiculadas na escola,(1ª) essas práticas são relacionadas a uma concepção de linguagem ingênua,(2ª) segundo a qual haveria uma relação transparente e unívoca entre pensamento e linguagem

    Em relação às vírgulas em destaque, é correto afirmar: 

     a) a segunda (2ª) sinaliza pausa expressiva de valor estilístico, constituindo-se, portanto, como um uso não previsto pelas convenções.  FALSO

     b) a primeira (1ª) sinaliza sintagma deslocado da ordem direta, sendo, portanto, uma exigência da cadeia sintagmática. VERDADEIRO, POIS A VÍRGULA É UTILIZADA PARA SEPARAR UM ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR. 

     c) ambas sinalizam sintagmas deslocados da ordem direta, sendo, portanto, uma exigência da cadeia sintagmática. ERRADO, A SEGUNDA É UMA ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONFORMATIVA, LOGO É OPCIONAL A SUA UTLIZAÇÃO.

     d) ambas sinalizam pausas expressiva de valor estilístico, constituindo-se, portanto, como um uso não previsto pelas convenções. NÃO É ESTILÍSTTICO