SóProvas


ID
2541568
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os princípios que limitam e informam a atuação da Administração pública, considere:


I. O princípio da legalidade estabelece os precisos limites da atuação da Administração pública, não podendo ser invocado para proteger direitos dos administrados.

II. A observância do princípio da impessoalidade visa a garantir que a Administração pública não atue para prejudicar ou beneficiar determinados administrados.

III. O princípio da supremacia do interesse público prevalece sobre os demais princípios, pois toda a atuação da Administração pública deve priorizar o atendimento do interesse público.


Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D. Apenas item II correto.

     

    I. O princípio da legalidade estabelece os precisos limites da atuação da Administração pública, não podendo ser invocado para proteger direitos dos administrados. ERRADO

     

    O princípio da legalidade pode ser invocado para proteger direito dos administrados, ao contrário do afrimado pela assertiva.

     

    II. A observância do princípio da impessoalidade visa a garantir que a Administração pública não atue para prejudicar ou beneficiar determinados administrados. CORRETO

     

    O princípio da impessoalidade admite seu exame sob vários aspectos: 

    a) Dever de isonomia por parte da Administração.

    b) Dever de conformidade aos interesses públicos.

    c) Vedação à promoção pessoal dos agentes.

     

    Logo, está correto dizer que o princípio se aplica para não prejudicar ou beneficiar determinados administrados. Vejamos:

     

    "O princípio da impessoalidade estabelece que os atos administrativos devem ser praticados tendo em vista o interesse público, e não os interesses pessoais do agente ou de terceiros. Impede, assim, que a Administração beneficie ou prejudique esta ou aquela pessoa em especial".

     

    III. O princípio da supremacia do interesse público prevalece sobre os demais princípios, pois toda a atuação da Administração pública deve priorizar o atendimento do interesse público. ERRADO

     

    Nenhum princípio prevalecerá sobre outro. Guarde isto. É uma regra de ouro para resolver provas. Na verdade, os princípios devem ser harmonizados.

     

    "Os princípios, ao contrário, não se excluem na hipótese de conflito: dotados que são de determinado valor ou razão, o conflito entre princípios deve ser resolvido mediante a ponderação de valores ou ponderação de interesses. A ponderação é possível porque os princípios, ao contrário das regras, não possuem hieraquização material entre si, vale dizer, não há princípio mais ou menos importante, todos se equiparam".

     

    Fonte: Material do Estratégia Concursos. Prof. Erick Alves.

  • I - garantia dos administrados.

     

    II - Impessoalidade 

    - finalidade

    - imparcialidade (suspeição e impedimento)

    - proibição de promoções pessoais

    - igualdade ou isonomia

     

    III - Não há hierarquia entre os princípios. 

  • vide comments.

  • Obrigada, R.A Amorim, sua explicação me ajudou muito! ;)

  • Acreditar que a primeira proposta estaria correta seria dizer que as normas jurídicas que garantem direitos (ou deveres) a quem se submete ao regime administrativo não teria eficácia. Um caso bem simples: uma licença prêmio disciplinada por um estatuto de um município, por exemplo, a licença é ato vinculado - e neste caso previsto em lei - se o Município se negar a deferí-la, uma vez cumpridos todos os requisitos por quem a pleiteia, ele estaria ferindo diretamente o princípio da legalidade.

  • Imagino que a intenção do item III é levar o candidato a erro quanto a definição do Princípio da Supremacia do Interesse Público dada por Celso Antonio Bandeira de Melo, tendo em vista que o autor considera este princípio como pedra de toque do regime administrativo, na mesma linha, cita o princípio da Indisponibilidade. Mas conforme já abordado pelos colegas, não há hierarquia entre os princípios.

  • que questão banana

    I (E) elimina A,B,C

    II certa elimina (E)

  • Nenhum princípio prevalece sobre o outro.

  • Essa questão não seria passível de recurso? Dada a consideração II (A observância do princípio da impessoalidade visa garantir que a administração pública não atue para prejudicar ou beneficiar determinados administrados).

    O sistema de cotas, aposentadoria das mulheres, atendimento preferencial etc. Todos esses casos não seriam considerados benefícios? Beneficiando esses grupos?

  • Princípios = harmonização ou concordância prática.