SóProvas


ID
2545663
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em uma conferência que escreveu sobre o destino da literatura, Lima Barreto afirmava: “Entrando no segredo das vidas e das coisas, a literatura reforça nosso natural sentimento de solidariedade com nossos semelhantes, explicando-lhes os defeitos, realçando-lhes as qualidades e zombando dos fúteis motivos que nos separam uns dos outros. Ela tende a obrigar a todos nós a nos tolerarmos e a nos compreendermos; e, por aí, nós nos chegaremos a amar mais perfeitamente na superfície do planeta que rola pelos espaços sem fim”.


A ideia de que a arte pode ter uma função na sociedade, seja como elemento de união entre os homens, seja pelo potencial de transformação da sociedade, era cara ao escritor carioca, homenageado da 15.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Sua literatura incluía os suburbanos, negros, despossuídos de toda sorte e, nesse sentido, promovia um olhar da elite letrada sobre tais personagens esquecidos na trama urbana, bem como abarcava seus temas e reivindicações. Um tipo de arte que perdeu o sentido por longas décadas na história da literatura brasileira, mas que nos últimos anos tem mostrado sua pertinência atemporal.

Disponível em: <http://epoca.globo.com/cultura/noticia/2017/07.html> . Acesso em: 14/08/17. 

Sobre os mecanismos sintáticos destacados no texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Nas duas ocorrências, o pronome “lhes” funciona como objeto indireto de formas verbais transitivas diretas e indiretas. ERRADO.

     

    "explicando-lhes (= A ELES = OBJETO INDIRETO) os defeitos"

     

    "realçando-lhes (=DELES= ADJUNTO ADNOMINAL= As qualidades DELES) as qualidades"

     

    b) A estrutura correlativa “seja... seja...” poderia ser reescrita como “seja... ou” e ainda manter o paralelismo do período original, de acordo com a prescrição gramatical. ERRADO. Em se tratando de conjunções alternativas, não é possível combiná-las entre si. O correto seria: seja...seja; ou...ou.

     

    c) O nexo “bem como” expressa comparação entre as orações, o que torna “como ainda” uma substituição correta nessa posição. ERRADO. Acredito que o sentido seja alterado.

     

    d) A preposição “de” antes da conjunção integrante “que” poderia ser omitida, já que seu uso é opcional nessa posição. ERRADO. A preposição DE é pedida pelo termo ideia.

     

    e) O termo “a todos nós” funciona como objeto direto preposicionado, já que a forma verbal “obrigar” é transitiva direta e indireta. CORRETO.

    Ela tende a obrigar a todos nós (objeto direto preposicionado) a nos tolerarmos (objeto indireto) e a nos compreendermos; 

  • Na C) não expressa comparação e sim adição.

    Sua literatura incluía os suburbanos, negros, despossuídos de toda sorte e, nesse sentido, promovia um olhar da elite letrada sobre taispersonagens esquecidos na trama urbana, bem como abarcava seus temas e reivindicações. 

    Oração coordenada sindética aditiva.

    Se eu estiver errado me corrijam...pois estou começando agora.

     

  • VIVI! DEUS ABENÇOE VOÇÊ...

  • realçar

    verbo

    1.

    transitivo direto e bitransitivo

    ativar traços ou cores de; salientar.

    "r. detalhes de uma natureza-morta"

    2.

    transitivo direto

    fazer sobressair; destacar.

    "a roupa pode r. a beleza"

    3.

    transitivo direto

    colocar em lugar mais alto; elevar.

    "r. o procedimento exemplar de um funcionário"

    4.

    transitivo direto e pronominal

    fazer ressaltar a importância de (algo, alguém ou de si mesmo); dar ou adquirir realce; exaltar(-se).

    "r. o mérito de uma ação"

  •  

    Na assertiva C dá ideia de adição e não de comparação.

  • Análise: 

    a)E. Explicando-lhes = para eles, a eles. E quem são eles? São os nossos semelhantes. Logo o pronome 'lhe' atua como objeto indireto.
    Realcando-lhes = para eles, a eles. Como explicado anteriormente, aqui vale a mesma regra. Logo o pronme 'lhe' atua como objeto indireto.
    Importante ressaltar que embora tenho analisando minuciosamente a assertiva,não há necessidade, pois o pronome 'lhe' sempre atua como objeto indireto (recuperando a ideia de 'para/a eles/elas). Assertiva incorreta, porque em ambos casos o termo 'lhe' atua como objeto indireto.
    b) E. Embora a semântica seja respeitada, não é possível combinar as variações entre si. Exemplo de uso correto: seja ... seja, ou ...  ou. Errado (mistura de combinações): Seja ... ou
    c) E. 'Bem como' acrescenta informações ao texto, equivalente ao termo 'e também'.Logo é uma conjunção aditiva e não comparativa. Já quanto a substituição pelo termo 'como ainda' está correto.
    d) E. A preposição 'de' é pedida pelo termo 'ideia'.
    e) C. Quem obriga, obriga alguém a algo. Obrigar é um VTDI. Ela obrigou o que? a nos tolerarmos e a nos compreendermos -> objeto indireto; Ela obrigou quem? a todos nós -> objeto direto. Logo o termo 'a todos nós' funciona como objeto direto.

  • a) Nas duas ocorrências, o pronome “lhes” funciona como objeto indireto de formas verbais transitivas diretas e indiretas. ERRADO.

    "explicando-lhes (A ELES - OBJETO INDIRETO) os defeitos" - verbo bitransitivo

    "realçando-lhes (DELES - ADJUNTO ADNOMINAL) as qualidades" - verbo transitivo direto e pronominal

    Verbo Explicar:

    - verbo transitivo direto

    Fazer com que fique claro e compreensível; descomplicar uma ambiguidade: explicar um mistério.Ser a causa de: a desgraça explica sua amargura.Conseguir interpretar o significado de: explicar um texto irônico.

    - verbo transitivo direto e bitransitivo

    Fazer com que alguma coisa seja entendida; explanar: explicar uma teoria; explicar a matéria aos alunos.

    - verbo transitivo direto e pronominal

    Providenciar uma justificativa ou desculpa; desculpar-se: preciso explicar meu comportamento; o presidente explicou-se ao povo. Manifestar-se através das palavras; exprimir-se: explicar uma paixão; explicou-se numa linguagem bem popular.