SóProvas


ID
2537065
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I


      Há algum tempo, venho estudando as piadas, com ênfase em sua constituição linguística. Por isso, embora a afirmação a seguir possa parecer surpreendente, creio que posso garantir que se trata de uma verdade quase banal: as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro. Se se quiser descobrir os problemas com os quais uma sociedade se debate, uma coleção de piadas fornecerá excelente pista: sexualidade, etnia/raça e outras diferenças, instituições (igreja, escola, casamento, política), morte, tudo isso está sempre presente nas piadas que circulam anonimamente e que são ouvidas e contadas por todo mundo em todo o mundo.[...]

      Mas as piadas também podem servir de suporte empírico para uma teoria mais aprofundada e sofisticada de como funciona uma língua, especialmente porque se trata de um corpus que, além de expor traços do que nela é sistemático (gramatical) e, paradoxalmente, “desarrumado”, contribui para deixar muito claro que uma língua funciona sempre em relação a um contexto culturalmente relevante e que cada texto requer uma relação com outros textos. [...]

      A conclusão óbvia é que uma língua não é como nos ensinaram: clara e relacionada diretamente a um fato ou situação que ela representa como um espelho. Praticamente cada segmento da língua deriva para outro sentido, presta-se a outra interpretação, por razões variadas. Pelo menos, é o que as piadas mostram. E elas não são poucas. Ou, no mínimo, nós as ouvimos muitas vezes.

(POSSENTI, Sírio. O humor e a língua. Ciência Hoje. Rio de Janeiro, SBPC, v.30, n.176, out. 2001)

A conjunção “Mas” que introduz o segundo parágrafo cumpre papel coesivo e tem seu emprego justificado pela seguinte razão:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

     

     

    Conjunções Coordenativas Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de oposição ou compensação.

    São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

    Por exemplo:

    É um bom livro, mas custa caro.

    Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

     

    (http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php)

  • Gabarito E

    No primeiro parágrafoHá algum tempo, venho estudando as piadas, com ênfase em sua constituição linguística. Por isso, embora a afirmação a seguir possa parecer surpreendente, creio que posso garantir que se trata de uma verdade quase banal: as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro.

     

    No segundo parágrafoMas as piadas também podem servir de suporte empírico para uma teoria mais aprofundada e sofisticada de como funciona uma língua....

     

     

    Observe que o segundo parágrafo retoma uma oposição já citada no primeiro parágrafo, explicando-a melhor. O que justifica a letra E.

  • complementando letra b ....

    (quando queremos confirmar uma informação já dita) RATIFICAR X RETIFICAR (ideia de corrigir)

                                                                                     palavra paranômina - parecidas na grafia e na pronúncia

                                                                                           

     

     

  • e) desenvolve uma oposição já referida anteriormente. 

  • Conjunções aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

     

    Questão: Mas as piadas também podem servir de suporte empírico.

     

    Sendo assim, entendo que há uma adição de ideias. Por isso errei e marquei a "B"

  • Esse mas... também da idéia de adição e não de oposição. Questão, na minha humilde opinião, sem gabarito correto.

  • questão digna de anulação.

  • Como bem colocado pelos colegas, o MAS no contexto apresenta uma ideia de ADIÇÃO.

     

    Contudo, não é uma adição propriamente dita, de um tema novo, pois o assunto que ele passa a desenvolver foi mencionado anteriormente no texto, no trecho "(...) as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro."

     

    Eis o motivo pelo qual a alternativa E encontra-se CORRETA.

  • Não entendi mesmo!! Ao ler as alternativas fiquei entre a B e a E, errei com a B,  procurei entre os comentários dos colegas e não encontrei uma resposta plausível.

  • O que adiciona não contrapõe! A conjunção MAS está adicionando o enunciado à oração anteriormente exposta. É bem evidente isso, não há idérias contrárias no enunciado. Não entendi o gabarito E, sinceramente. 

  • Mesmo errando achei essa questão linda

    mas.. também da ideia de adição, porém, essa adição e com uma ideia anterior. Essa ideia anterior tinha sido um oposição de uma outra ideia.

    "as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro."

    Percebam que as ideias criam um oposição, e o segundo parágrafo vem reforçando uma dessas ideias.

  • "por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua" -> Essa é a ideia exposta anteriormente e o "mas" está justamente desenvolvendo essa oposição.

  • pra mim é a B, pois valida uma informação, com sentido de adição e nao uma oposição.

    "(...) as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro."

    "Mas as piadas também podem servir de suporte empírico para uma teoria mais aprofundada e sofisticada de como funciona uma língua, (...)"

    Mas também, eu entendo um sentido de adição, e o termo "servir de suporte empírico para uma teoria mais aprofundada e sofisticada de como funciona uma língua" valida, reforça com argumentos o que foi dito antes, ou seja, pra mim a resposta é a B:

    (B) ratifica a informação imediatamente anterior. 

  • Concordo com vc Priscila Abreu... 

  • Priscila Abreu, tô contigo. Pensei exatamente assim.

    Eu entraria com recurso

  • "creio que posso garantir que se trata de uma verdade quase banal: as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro"

    Essa parte do texto você mata a questão, o autor já tinha mencionada os dois lados. No segundo parágrafo ele, de fato, falou sobre o assunto.

    Questão linda e tem sim gabarito.

  • ''mas'' é uma conjunção adversativa que trás Ideia de adversidade, oposição. 

  • Concordo com você Priscila Abreu.

  • CONCORDO COM A COLEGA , PRISCILA ABREU, POIS ESTÁ RATIFICANDO (CONFIRMANDO) A IDEIA ANTERIOR . É TANTO QUE, LOGO NO INÍCIO DO SEGUNDO PARÁGRAFO, ELE ENFATIZA COMO O TERMO  "MAS AS PIADAS TAMBÉM"... OU SEJA, ALÉM DISSO, "TAMBÉM" ISSO!

  • ''mas também???'' A questão expressa adição e não adversidade...

  • 1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda. Por exemplo:

    entao acredito q a resposta certa é a letra b

  • A letra B faz sentindo, porem nao entendo essa IBFC 

  • Conjunção adversativa, indica oposição. São elas: mas, porém todavia, contudo, entretanto, que(=mas, e(=mas), não obstante, no entanto, apesar disso, ainda assim, mesmo assim, de outra sorte, ao passo que.

  • Nossa! Sei muito bem que MAS (quase sempre) tem sentido de oposição, o que por sinal não achei nesse texto...na minha humilde opinião o sentido do texto é de ratificação. Enfim....segue o baile! 

  • Questão polêmica!!!

    Substituir o MAS por ENTRETANTO ajuda a não pensar com sentido de adição.

    ... Antes ele fala sobre o sentido real da piada para rir ("coisa não séria, brincadeira") ENTRETANTO a piada serve para estudo ("coisa séria")= SENTIDOS CONTRÁRIOS.

  • Segui a mesma lógica do amigo LUCAS LEITE.

    Gabarito letra B!

  • Mas....também. Valor aditivo. Não há gabarito correto

  • Também não concordo com o gabarito, no meu ver seria letra B, pela qual marquei e errei.

    se os professores da qconcursos podessem responder seria ótimo!

  • Mas também! Letra=E

  • "uma verdade quase banal" introduz a oposiçao referida anteriormente, que foi desenvolvida a partir desse "mas..também", o qual é a inclusão de uma ideia que, na visão do autor, se contrapõe à ideia de que a piada expõe os problemas sociais. Esse contraponto (contraponto na opinião do autor) é ratificado pelo autor nas linhas seguintes ao chamar de "surpreendente" e "paradoxo" e cravar que a língua sempre opera em relaçao a um contexto (social).

    Forçou a barra mesmo, pq o mais evidente é a adiçao, BUT nao adianta esculachar a banca,

    Tentei pensar com a kbç do examinador, considerando a ausência d 1 alternativa com a ideia d adiçao, é mar ar a "menos errada"..maldade concurseirística...

  • Com certeza é a letra B. A conjunção "mas também" tem valor aditivo, enquanto o "mas", de oposição. A banca confundiu as coisas. Bancas também erram, daí a importância de impetrar recurso.

  • Na verdade, esta questão está relacionada na estruturação de um texto descritivo argumentativo. A forma utilizada pelo autor do texto foi usar dois argumentos mencionados na introdução, no primeiro parágrafo do desenvolvimento falou sobre o seu primeiro argumento e no segundo parágrafo do desenvolvimento usou a técnica do contraste. Fica caracterizado este contraste já na introdução, pois ele usa por um lado (primeiro argumento) e por outro lado (segundo argumento). 

  • Tenho feito questões dessa banca por conta de um concurso que vou prestar dela, mas preferia mil vezes a FCC, as questões dessa banca são esquisitas na grande maioria, você sabe o conteúdo, mas tem questões estranhas difícil de entender o enunciado... O gab certo é a letra B (pois está ratificando, confirmando e não se opondo como eles dizem... "Mas...Também" denota claramente uma adição e não oposição). Espero ñ me prejudicar com essa banca... Gab B.

  • 1° parágrafo:

    "as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro."

    2° parágrafo:

    "Mas as piadas também podem servir de suporte empírico para uma teoria mais aprofundada e sofisticada de como funciona uma língua..."

    GAB. B.

    NÃO HÁ OPOSIÇÃO NO SEGUNDO PARÁGRAFO!!!!

  • Ratificar significa: confirmarreafirmarcomprovar ou validar algo. O sentido será sempre de confirmação, aprovação ou concordância.

    Por este motivo a resposta não é a letra B

  • Eu marquei B e marco novamente kkkkk

  • Sindéticas Adversativa : Ideia de adversidade => Oposição =>

    Ressalvo= Contradição =>

    Contraste =>

    Restrição

    Conectivos : Mas, contudo, entretanto, porém, todavia, no entanto

    "e" = "MAS".

    aprendi tem uma semana, resolvo diversas questões com essa ideia.

    Não é vencer nem perder!

  • Mas, porém, entretanto, toda via, contudo, trata-se de uma oposição. Logo, a resposta letra E.

  • e) desenvolve uma oposição já referida anteriormente.

    CERTA - A tese no primeiro parágrafo compreende dois aspectos observados nas piadas: o social e o linguístico. O início do segundo parágrafo retoma um dos aspectos (o linguístico) para desenvolvê-lo, emitir mais argumentos e acrescentar outros dados.

    Fonte: Prof° Rosenthal

  • as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua

     Mas as piadas também podem servir de suporte empírico para uma teoria mais aprofundada e sofisticada de como funciona uma língua

  • seria a letra B se na alternativa não tivesse a palavra "imediatamente" .

  • Gabarito letra "e": desenvolve uma oposição já referida anteriormente.

    Resumindo o comentário do professor:
    O “mas” que introduz o segundo parágrafo faz uma oposição ao primeiro: no primeiro parágrafo, o autor faz uma análise mais superficial das piadas, sobre o que elas dizem sexualmente sobre a sociedade.
    No segundo, faz uma análise mais aprofundada, como se fosse fazer uma análise mais acadêmica, mais empírica. É uma oposição àquilo que foi apresentado: o que foi apresentado é uma análise mais superficial sobre as piadas; o que vem depois é uma análise mais aprofundada das piadas.

  • No primeiro parágrafo, é dito suscintamente sobre o auxílio das piadas como forma de descobrimento para a linguagem, depois é dito com mais profundidade sobre os problemas da sociedade. Então o "mas" antecede novamente o assunto que foi dito de forma rasa anteriormente, que é a linguagem.

  • Discordo do gabarito. Não há oposição no segundo parágrafo.