SóProvas


ID
2538628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As barreiras absorventes, utilizadas para limpeza final da área de derramamento, nos locais inacessíveis aos recolhedores e, em alguns casos, para proteção de litorais vulneráveis em sua extensão, ou outras áreas especiais, deverão ter

Alternativas
Comentários
  • o mesmo comprimento das barreiras utilizadas para a contenção.

  • Barreiras de contenção são utilizadas para minimizar o espalhamento de determinados produtos flutuantes e que não se misturam à água, contendo ou desviando, a fim de proteger áreas sensíveis, amenizar os impactos do incidente ou da possível contaminação.

    Comumente, as Barreiras de Contenção são utilizadas em operações de resposta a derramamentos de óleo.

    Por serem essenciais para uma resposta bem-sucedida e eficaz, a seleção da barreira mais apropriada para a operação deve ser bem especificada tecnicamente e se basear, resumidamente, no local em que o equipamento será utilizado, de acordo com a proximidade da costa ou alto mar, com as condições meteorológicas e com as marés (altura das ondas, velocidade dos ventos e correntes).

    A barreira de contenção é utilizada para derramamentos de petróleo, óleo ou produtos químicos. Seu princípio de funcionamento somente é possível através de líquidos que são imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam.

    Uma barreira de contenção é formada por uma série de boias ligadas umas nas outras, estas boias evitam que o líquido químico e/ ou poluente se espalhe por todo o rio, lago ou mar.

    Por sua formação estrutural, a barreira de contenção é também bastante flexível e consegue, no caso de estar em alto mar, acompanhar o movimento das ondas, sendo assim muito mais eficiente.

  • A contenção do óleo sobrenadante e sua subsequente remoção requer o uso de diversos tipos de barreiras de contenção e diferentes equipamentos de remoção. A capacidade de resposta aos derrames permeia fatores como rapidez e eficiência do acionamento das equipes; quantidade, disponibilidade e aplicabilidade dos equipamentos de combate; quantidade e disponibilidade de pessoal qualificado para o trabalho e condições meteorológicas e oceanográficas na ocasião do acidente. A rápida contenção e remoção do óleo derramado é vital para se evitar a contaminação de outra áreas.

    A contenção do óleo é normalmente realizada com a utilização de barreiras de contenção que concentram o óleo para seu posterior recolhimento. Existem vários tipos e modelos de barreiras, manufaturadas com diferentes tipos de material. A escolha do tipo de barreira está associada a fatores como cenário acidental, tipo do óleo, condições ambientais, etc.

    Na maioria das vezes a contenção do óleo é trabalhado conjuntamente com ações de remoção do produto. Para tanto uma série de equipamentos ou materiais podem ser utilizados como “skimmers”, barcaças recolhedoras, cordas oleofílicas, caminhões vácuo, absorventes granulados, entre muitos outros. A aplicabilidade de cada um deles está associada a fatores como tipo de óleo; extensão do derrame; locais atingidos; acessos e condições meteorológicas e oceanográficas.

    Barreira de absorção de óleo, sintética 100% polipropileno atóxico, composta de micro fibras de multifilamentos contínuos sobrepostas e unidas entre si.

    Aplicação em Superfícies contaminadas de cais, portos, enrocamentos etc.

    Tornam-se fonte de recontaminação para áreas adjacentes, porque com a movimentação das marés, a quantidade variável de produto pode ser removida dessas superfícies, principalmente quando se trata de óleo pouco intemperizado.

    Nessas circunstâncias podem ser aplicadas Barreiras Absorventes ao longo do trecho contaminado com a finalidade de conter e absorver manchas tênues originadas pela ação de lavagem natural promovida pela ação hidrodinâmica.

    As barreiras absorventes devem ser monitoradas e substituídas tão logo se saturem com óleo. Em locais onde haja represamento de óleo, principalmente em enrocamentos, podem-se utilizar absorventes encapsulados em almofadas, cordões ou mesmo mantas absorventes, devido à eficiência de recolhimento e facilidade na coleta do resíduo gerado.