-
Gabarito B
Coesão e rumo <-------> Exatamente o que falta ao nosso querido país.
-
Por que não a letra "e"? Gente, essa prova está insuportável!
-
Amana, fiquei com essa duvida. tive que escolher uma e escolhi a letra B mas não entendi porque a E está errada. Concordo contigo.
-
Que prova dose de engolir. Dá para justificar várias alternativas sem dificuldade alguma.
-
Rpz.. Pegaram pesado em português nessa prova..
-
FGV bota pocando no português. O gabarito é sempre um mistério :'(
-
Quem estuda pra FGV pode me falar se essa loucura foi exclusiva dessa prova ou se é sempre assim?
-
A China é um país que "Tem coesão e rumo", ao passo que é "Exatamente o que falta ao nosso querido país ". Quando ele inicia o parágrafo com estes dois vocábulos(coesão e rumo) e termina o período ,o Autor quis "destacar diferenças entre China e Brasil ".
-
george martins, sempre assim!!!! Continua fazendo que devagar pega a manha...
-
GABARITO LETRA B
Acredito que o erro da letra E seja o fato de que a parte que fala sobre a sociedade milenar da China não está o inserido no período da "coesão e rumo" ( apesar de está inserido no parágrafo).
A questão não pede o sentido que as duas palavras faz em relação ao contesto, e sim o significado do ponto que foi inserido no 1° período, e se substituímos o ponto por uma palavra de da o mesmo sentido ,ficaria assim :
Coesão e rumo é exatamente o que falta ao nosso querido país
-
Onde está dizendo que as diferenças são necessariamente entre China e Brasil???
-
1º FATOR - O texto começa se referindo a china e diz que é um país com "coesão e rumo".
2º FATOR - Coesão e rumo. Exatamente o que falta ao nosso querido país.
RESTA ALGUMA DÚVIDA QUE ESTÁ SE DESTACANDO A DIFERENÇA ENTRE OS 2 PAÍSES ??
A CHINA POSSUI "coesão e rumo" e FALTA "coesão e rumo" !!
-
Gabarito letra "B"
Eu já comentei em outras questões da FGV, mas não custa nada repetir. Esse mito de que as provas de Português da FGV são "difíceis" é superestimado. Não estou falando que a prova é fácil, mas sim que a "dificuldade" é ter a sorte de marcar o que a banca acha, porque mesmo nas questões de gramática pura ela coloca enunciados vagos e "espíritas" (onde só baixando um santo para advinhar o que se pede). E não, não basta "interpretar o que se pede" ou "tem que saber fazer questão da banca".
Essa questão mesmo, tu pode chegar lá no cara que elaborou esse texto para o jornal, e perguntar para ele o que ele quis dizer ao começar o segundo parágrafo com "Coesão e rumo". Eu DUVIDO que ele vá falar algo relacionado a alguma dessas cinco opções que a banca botou. Mas daí chega a FGV e se coloca na mente do autor do texto e enfia essa MERDA de questão na prova. Simplesmente esse lance de "interpretação de texto", principalmente com a FGV, é mais questão de sorte e loucura do que entender mesmo o texto.
-
Tudo bem que "coesão e rumo" são as diferenças entre China e Brasil. Mas a pergunta é qual a função do ponto. Desde quando um ponto final tem a função de destacar algo?
SEJE MENOS!
-
Em lugar algum informa q o autor é brasileiro.
-
Coesão e rumo. Exatamente o que falta ao nosso querido país”
Quando o autor fala no 2º parágrafo tais dizeres fica evidenciado que ele compara o Brasil com a China.
-
Em 15/02/2018, às 07:14:54, você respondeu a opção D.Errada!
Em 23/01/2018, às 19:59:56, você respondeu a opção D.Errada!
Em 05/12/2017, às 11:34:56, você respondeu a opção C.Errada!
QUANDO UMA COISA NÃO ENTRA NA SUA CABEÇA!
-
Essa prova não foi para Analista - Psicologia
foi para Analista de Centro Espírita.
-
Fabiano Ferreira KKKKKKKKKK
-
"China, leitor, e devo dizer que a minha admiração pelos chineses só tem feito crescer. É um país que tem coesão e rumo, como notou o meu colega de coluna neste jornal Cristovam Buarque, que passou recentemente por aqui.
Coesão e rumo. Exatamente o que falta ao nosso querido país."
-
O elaborador das provas da FGV usa drogas antes de fazer as questões de portugues. Como quem vai fazer a prova geralmente vai lucido, sem usar drogas acaba não acertando. Você tem q fumar a mesma maconha do elaborador pra acertar.
-
Imagine o desespero com uma prova de português assim, tá repreendido!
-
Gente, de boa, que maconha FGV anda fumando??? A questão pedia a função do ponto no texto!
-
Acredito, realmente, que pensando bem daria para perceber que o autor gostaria de fazer um confronto de diferenças entre o Brasil e China. O que não entendi que é a questão pediu a função do 'ponto', então, como chegar a tal resposta do gabarito analisando a função do ponto?
-
Resposta B
---------------------------
Coesão e rumo. Exatamente o que falta ao nosso querido país. [destacar diferenças entre China e Brasil]
---------------------------
(melhores comentários)
Gente, de boa, que maconha FGV anda fumando??? A questão pedia a função do ponto no texto! Kalita Cardoso
Essa prova não foi para Analista - Psicologia foi para Analista de Centro Espírita. Fabiano Ferreira
---------------------------
Que prova dose de engolir. Dá para justificar várias alternativas sem dificuldade alguma. [concordo] Algum Concurseiro
#MPEAL
-
Essa tava tão fácil que deu até medo de marcar. Interpretação de texto da FGV é osso! FORÇA!
-
Questõezinhas subjetivas da FGV.. Que banca senhores. Coesão e rumo, coisas que passam longe dessa banca.
-
Alguém tem de parar a Fundação Getúlio Vargas imediatamente.
-
Tenho até receito de apertar o botão:
Responder
-
Coesão e rumo somente se referem às diferenças entre China e Brasil. Ponto. O texto não retoma essas palavras, não pode ser outra alternativa.
-
Gabarito: "B"
a) valorizar o diagnóstico de Cristovam Buarque;
Errado. Pelo texto infere-se que Cristovam Buarque passou pela China e foi legal. "Estou há pouco mais de dois anos morando na China, leitor, e devo dizer que a minha admiração pelos chineses só tem feito crescer. É um país que tem coesão e rumo, como notou o meu colega de coluna neste jornal Cristovam Buarque, que passou recentemente por aqui (...)
b) destacar diferenças entre China e Brasil;
Correto e, portanto, gabarito da questão. "Coesão e rumo. Exatamente o que falta ao nosso querido país. (...)"
c) mostrar as duas vertentes que serão analisadas a seguir;
Errado. A vertente é o tempo. "E mais o seguinte: uma noção completamente diferente do tempo. Trata-se de uma civilização milenar, com mentalidade correspondente. Os temas são sempre tratados com uma noção de estratégia e visão de longo prazo. E paciência. A paciência que, como disse Franz Kafka, é uma segunda coragem.(...)"
d) demonstrar os pontos de reflexão explorados no texto;
Errado. "Coesão e coerência" não são pontos de reflexão explorados no texto e sim "uma noção completamente diferente do tempo. "
e) indicar valores da sociedade chinesa milenar.
Errado. O valor é da sociedade chinesa é a noção diferente do tempo. (....) "E mais o seguinte: uma noção completamente diferente do tempo. Trata-se de uma civilização milenar, com mentalidade correspondente."
-
Pedia a função da PONTUAÇÃO (do PONTO FINAL) e não do motivo de começar por “Coesão e rumo".
-
Pelo que entendi, o ponto final após "Coesão e rumo" é um termo de ênfase em relação ao que vem depois "o que falta a nosso querido país".
Coesão e rumo também são características da cultura chinesa, mas isso é dito no parágrafo anterior.
-
Depois de muito, muito, muito pensar, você consegue ver no texto que o ponto foi colocado para DESTACAR a diferença que o autor citou, anteriormente, entre China e Brasil.
Mas eu com certeza não acertei esta questão nas duas vezes que respondi e fiquei tentando entendê-la mais ou menos por meia hora.
-
Essa prova da FGV do MPE BA foi simplesmente um lixo! Quando essa questão pergunta "Tal pontuação tem como função: " você já pode usar o contexto para indivuadualizar a função do ponto e na minha opnião e de muitos outros que pensam como pessoas normais, é nítido que a pausa do ponto final foi para indicar "mostrar as duas vertentes que serão analisadas a seguir;". A citação "Exatamente o que falta ao nosso querido país." foi apenas o contexto em que a frase está inserida e detalhando ainda mais a análise das vertentes "coesão e rumo" e dando mais consitência ainda a alternatica C, NOJO desssa banca!
-
Matei a questão analisando o verbo.
Ele fez um destaque dos termos. Deixou-os num único período.
-
Eu só consigo enxergar a lógica da banca depois que erro e confirmo no gabarito. rsrs
-
Creio que, se a resposta fosse a letra C, haveria dois pontos no lugar do ponto final.
-
Coesão e rumo. Exatamente o que falta ao nosso querido país. <<< destacar diferenças entre China e Brasil.
-
Ao meu ver, a leitura do texto é imprescindível para uma resposta lógica.
De início, é possível descartar as opções C e D, uma vez que sintetizam, basicamente, a mesma coisa. Deve ser notado que embora o texto fale sobre Coesão e Rumo (considerando a posição do Cristovam Buarque), o texto pretende atribuir outra característica, qual seja: "E mais o seguinte: uma noção completamente diferente do tempo. Trata-se de uma civilização milenar, com mentalidade correspondente. Os temas são sempre tratados com uma noção de estratégia e visão de longo prazo. E paciência...".
Logo, as palavras Coesão e Rumo como vertentes (item C) ou pontos de reflexão (item D) não serão analisadas ao longo do texto, e sim a diferente noção de tempo dos chineses.
Restam as alternativas A, B e E. Bom, gente, aqui entra a fase de invocação espiritual rs.
Creio que o item A (valorizar o diagnóstico de Cristovam Buarque) extrapola a interpretação. O autor apenas enfatizou o que foi mencionado pelo Cristovam Buarque, concordando com ele, mas só. A definição dada pelo Cristovam Buarque foi ponto de partida para o autor acrescentar a dele. (Realmente, se você analisar apenas esse trecho do texto, esse item pode fazer total sentido).
Entre o item B (correto) e o E (indicar valores da sociedade chinesa milenar), acho que o que definiu o gabarito pela banca foi o seguinte trecho, inserido logo após o uso do ponto:
"Coesão e rumo. Exatamente o que falta ao nosso querido país. E mais o seguinte: uma noção completamente diferente do tempo. Trata-se de uma civilização milenar, com mentalidade correspondente. Os temas são sempre tratados com uma noção de estratégia e visão de longo prazo. E paciência. A paciência que, como disse Franz Kafka, é uma segunda coragem."
-
Como que o ponto (que vem antes) pode ser usado pra dizer algo que vem após dele??????????
-
??????????????????????????
-
Então percebam que coesão e rumo não é o assunto principal do texto e não continua sendo abordado posteriormente no texto, ele apenas destacou as diferenças entre a china e o país dele(Brasil). O assunto principal que continua sendo tratado ao longo do texto, quase nele todo, é referente à frase seguinte: "Coesão e rumo. Exatamente o que falta ao nosso querido país. E mais o seguinte: uma noção completamente diferente do tempo. Trata-se de uma civilização milenar, com mentalidade correspondente. Os temas são sempre tratados com uma noção de estratégia e visão de longo prazo. E paciência. A paciência que, como disse Franz Kafka, é uma segunda coragem."
GAB) B
-
A) valorizar o diagnóstico de Cristovam Buarque; Ele fez isso no parágrafo anterior.
C) mostrar as duas vertentes que serão analisadas a seguir; Ao continuar a leitura, dá pra notar que ele muda o foco, começa a falar de "tempo" e "paciência".
D) demonstrar os pontos de reflexão explorados no texto; Mesmo motivo da anterior, além de ser basicamente a mesma resposta da letra C, logo não poderia ser nenhuma das duas.
E) indicar valores da sociedade chinesa milenar. Novamente, o autor fez isso no parágrafo anterior, ao concordar com o Cristovam Buarque.
Na Letra B, ele de fato usa os dois termos e a pontuação como uma conexão ao que foi dito anteriormente, mas principalmente pra enfatizar a distinção que ele vai fazer entre a China e o Brasil.
-
O que não é exato é manipulável
-
Em nenhum momento o texto destaca as "diferenças entre China e Brasil". Banca trapaceira..
-
Gente, o ponto tem como marca principal destacar as diferenças entre China e Brasil. Tanto é que inicia o segundo parágrafo esclarecendo "Exatamente o que falta em nosso querido país". Vejam que coesão e rumo formam um destaque, por isso o ponto. Se não colocasse esse ponto, não se daria tanto destaque assim as diferenças. Não seria letra E, porque sociedade milenar refere-se à civilização, tal civilização não possui referente explícito, podendo ser a China ou o Brasil. Não seria letra D, porque no texto há outros pontos a serem analisados.
-
Nem sei se o autor é brasileiro ou não.
Nenhum momento menciona que país seria no texto.
Complicado!
-
-
O que é o ponto de continuação?
Já o ponto contínuo ou ponto seguido é aquele usado dentro do próprio parágrafo e marca apenas o fim de uma frase, fazendo a pausa maior do que a vírgula.24 de fev. de 2014
DEFINIÇÃO EM OUTRAS GRAMÁTICAS É ISSO AQUI!! eu nunca vi PONTO fazer isso, querem dar mais função a ele do que a própria gramática fala; FGV quer fazer uma gramática própria, acho que deveriam tirar um pouco a moral dela, mas quem são os culpados são os próprios contratantes.
-
gente existe uma comparaçao subjetiva quando ele fala da adimiração que tem pela china, dai ele usa a palvra (pais) para fazer essa relação de comparçao entre os dois paises , bom pelo menos eu acertei essa !
-
Eu achei o gabarito muito certo , letra b ,porém não vi no texto a certeza de que esses caras fossem Brasileiro , só se for o caso de ser uma noticia do globo... complicado extrapolei .
-
Toda vez eu caio nessa de pensar que a questão tá pedindo gramática quando ela quer semântica kkkkkkkk será que um dia aprendo?