gab. D
Seu filme um homem com uma cameraé um marco na história do cinema, como documentário reflexivo (Bill Nichols). Filma o cotidiano de cidades russas, principalmente Moscovo (Moscou), com criatividade e lucidez. Planos pensados e repensados, a passagem de um simplesfotograma a complexa estrutura arrativa mantendo a intenção poética são, por si sós, uma aula de cinema. Para associar o olho humano ao da câmera, usa por exemplo planos de uma persiana, numa metáfora da etina, do iafragma da objetiva do cinema-olho, capaz de apreender o real. wikipedia
Gabarito do Professor
Dziga Vertov foi roteirista, diretor e teórico do cinema
documental. Rejeitou os elementos e ferramentas que foram usados para criar o
cinema ficcional, por este ser antipático ao regime comunista, voltado para os
burgueses e responsável por criar uma falsa realidade.
A obra de maior projeção de Vertov, “Um Homem Com uma Câmera",
apresentou atividades comuns e reais do dia a dia de uma cidade soviética, algo
não explorado anteriormente. Seu intuito era provar que o cinema é uma extensão
do homem e uma amostra da verdade, sem necessidade de encenações.
Vamos analisar as alternativas:
A) ERRADO. A única referência encontrada sobre cine-documentação
diz respeito à maneira de catalogar e organizar filmes em uma seção da
biblioteca.
B) ERRADO. O Cinema Indireto é o documentário que incorpora,
em sua própria estrutura, as interferências que causa na realidade, encarada
como algo inacabado e em constante construção pelas relações entre personagens,
em função do filme. Apesar da similaridade de objetivo – lidar com a realidade
como ela é – o projeto de Vertov ficou conhecido por outro nome.
C) ERRADO. O cine-real, ou cinema-direto, é uma teoria que
defende a objetividade pura nas produções audiovisuais. De acordo com essa
linha de pensamento, os filmes podiam captar a realidade tal qual ela é, sem
filtros ou convenções, sem interferência externa. Apesar da similaridade de
objetivo – lidar com a realidade como ela é – o projeto de Vertov ficou
conhecido por outro nome.
D) CERTO. O “cine-olho",
ou kinoglaz, é uma resolução criada por Vertov, sua esposa e seu irmão, e que
defende que a câmera é mais aperfeiçoada que o olho humano, e portanto, capaz
de “fotografar" o cotidiano, ações e sons de modo especial e mostrar os
personagens como eles realmente são, sem representação.
E) ERRADO. O cinema mobile é um cinema itinerante, que é
transportado sobre rodas ou outros dispositivos, e que possibilita que sessões
sejam feitas em locais diferentes.
Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa D
é a correta.
Gabarito do professor: Letra D.
Fontes de pesquisa:
- Ruiz, Coraci Bartman. Documentário-dispositivo e
vídeo-cartas: aproximações. Dissertação de mestrado. Unicamp. 2009.
- Site Mnemocine
- Parente, André. Narrativa E Modernidade.
Papirus Editora. 1994.