-
GAB. D
Questão díficil de fundamentar pois envolve um pouco de atualidades e noções sobre treinamento e capacitação. Por esse motivo vou apontar os possíveis erros de cada assertiva.
a) O setor primário (agronegócios) deve retrair em relação ao setor de serviços, o que exigirá contratação de profissionais com maior capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem se elevar. (ERRADO)
No Brasil o setor de agronegócio não tem previsão de retração e sim de crescimento.
b) O setor industrial deve se expandir em relação ao setor de serviços, o que exigirá contratação de profissionais com menor capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem reduzir. (ERRADO)
A habilidade técnica é exigida para o manuseio de coisas físicas a nível operacional.
• Habilidades técnicas: envolvem o uso do conhecimento especializado e a facilidade na execução das tarefas.
c) O setor de serviços deve se expandir em relação ao setor industrial, o que exigirá contratação de profissionais com menor capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem reduzir. (ERRADO)
Vide letra B
d) O setor de serviços deve se expandir em relação ao setor industrial, o que exigirá contratação de profissionais com maior capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem se elevar. (CERTO)
e) O setor primário (agronegócios) deve se expandir em relação ao setor de serviços, o que exigirá contratação de profissionais com menor capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem reduzir. (ERRADO)
Vide letra B
Para finalizar, para Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido:
- HABILIDADES CONCEITUAIS => IDEIAS E CONCEITOS ABSTRATOS
- NÍVEL ESTRATÉGICO
- ALTA DIREÇÃO
- HABILIDADES HUMANAS => RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- NÍVEL INTERMEDIÁRIO
- GERÊNCIA
- HABILIDADES TÉCNICAS => MANUSEIO COISAS FÍSICAS
- NÍVEL OPERACIONAL
- SUPERVISÃO
Espero ter ajudado, bons estudos.
-
Questão sobre o futuro?
Técnico Judiciário de Tribunal Eleitoral agora tem que prever futuro? Achei até que fosse concurso para analista de economia.
Se por acaso, no futuro, a alternativa "a" se concretizar a gente pode entrar com recurso solicitando alteração do gabarito?
kkkkkkkk
E pensar que o CESPE já foi a melhor banca examinadora.
Ignorar isso e bola pra frente.
-
Setor Primário
O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.
A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.
Setor Secundário
É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.
Setor Terciário
É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.
Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.
-
A respeito das tendências relativas ao futuro da gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção correta.
Letra D. O setor de serviços deve se expandir em relação ao setor industrial, o que exigirá contratação de profissionais com maior capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem se elevar.
marquei correta a letra D. Penso que a globalização, o desenvolvimento tecnologico, o forte impacto da mundança e a velocidade das informações influenciaram em uma gama de serviços que não existiam antes... basta obeservar o mundo em que vivemos, os serviçõs prevalemcem. Exemplo: personal de academia, nutricionista esportivo, serviços ligado a internet, redes sociais, coach de várias coisas e etc... Logo, para cada servico criado é exigido um profissional com conhecimento na área, e , ainda, a cada mudança ambiental a organização tem que se adaptar , muitas vezes mudar a direção e isso exige o treinamento de sua equipe e como consequência acarreta o aumento nos custos relacionados a treinamentos.
-
Achei que essa essa questão está mais pra economia do que para gestão de pessoas.
-
o que foi isso, gente?
-
Não é sobre previsão econômica, é sobre alocar recursos...
a)O setor primário (agronegócios) deve retrair em relação ao setor de serviços, o que exigirá contratação (???) de profissionais com maior capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem se elevar. (ERRADA,Não faz sentido gastar com mais contratações em um setor que está retraindo...)
b) O setor industrial deve se expandir em relação ao setor de serviços, o que exigirá contratação de profissionais com menor capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem reduzir. (ERRADA, se eu tenho um setor em expansão, devo investir cada vez mais, buscar contratações que tenha maior conhecimento da área, maior capacitação. Outra forma de entender, é que na industria os setores são específicos, um recebe,outro entrega, um é técnico de caldeira, outro técnico de mecânica, tem o engenheiro de produção, o civil...são espeficicações que exigem capacitação específica.)
c) O setor de serviços deve se expandir em relação ao setor industrial, o que exigirá contratação de profissionais com menor capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem reduzir. (ERRADO, se vou contratar pessoas com menor capacidade técnica, é bem provavel que terei que gasta com capacitação para produzir o meu produto..o custo com treinamento aumenta)
d) O setor de serviços deve se expandir em relação ao setor industrial, o que exigirá contratação de profissionais com maior capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem se elevar.
e) O setor primário (agronegócios) deve se expandir em relação ao setor de serviços, o que exigirá contratação de profissionais com menor capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem reduzir. ERRADO, Mesma coisa da alternativa (c) se vou contratar pessoas com menor capacidade técnica, é bem provavel que terei que gasta com capacitação para produzir o meu produto..o custo com treinamento aumenta
-
Questão de atualidades! o setor de serviços é o que mais cresce no Brasil.
-
Excelente questão para quem acompanha atualidade, jornais....
Gab. D
-
A lógica da questão é muito bem explicada pela colega Yasmine TRT:
Setor em expansão requer aumento de contratações com maior capacitação técnica.
Sabendo disso fica fácil perceber que a única alternativa que faz sentido é a D.
-
Quando encontramos uma questão como essa, percebemos que o concurso público está cada vez mais exigente. Uma questão bastante difícil para o chamado nível médio. Mas, agora é isso: O serviço Público não é mais para qualquer um!
-
Vamos contextualizar tal questão:
Estamos vivendo uma era de informação, onde o conhecimento/informação é o produto mais cobiçado pelas pessoas. Assim, conseguimos observar que, diferente do que acontecia na época da primeira e segunda revolução industrial - em que o trabalho técnico era mais rentável do que o intelectual - , as pessoas buscam cada vez mais desenvolverem competências que lhes ajudem a ingressarem e permacerem nos locais de trabalho. Por conseguinte, o processo de formação acadâmica tornou-se não só uma exigência do mercado, mas um riquisito mínimo para aqueles que almejam conquistar postos de serviços com melhores remunerações. Com isso, novos profissionais são formados todos os anos; novos serviços são ofertado por essas pessoas (surgimento de novas empresas; consultórios; consultorias, etc).
Com base nessas informações, percebemos que o mercado de trabalho, ainda que precise de empresas do primeiro e segundo setor, cresce de forma exponecial no que tange ao mercado de serviços (terceiro setor).
Para a questão:
Terceiro setor está se sobreponfo ao primeiro e segundo setor: Excluímos as letras A, B e E
Com profissionais constantemente procurando melhorar suas competências, podemos afirmar que as seleções deve escolher "os melhores dos melhores", ou seja, aqueles mais qualificados , para tanto, as empresas de seviços, índústrias e empresas do setor primários devem INVESTIR em processos de recrutamento e seleção condizentes com a realidade do mercado --- letra C está fora
LETRA D é o nosso gabarito.
Bons estudos
-
Concordo com o Antono Leite,pessoas que passaram em concursos a 20 anos atrás iriam se espantar com os níveis das provas de hoje kkkkkkkk e algumas provas de nível médio,em certas matérias,trazem questões mais difíceis do que nas provas de nível superior,devido à concorrência elevada dos cargos de nível médio.
-
Observação da colega Yasmine ganha bastante relevância, pois o examinador poderia complicar mais se alterasse a lógia em relação à econômia. Por exemplo: O setor primário deve expandir em relação ao de serviços (algo que não se relaciona com a atualidade) necessitando de novas contratações, fato que elevará o custo com capacitações técnicas.
-
Se o setor de serviços deve se expandir, ou seja, vai aumentar em relação ao setor industrial, isto exigirá contratação de profissionais com maior capacitação técnica e, portanto, os custos relacionados a treinamento devem se elevar.
Serviço esta ligado ao operacional na qual se exige mais habilidade técnica, portanto se vai exigir mais habilidade técnica, logo exigirá que à empresa tenha que ter mais custo com os relacionamentos e treinamento do pessoal da área da execução dos serviços.
-
Nota 0 para o QC concursos. Kd os professores respondendo?
-
LETRA D
-
O raciocínio lógico responde a questão.
-
Tá mais p atualidades né!
-
Esta questão, como é tendência na banca CESPE/CEBRASPE, possui um alto grau de interdisciplinaridade, trazendo conceitos de Atualidades que se contextualizam com a Administração e a Gestão de Pessoas.
Para resolvermos os itens, precisamos contextualizar um pouco o atual cenário. Segundo Chiavenato2003, em seu livro Introdução à Teoria Geral da Administração, "A Era Industrial predominou em quase todo o século XX e cedeu lugar à Era da Informação". Isto aconteceu sobretudo em razão dos fenômenos da globalização, do avanço da Internet e da inovação. O conhecimento passou a valer muito, pois as mudanças acontecem muito mais rápido, e quem for detentor do conhecimento sairá na frente. O mesmo autor afirma em seu livro Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações que "O capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar para o capital intelectual".
E é a partir daí que podemos entender por que o setor de serviços é o que mais cresce no Brasil e no Mundo. A evolução tecnológica tanto na agricultura, como na indústria, transfere a mão de obra para o setor terciário. Além disso, a variedade de negócios que o setor de serviços concentra, o baixo investimento
inicial e, sobretudo, o tamanho do mercado consumidor, fazem com que este não pare de se expandir.
Segundo Chiavenato2014, em seu livro Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, "Na era da informação, o emprego passou a migrar do setor industrial para o setor de serviços, o trabalho manual substituído pelo trabalho mental, indicando o caminho para uma era da pós-industrialização baseada no conhecimento e no setor terciário.
Portanto, como o enfoque se deu do setor industrial para o setor de serviços, e valoriza-se cada vez mais o conhecimento e, consequentemente, a aprendizagem, temos que a alternativa correta é a letra D), a qual indica um aumento de investimentos em capacitação e conhecimento.
Analisemos todos os demais itens:
A) Errado, pois a transferência de enfoque se deu do setor industrial para o setor de serviços.
B) Errado, porque o setor de serviços é que deve se expandir em relação ao setor industrial.
C) Errado, pois a valorização do conhecimento e do capital intelectual demanda mais investimentos em capacitação.
E) Errado, já que a transferência de enfoque se deu do setor industrial para o setor de serviços e os investimentos em capacitação devem aumentar pela valorização do capital intelectual.
Gabarito da professora: Letra D.
-
GAB. D
-
LETRA D
-
Setor PRIMÁRIO (agricultura) --> Setor SECUNDÁRIO (indústrias) --> Setor TERCIÁRIO (serviços)
ABAIXO UM RESUMO DO ÓTIMO COMENTÁRIO DA PROF. CAMILA - QC:
A evolução tecnológica tanto na agricultura, como na indústria, transfere a mão de obra para o setor terciário. Além disso, a variedade de negócios que o setor de serviços concentra, o baixo investimento inicial e, sobretudo, o tamanho do mercado consumidor, fazem com que este não pare de se expandir.
Segundo Chiavenato2014, em seu livro Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, "Na era da informação, o emprego passou a migrar do setor industrial para o setor de serviços, o trabalho manual substituído pelo trabalho mental, indicando o caminho para uma era da pós-industrialização baseada no conhecimento e no setor terciário.
Portanto, como o enfoque se deu do setor industrial para o setor de serviços, e valoriza-se cada vez mais o conhecimento e, consequentemente, a aprendizagem, temos que a alternativa correta é a letra D), a qual indica um aumento de investimentos em capacitação e conhecimento.