SóProvas


ID
2579419
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nas disposições sobre a licença para tratamento de saúde reguladas pela Lei nº 8.112/1990, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra A: ERRADO

    Art. 202, da Lei nº 8.112/90.  Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

     

    Letra B: CORRETO

    Art. 202, da Lei nº 8.112/90.  Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

     

    Letra C: CORRETO

    Art. 203, § 4o, da Lei nº 8.112/90  A licença que exceder o prazo de 120 (cento e vinte) dias no período de 12 (doze) meses a contar do primeiro dia de afastamento será concedida mediante avaliação por junta médica oficial.   

     

    Letra D: CORRETO

    Art. 204, da Lei nº 8.112/90.  A licença para tratamento de saúde inferior a 15 (quinze) dias, dentro de 1 (um) ano, poderá ser dispensada de perícia oficial, na forma definida em regulamento.   

     

    Letra E: CORRETO

    Art. 203, § 1o, da Lei nº 8.112/90  Sempre que necessário, a inspeção médica será realizada na residência do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado.

  • Gabarito Letra A 

     

    Art. 202. Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

  • ESQUEMATIZANDO AS LETRAS C e D : 

     

     

    LICENÇA P TRATAMENTO DE SAÚDE :

     

    + DE 120 DIAS / 1 ANO → PRECISA DE AVALIAÇÃO POR JUNTA MÉDICA

     

     

    - DE 15 DIAS/ 1 ANO → DISPENSA A PERÍCIA OFICIAL . 

     

     

    bons estudos pessoal ! 

  • A licença para tratamento de saúde é direito do servidor e será concedida COM A perícia oficial.

    Art. 202. Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

  • Gabarito: A.

     

    Letra de lei:

    Art. 202: Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

  • Letra D um tanto quanto incoerente, se a licença for por prazo inferior a 15 dias poderá ser dispensada a perícia médica. Já na letra A soa como se a licença fosse condicionada pela perícia. Estranho.
  • GABARITO: LETRA A

     

     Art. 202.  Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

     

    *Art. 204.  A licença para tratamento de saúde inferior a 15 (quinze) dias, dentro de 1 (um) ano, poderá ser dispensada de perícia oficial, na forma definida em regulamento.

  • Essa alternativa correta meio contraditória, pois quando a licença foi inferior a 15 dias não precisa de perícia médica oficial.  Mas aí vai naquela de marcar a menos errada. 

    Licença de menos de 15 dias dentro de 1 ano: a perícia pode ser dispensada.

    Licença de mais de 15 e menos de 120 dias dentro de 1 ano: COM perícia médica.

    Licença de mais de 120 dias dentro de 1 ano: po JUNTA médica oficial.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal) e deseja obter a alternativa incorreta:

    A- Incorreta. Art. 202 da lei 8.112/90: “Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

    B- Correta. Art. 202 da lei 8.112/90: “Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

    C- Correta. Art. 203, § 4 da lei 8.112/90: “A licença que exceder o prazo de 120 (cento e vinte) dias no período de 12 (doze) meses a contar do primeiro dia de afastamento será concedida mediante avaliação por junta médica oficial.”   

    D- Correta. Art. 204 da lei 8.112/90: “A licença para tratamento de saúde inferior a 15 (quinze) dias, dentro de 1 (um) ano, poderá ser dispensada de perícia oficial, na forma definida em regulamento.”  

    E- Correta. Art. 203, § 1 da lei 8.112/90: “Sempre que necessário, a inspeção médica será realizada na residência do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado.”

    GABARITO DA MONITORA: “A”

  • Analisemos cada afirmativa, uma a uma, à procura da incorreta:

    a) Errado:

    Cuida-se de proposição que não observa os arts. 202 e 203 da Lei 8.112/90, em vista dos quais extrai-se que a realização de perícia oficial é, sim, requisito para a concessão de licença para tratamento de saúde do servidor. Confira-se:

    "Art. 202.  Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

    Art. 203.  A licença de que trata o art. 202 desta Lei será concedida com base em perícia oficial.

    Logo, incorreto este item da questão.

    b) Certo:

    Esta alternativa se mostra em perfeita conformidade com o teor do art. 202 da Lei 8.112/90, acima transcrito.

    c) Certo:

    Trata-se de proposição de acordo com o art. 203, §4º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 203 (...)
    § 4o  A licença que exceder o prazo de 120 (cento e vinte) dias no período de 12 (doze) meses a contar do primeiro dia de afastamento será concedida mediante avaliação por junta médica oficial." 

    Logo, não há equívocos neste item.

    d) Certo:

    O teor desta assertiva tem apoio completo no art. 204 da Lei 8.112/90:

    " Art. 204.  A licença para tratamento de saúde inferior a 15 (quinze) dias, dentro de 1 (um) ano, poderá ser dispensada de perícia oficial, na forma definida em regulamento."

    e) Certo:

    Por último, esta afirmativa encontra fundamento na regra do art. 203, §1º, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 203 (...)
    § 1o  Sempre que necessário, a inspeção médica será realizada na residência do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado."


    Gabarito do professor: A

  • Concordo com o comentário da ALINE GALVÃO:

    Essa alternativa correta meio contraditória, pois quando a licença foi inferior a 15 dias não precisa de perícia médica oficial. Mas aí vai naquela de marcar a menos errada.

     

    Licença de menos de 15 dias dentro de 1 ano: a perícia pode ser dispensada.

    Licença de mais de 15 e menos de 120 dias dentro de 1 ano: COM perícia médica.

    Licença de mais de 120 dias dentro de 1 ano: por JUNTA médica oficial.

  • Afirmativa errada, portanto, nosso gabarito! Pois a licença para tratamento de saúde será concedida mediante perícia oficial.