SóProvas


ID
2559673
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, por meio da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, regulamentou a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Essa normativa possibilitou a padronização em todo o território nacional dos serviços de proteção social básica e especial. Sobre os conteúdos padronizados, avalie as alternativas a seguir e marque a CORRETA.


I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - Paif consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, devendo ser ofertado exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

II. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destina-se a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias, devendo ser executado nos Centros Especializados de Assistência Social – CREAS.

III. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI destina-se ao acompanhamento de famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

IV. A Abordagem Social é um serviço desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social –CRAS, para a busca ativa, cujo objetivo é identificar e inserir famílias e indivíduos em situação e vulnerabilidade social nos serviços e benefícios socioassistenciais.

Alternativas
Comentários
  •  

    Alternativa correta letra E

    O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

     

    No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos - OBJETIVOS ESPECÍFICOS para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas. - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional;

     

    NOME DO SERVIÇO: SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS - PAEFI DESCRIÇÃO: Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

     

    NOME DO SERVIÇO: SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL DESCRIÇÃO: Serviço ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros.

     

    Fonte: http://www.mds.gov.br/suas/noticias/resolucao_cnas_no109_-_11_11_2009_-tipificacao_de_servicos.pdf

     

  • Exclusivamente ? Forçou a barra examinador...

  • I- certa

    II errada o erro tá em dizer que é prestada no creas e no cras

    III- correta

    Iv- a abordagem social é serviço ofertado com a finalidade de buscar e indentificar trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes em situação de rua que é  diferente do outro serviço que é serviço do serviço especializado para pessoas em situação de rua 

  • ninguém sabe nada com coisa alguma aqui nesses comentários .!

  • I. Certo

    II. Errado. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um Serviço de Proteção Social Básica executado no CRAS;

    III. Certo

    IV. Errado. Abordagem Social é um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade executado no CREAS.

  • Vamos passar item a item.

    I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - Paif - consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, devendo ser ofertado exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

    Correto. Foi exatamente isso que vimos quando estudamos o PAIF. Ele integra a proteção social básica e tem por objetivo: prevenir o rompimento dos vínculos familiares e violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. Assim, esse serviço oferta ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos CRAS, trabalhando com famílias em situação de vulnerabilidade social.

    II. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destina-se a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias, devendo ser executado nos Centros Especializados de Assistência Social – CREAS.

    Errado. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é da proteção social básica. Isso quer dizer que ele é executado pelo CRAS e não pelo CREAS.

    III. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI – destina-se ao acompanhamento de famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

    Correto. O PAEFI integra a proteção social especial e consiste no apoio e acompanhamento a família e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviço socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.

    IV. A Abordagem Social é um serviço desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social –CRAS, para a busca ativa, cujo objetivo é identificar e inserir famílias e indivíduos em situação e vulnerabilidade social nos serviços e benefícios socioassistenciais.

    Errado. A abordagem social é um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade executado no CREAS.

    RESPOSTA: LETRA E

  • I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - Paif consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, devendo ser ofertado exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

    Na lei:

    "[...] cabendo exclusivamente á esfera estatal sua implementação. Serviço ofertado necessariamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)." (p.1)

    O item I é errado. Haja vista que na lei o que é exclusivo é a questão da esfera estatal .

    Gabarito equivocado.