SóProvas


ID
2576098
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que o emprego de vírgula está correto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

     

    Pode haver outros erros, mas aqui destacarei apenas aqueles que estão muito chamativos! 

     

    (a) Não se separa sujeito do verbo (A indústria alimentícia brasileira, tem cumprido seu papel de oferecer alimentos de boa qualidade) Essa vígula depois de "brasileira" está equivocada. 

     

    (b) Um progresso visível se observa, quando o mercado atual é comparado, ao mercado de alimentos dos anos 1980 (O termo "ao mercado de alimentos dos anos 1980" é complemento da palavra comparado, portanto vírgula equivocada) 

     

    (c) No bojo da globalização se insere, a política de regulação de mercado através de agências (Mesmo erro ocorrido na letra "a", pois o termo em sublinhado é sujeito) 

     

    (d) GABARITO 

     

    (e) Montagem de legislação, fortalecimento de órgãos, criação de canais de cooperação entre entes governamentais, chamamento da sociedade para o debate e participação são alguns dos instrumentos que o poder público tem lançado mão no sentido de criar uma cultura de livre mercado e concorrência. --> Assim estaria correta 

  • A expressão "com esta mudança" não deveria receber vírgulas?

  • Marcos More, no caso da alternativa (d) a resposta para sua pergunta é a seguinte: 

     

    A vírgula poderia sim ser empregada no trecho no qual se refere, mas existe a obrigatoriedade de marcar tal trecho por DUPLA vígula, ou seja, isolando-o. Portanto existem duas maneiras de reescrever a frase: 

     

    1°) Como está apresentada na própria questão

    2°)  O desafio ao poder público, com essa mudança, é o controle da concorrência e da concentração de mercado (...) 

     

    Espero ter sanado suas dúvidas. Bons estudos! 

  • Analisando as alternativas:

     

    a) A indústria alimentícia brasileira, tem cumprido seu papel de oferecer alimentos de boa qualidade, com variedade e a preço acessível. Esse processo teve seu início nos anos 1990, com a abertura do mercado e a estabilização da economia, inserindo o país na globalização.

    Errada. Nunca podemos separar o sujeito do verbo.

     

     

     

    b) Um progresso visível se observa, quando o mercado atual é comparado, ao mercado de alimentos dos anos 1980, que era limitado, caro e de baixa qualidade.

    Errada. Vírgulas entre o COMPLEMENTO e o nome não pode.

     

     

     

    c) No bojo da globalização se insere, a política de regulação de mercado através de agências, cuja implantação no Brasil vem sendo defendida como ferramenta indispensável à defesa dos interesses do livre mercado, e, em última análise, do consumidor.

    Errada. Vírgulas entre o verbo e o seu complemento.

     

     

     

    e) Montagem de legislação, fortalecimento de órgãos, criação de canais de cooperação, entre entes governamentais, chamamento da sociedade, para o debate e participação são alguns dos instrumentos, que o poder público tem lançado mão, no sentido de criar uma cultura, de livre mercado e concorrência.

    Errada. Vírgulas entre o nome e o seu complemento. Pode ser que há mais erros.

  • Rodrigo Marcelo, Data Venia, creio que há um equívoco em seu comentário, Guerreiro :

     

     

    letra b) Um progresso visível se observa, quando o mercado atual é comparado, ao mercado de alimentos dos anos 1980, que era limitado, caro e de baixa qualidade. (ERRADA)

     

    A vírgula nesse caso está separando erroneamente o verbo do seu objeto indireto (comparado, verbo transitivo indireto no particípio, A, preposição, ao mercado de alimentos dos anos 1980.

     

     

    Letra E, o correto ficaria assim a assertiva:  Montagem de legislação, fortalecimento de órgãos, criação de canais de cooperação entre entes governamentais, chamamento da sociedade para o debate e participação são alguns dos instrumentos ( sujeito e predicado não podem ser separados por vírgula) , que o poder público tem lançado mão, - a parte em vermelho posso deixar entre vírgulas pois é uma oração subordinada adjetiva explicativa-  no sentido de criar uma cultura de livre mercado e concorrência.

     

     

    Corrijam-me caso eu esteja errado, só quero ajudar, gente. Jesus abençoe a todos !!

  •  

    AZUL ONDE A VÍRGULA DEVERIA ESTAR

    VERMELHO INCORRETO

     a)

    SUJETO                                      verbo  = suj não separa do verb

    A indústria alimentícia brasileira, tem cumprido seu papel de oferecer alimentos de boa qualidade, com variedade e a preço acessível. Esse processo teve seu início nos anos 1990, com a abertura do mercado e a estabilização da economia, inserindo o país na globalização.

     b)

    Um progresso visível se observa, quando, o mercado atual é comparado, ao mercado de alimentos dos anos 1980, que era limitado, caro e de baixa qualidade.

     c)

    No bojo da globalização se insere, a política de regulação de mercado através de agências, cuja implantação no Brasil vem sendo defendida como ferramenta indispensável à defesa dos interesses do livre mercado, e, em última análise, do consumidor. O QUE SE INSERE NA GLOBALIZAÇÃO? ENTÃO, NÃO PODE NÉ, MESMO CASO DE A

     d)

    O desafio ao poder público com essa mudança é o controle da concorrência e da concentração de mercado, usada entre os concorrentes com objetivos diversos, seja no sentido saudável da redução de custos, seja no controle do mercado. APOSTO, VOCÊ PODE TIRAR DA FRASE SEM ALTERAÇÃO.

     e)

    Montagem de legislação, fortalecimento de órgãos, criação de canais de cooperação, entre entes governamentais, chamamento da sociedade, para o debate e participação são alguns dos instrumentos, que o poder público tem lançado mão, no sentido de criar uma cultura, de livre mercado e concorrência

  •  a) A indústria alimentícia brasileira (,) tem cumprido seu papel de oferecer alimentos de boa qualidade, com variedade e a preço acessível. Esse processo teve seu início nos anos 1990, com a abertura do mercado e a estabilização da economia, inserindo o país na globalização.

     

    b) Um progresso visível se observa, quando o mercado atual é comparado (,) ao mercado de alimentos dos anos 1980, que era limitado, caro e de baixa qualidade.

     

    c) No bojo da globalização se insere (,) a política de regulação de mercado através de agências, cuja implantação no Brasil vem sendo defendida como ferramenta indispensável à defesa dos interesses do livre mercado, e, em última análise, do consumidor.

     

     d) O desafio ao poder público com essa mudança é o controle da concorrência e da concentração de mercado, usada entre os concorrentes com objetivos diversos, seja no sentido saudável da redução de custos, seja no controle do mercado.

     

     e) Montagem de legislação, fortalecimento de órgãos, criação de canais de cooperação (,) entre entes governamentais, chamamento da sociedade(,) para o debate e participação são alguns dos instrumentos, que o poder público tem lançado mão, no sentido de criar uma cultura (,) de livre mercado e concorrência.

  • Eu não consigo entender como a letra D pode ser considerada correta sendo que o verbo ''USADA'' está separado do seu sujeito paciente ''CONCENTRAÇÃO DE MERCADO'' por uma vírgula?

    Creio que está faltando um pronome relativo entre a vírgula e o verbo USADA para que retome o termo anterior e sirva de sujeito daquela oração.

    Por favor, expliquem o que há de errado no meu pensamento, pois sempre vejo este tipo de separação nas provas da ESAF, para esta banca, aquela regra básica que diz: ''nunca se separa o sujeito do seu verbo'' parece não ter valor nenhum...

  • O verbo da oração é  o É e não o usada. Se suprimir a frase entre vírgulas não haverá perda de sentido tao pouco de forma, pois estará apenas omitindo uma informação dada.

    O desafio ao poder público com essa mudança é o controle da concorrência e da concentração de mercado, usada entre os concorrentes com objetivos diversos, seja no sentido saudável da redução de custos, seja no controle do mercado.

    O desafio ao poder público com essa mudança é o controle da concorrência e da concentração de mercado, seja no sentido saudável da redução de custos, seja no controle do mercado.

  • Breve Teoria sobre Vírgula. Fonte: "Português Esquematizado 2018 - Agnaldo Martino".

    a) separar o aposto explicativo:

    João, meu vizinho, bateu o carro.

    b) separar o vocativo:

    Dizei-me Vós, Senhor Deus, se eu deliro ou se é verdade tanto horror perante os céus.

    c) separar os termos de mesma função:

    Comprei arroz, feijão, carne.

    d) assinalar  inversão dos adjuntos adverbiais (facultativa):

    Na semana passada, o diretor conversou comigo.

    OBS.: ele não cita, pelo menos na página 336, a questão do adjunto ser de pequeno ou grande porte.

    e) marcar a supressão de um verbo:

    Uma flor, essa menina! (verbo ser).

    f) indicar a ocultação de verbo já escrito anteriormente (zeugma) ou outro temo (elipse):

    O decreto regulamenta os casos gerais; a portaria, os particulares.

    g) separar o nome do lugar, nas datas:

    São Paulo, 21 de novembro de 2004.

    h) nos complementos verbais deslocados para o começo da frase, repetidos por pronome enfático:

    A mim, nada mais me resta!

    i) isolar expressões explicativas, corretivas, escusativas, continuativas, conclusivas..

    A menina, aliás, estava linda!

    j) isolar orações ou termos intercalados ( pode usar aqui também, travessões ou parênteses).

    A casa, disse Asdrúbal, precisa de reforma.

    A casa - disse Asdrúbal - precisa de reforma.

    k) separar orações paralelas justapostas, isto é, não ligadas por conjunção:

    Abriu a geladeira, pegou a garrafa d'água, encheu um copo até a borda e deixou-o cheio sobre a mesa.

    l) separar as orações coordenadas assindéticas:

    Radegondes estudava Português, Childerico jogava cartas, Asdrúbal lia história em quadrinho.

    m) separar orações coordenadas ligadas por conjunções:

    Maria foi ao mercado, mas não comprou leite.

    n) separar conjunções coordenativas intercaladas ou pospostas ao verbo:

    Dedicava-se ao trabalho com afinco; não obtinha, contudo, resultados.

    o) separar orações subordinadas adjetivas explicativas:

    O homem, que pensa, é um ser racional.

    ** Dica sobre O.S. ADJ. Restritiva:

    As orações subordinadas adjetivas restritivas podem ter uma vírgula no fim, sobretudo quando forem longas. Essa pontuação é correta, mesmo que separe o sujeito expandido do seu verbo.
    O homem que carrega nos braços o seu filho adormecido, é o Asdrúbal.
    O autor do livro que virou um conhecido filme estrelado por um famoso ator brasileiro, morreu ontem.

    p) separar orações subordinadas adverbiais, principalmente quando antepostas à principal.

    Ela fazia a lição, enquanto a mãe costurava.

    Enquanto a mãe costurava, Pascoalina fazia a lição.

    q) separar as orações reduzidas:

    Somente casando com ASdrúbal, você será feliz.

    Ao sair, apague a luz.