SóProvas


ID
2573563
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Segundo o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul, são órgãos do Poder Judiciário do Estado, dentre outros:

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. São órgãos do Poder Judiciário do Estado:

    I - o Tribunal de Justiça;

    II - o Conselho Superior da Magistratura;

    III - a Corregedoria-Geral de Justiça;

    IV - o Tribunal do Júri;

    V - os juízes de direito;

    VI - os Juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial;

    VII - os juízes de direito substitutos em segundo grau;

    VIII - os juízes substitutos;

    IX - os Juizados Especiais;

    X - os Conselhos da Justiça Militar;

    XI - os juízes de paz.

  • (a) o Conselho Superior da Magistratura e o Ministério Público estadual. ERRADA

    (b) os juízes substitutos e os juízes de paz. CORRETA

    (c) os juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial, os juízes Leigos e os Conciliadores. ERRADA

    (d) os Conselhos da Justiça Militar, os Juizados Especiais e os Defensores Públicos do Estado. ERRADA

    (e) os Juízes de Direito, o Ministério Público e os Advogados Públicos. ERRADA

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) Errada - o Conselho Superior da Magistratura e o Ministério Público estadual. 



    O art. 20 da Lei nº 1.511/1994 afirma que “São órgãos do Poder Judiciário do Estado: I - o Tribunal de Justiça; II - o Conselho Superior da Magistratura; III - a Corregedoria-Geral de Justiça; IV - o Tribunal do Júri; V - os juízes de direito; VI - os Juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial; VII - os juízes de direito substitutos em segundo grau; VIII - os juízes substitutos; IX - os Juizados Especiais; X - os Conselhos da Justiça Militar; XI - os juízes de paz". Observe que o Ministério Público não faz parte desta relação, pois é uma instituição pública autônoma , com incumbências constitucionais de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.


    B) Correta - os juízes substitutos e os juízes de paz.



    O art. 20 da Lei nº 1.511/1994 afirma que “São órgãos do Poder Judiciário do Estado: I - o Tribunal de Justiça; II - o Conselho Superior da Magistratura; III - a Corregedoria-Geral de Justiça; IV - o Tribunal do Júri; V - os juízes de direito; VI - os Juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial; VII - os juízes de direito substitutos em segundo grau; VIII - os juízes substitutos; IX - os Juizados Especiais; X - os Conselhos da Justiça Militar; XI - os juízes de paz". Sendo assim, encontramos o nosso gabarito, pois os juízes substitutos e os juízes de paz são órgãos do Poder Judiciário do Estado.


    C) Errada - os juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial, os juízes Leigos e os Conciliadores. 



    O art. 20 da Lei nº 1.511/1994 afirma que “São órgãos do Poder Judiciário do Estado: I - o Tribunal de Justiça; II - o Conselho Superior da Magistratura; III - a Corregedoria-Geral de Justiça; IV - o Tribunal do Júri; V - os juízes de direito; VI - os Juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial ; VII - os juízes de direito substitutos em segundo grau; VIII - os juízes substitutos; IX - os Juizados Especiais; X - os Conselhos da Justiça Militar; XI - os juízes de paz". Observe que os juízes Leigos e os Conciliadores não fazem parte dessa relação. Enquanto o  Juiz Leigo  é um auxiliar da justiça, recrutado entre advogados com mais de cinco anos de experiência, os Conciliadores são auxiliares da justiça, terceiros não interessados na lide, que trabalham em cooperação com o magistrado.


    D) Errada - os Conselhos da Justiça Militar, os Juizados Especiais e os Defensores Públicos do Estado. 
     

    O art. 20 da Lei nº 1.511/1994 afirma que “São órgãos do Poder Judiciário do Estado: I - o Tribunal de Justiça; II - o Conselho Superior da Magistratura; III - a Corregedoria-Geral de Justiça; IV - o Tribunal do Júri; V - os juízes de direito; VI - os Juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial; VII - os juízes de direito substitutos em segundo grau; VIII - os juízes substitutos; IX - os Juizados Especiais; X - os Conselhos da Justiça Militar; XI - os juízes de paz". Repare que os Defensores Públicos do Estado não fazem parte dessa relação, pois a Defensoria Pública é uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado, com a função de proceder à orientação jurídica e à defesa, em todos os graus, dos necessitados .


    E) Errada - os Juízes de Direito, o Ministério Público e os Advogados Públicos. 



    O art. 20 da Lei nº 1.511/1994 afirma que “São órgãos do Poder Judiciário do Estado: I - o Tribunal de Justiça; II - o Conselho Superior da Magistratura; III - a Corregedoria-Geral de Justiça; IV - o Tribunal do Júri; V - os juízes de direito; VI - os Juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial; VII - os juízes de direito substitutos em segundo grau; VIII - os juízes substitutos; IX - os Juizados Especiais; X - os Conselhos da Justiça Militar; XI - os juízes de paz". Observe que o Ministério Público e os Advogados Públicos não fazem parte desta relação, pois  o primeiro é uma instituição pública autônoma , com incumbências constitucionais de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis, e o segundo representa uma das funções essenciais à Justiça, cabendo aos advogados públicos atenderem aos interesses do Estado.


    Resposta: B