SóProvas


ID
2555653
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Você não resiste a uma livraria. Mesmo sabendo que já tem vários livros ainda não lidos em casa, (1) entra e sai com novas aquisições. (2) Ou faz o mesmo na internet ao receber um e-mail avisando que alguns livros do assunto pelo qual você tem interesse estão em promoção. Resultado: você tem uma pilha de leituras muito maior do que realmente consegue ler. Quem é apaixonado por livros (3) provavelmente se identifica com a situação descrita. Isso acontece tanto que existem grupos de apoio sobre o assunto em redes sociais voltadas para leitores, como o Goodreads.


Existe uma palavra em japonês que define a sensação já bem conhecida por leitores e compradores ávidos de livros: “tsundoku”. Trata-se do hábito de comprar materiais de leitura e deixá-los em uma pilha sem nunca serem livros. Em entrevista ao Quartz, o professor de japonês (4) Sahoko Ichikawa, da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, explicou que o termo teve origem no século 19 e que "tsunde" significa empilhar coisas e "oku", (5) deixá-las de lado por um tempo.

Disponível em:  <http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/08.html>. Acesso em: 14/08/17. 

Sobre a pontuação dos trechos numerados no texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: 

    B) A vírgula em (5) é um elemento de coesão, já que marca uma elipse verbal.

    "(...) e que "tsunde" significa empilhar coisas e "oku", (5) deixá-las de lado por um tempo."

    Observe que após a vírgula está implícito o verbo "significa". Ele não aparece na afirmação, mas podemos notar sua ausência pelo contexto. Por isso dizemos que aqui ocorreu elipse do verbo "significa".

  • CORRIJAM-ME CASO ESTEJA ERRADO!

    A) TEMOS UMA ADVERBIAL CONCESSIVA. EXEMPLO DE CONJUÇÕES CONCESSIVAS:  embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

    B) TEMOS ELIPSE VERBAL => "SIGNIFICA"

    C) A VÍRGULA SERIA APÓS O ADVÉRBIO "PROVAVELMENTE"

    D) APOSTO EXPLICATIVO USA VIRGULAS; JÁ O APOSTO RESTRITIVO(ESPECIFICATIVO) NÃO SE USA VÍRGULAS

    E) A ORAÇÃO ANTERIOR NÃO MOSTRA CORRELAÇÃO PARA UTILIZAR DOIS PONTOS E, ASSIM, POR EXEMPLO, TERMOS UM APOSTO EM SEGUIDA.

    DEUS SEJA LOVADO!

  • Aí está um belo exemplo da famosa VÍRGULA VICÁRIA, ou seja, aquela usada com a finalidade de omitir um verbo, a fim de tornar o período mais coeso. Memorize esse nome, pois nunca mais vai esquecer dessa vírgula. 

     

    Força Guerreiro (a)!!!