SóProvas


ID
2544334
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A família brasileira vem passando por mudanças ao longo dos últimos trinta anos. Para tanto, concorrem as transformações societárias que implicaram reordenamentos no mundo do trabalho, na política e na economia.


Família, para efeito das políticas sociais brasileiras, notadamente aquelas que visam à assistência social, configura-se como:

Alternativas
Comentários
  • Gab.  B

     

     

    O novo cenário tem remetido à discussão do que seja a família, uma vez que as três dimensões clássicas de sua definição (sexualidade, procriação e convivência) já não têm o mesmo grau de imbricamento que se acreditava outrora. Nesta perspectiva, podemos dizer que estamos diante de uma família quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consangüíneos, afetivos e, ou,de solidariedade (PNAS, 2004, p. 41).

     

     

    Ref.

    Política Nacional de Assistência Social - PNAS/ 2004.

  • No texto da PNAS se encontra a referência definindo que “estamos diante de uma família, quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade” (Brasil, 2004, p. 28). Esta definição amplia a imagem de família projetada pelo modelo “padrão”, reconhecendo que não existe modelo idealizado de família, mas sim “família resultante de uma pluralidade de arranjos e rearranjos estabelecidos pelos integrantes dessa família” (Teixeira, 2009, p. 260).

  • Já a família para a concessão do BPC é: pai, mãe, filho, filha, enteado, menores sob sua tutela que viva sobre o mesmo telhado.