- ID
- 2581276
- Banca
- UFMT
- Órgão
- DETRAN-MT
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
Segundo Zanelli e Bastos (2004), a denominação Psicologia Organizacional e do Trabalho inclui larga abrangência, uma vez que busca compreender o comportamento das pessoas que trabalham, tanto em seus determinantes e suas consequências como nas possibilidades da construção produtiva das ações de trabalho, com preservação máxima da natureza, da qualidade de vida e do bem-estar humano.
A coluna da esquerda apresenta subcampos de atuação do Psicólogo e a da direita, a caracterização de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Psicologia do Trabalho
2 - Gestão de Pessoas
3 - Psicologia Organizacional
( ) Tem como foco compreender e lidar com as questões que relacionam o comportamento humano e o trabalho. Estuda a natureza dos processos de organização do trabalho e seus impactos psicossociais, especialmente sobre a qualidade de vida e a saúde do trabalhador, tanto individual quanto coletivamente; preocupa-se em entender como o desempenho humano no trabalho é afetado por fatores pessoais, ambientais e pela forma como o trabalho está organizado.
( ) Emerge das interações entre o comportamento no trabalho e a organização. O interesse central nesse subcampo é entender e lidar com os processos psicossociais que caracterizam as organizações de trabalho como conjuntos de pessoas cujas ações precisam ser coordenadas a fim de atingir metas e objetivos que definem a missão de uma organização.
( ) Surge da relação entre a ação humana e a organização propriamente dita, enfocando o conjunto de políticas e práticas que revelam a estratégia utilizada para organizar a ação individual e a coletiva de forma congruente com os objetivos e com a sua missão. Há, aqui, o domínio das práticas de administração que, apoiadas em concepções e políticas gerais, definem as formas como a organização capta, integra, avalia, desenvolve e retém os seus membros.
Assinale a sequência correta.