SóProvas


ID
2584861
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          A vontade do falecido


      Alguns dias depois, deu-se o evento. Seu Irineu pisou no prego e esvaziou. Apanhou um resfriado, do resfriado passou à pneumonia, da pneumonia passou ao estado de coma e do estado de coma não passou mais. Levou pau e foi reprovado. Um médico do SAMDU*, muito a contragosto, compareceu ao local e deu o atestado de óbito.

      Tudo que era parente com razoáveis esperanças de herança foi velar o morto.

      Tomou-se conhecimento de uma carta que estava cuidadosamente colocada dentro do cofre, sobre o dinheiro deixado por seu Irineu. E na carta o velho dizia: “Quero ser enterrado junto com a quantia existente nesse cofre, que é tudo o que eu possuo e que foi ganho com o suor do meu rosto, sem a ajuda de parente vagabundo nenhum”. E, por baixo, a assinatura com firma reconhecida para não haver dúvida: Irineu de Carvalho Pinto Boaventura.

      Para quê! Nunca se chorou tanto num velório, sem se ligar pro morto. A parentada chorava às pampas, mas não apareceu ninguém com peito para desrespeitar a vontade do falecido.

      Foi quase na hora do corpo sair. Desde o momento em que se tomou conhecimento do que a carta dizia, que Altamirando imaginava um jeito de passar o morto para trás. Era muita sopa deixar aquele dinheiro ali pro velho gastar com minhoca. Pensou, pensou e, na hora que iam fechar o caixão, ele deu o grito de “pera aí”. Tirou os sessenta milhões de dentro do caixão, fez um cheque da mesma importância, jogou lá dentro e disse “fecha”.

      – Se ele precisar, mais tarde desconta o cheque no Banco.

* SAMDU – Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência, já extinto.

             (Stanislaw Ponte Preta. Dois amigos e um chato, 1986. Adaptado)

No enunciado do 4° parágrafo “Para quê! Nunca se chorou tanto num velório, sem se ligar pro morto. A parentada chorava às pampas, mas não apareceu ninguém com peito para desrespeitar a vontade do falecido.”, as expressões destacadas reportam, correta e respectivamente, aos sentidos de

Alternativas
Comentários
  • O gabarito dessa prova tá trocado?
  • gabarito C

    parentada = coletivo

    mas = oposição

  • Muito bom o texto hahahaa!

     

    Às vezes não costumo ler o texto para responder questões aqui no QC, porém essa daqui é uma que a leitura faz toda a diferença. Conjunção "mas" no sentido adversativo, pois a vontade do falecido era a de ser enterrado com o dinheiro, contudo nenhum de seus parentes teve a corangem de fazê-la, apesar de estarem chorando muito (o que teoricamente demonstra um grande afeto pela pessoa, mas na verdade era puro fingimento hahaha).

  • achei q poderia ser a letra A

    sniff.....

     

  • está certo Luana Bezerra ,

    a conjunão coordenativa ''mas'' dá ideia de oposição, contraste, quebra de espectativa, por isso adversativa.

  • Parentada é sinônimo de família, fonte: https://www.sinonimos.com.br/parentada/. Familia é o substativo coletivo de Parentes em geral.

     

    Mas - conjunção coordenada adversativa, oposição ou contraste.

     

    Gabarito letra C

     

     

     

     

  • O macete é ler os textos , a FCC facilita a acertiva por meio da leitura do texto.

  • Pensei que parentada = coletivo seria uma pegadinha =/

  • Jonathan , a prova está mostrando FCC ,mas ela foi aplicada pela banca Vunesp...

  • Essa prova não é da FCC. É da Vunesp.

  • POR ISSO QUE TÔ ACERTANDO ...ESTAVA TÃO FELIZ ATÉ SABER QUE É DA VUNESP.....KKKKKKKKKKK

  • Verdade D CONCURSADA!

    VUNESP pisa na FCC

  • Questão simples. "Mas" normalmente sempre vem como conjunção adversativa;

  • Parentada = familia

    mas = conjução coordenada adversativa

  • Letra C.

     

    "Mas" sempre será Adversativo.

    Se estiver acompanhado do "também" terá caráter Aditivo.

     

    Um videozinho que pode ajudar a matar a dúvida entre Aditiva e Adversativa.

    https://www.youtube.com/watch?v=JWX4nP3drBQ

  •  c)coletivo (parentada) e oposição ( conjunção coordenada adversativa) .

  • Conjunção Coordenativa Adversativa( oposição, contraste, adversidade, ressalva, mudança na direção argumentativa): mas, porém, todavia, contudo, no entanto.

     

    GAB.:C

  • (Penso q se fosse questão da FCC a alternativa seria a A), porque são fatos ocorridos: a parentada chorava E não apareceu ninguém para desrespeitar a vontade do falecido. (ainda q choravam "fingidamente", combina com, não desrespeitar a vontade do falecido), portanto ADIÇÃO.

    Se o contexto fosse: a parentada chorava, (MAS, AINDA ASSIM, PORÉM, AINDA QUE MUITO SOFRIDOS PELO OCORRIDO), DESRESPEITARAM a vontade do falecido. Entendo q nesse outro contexto seria sim adversativa. Simplesmente porque seria uma situação de oposição, mudança na direção argumentativa.

    A verdade é que esses textos irônicos servem para confundir. 

    Talvez esse argumento servisse para um eventual recurso.

    FÉ e PERSEVERANÇA!

  • Terminação em "ADA" sugere idéia aumentativa, de grande quantidade.

    EX: Mulherada ( muitas mulheres ), Fumarada ( muita fumaça ).

  • Coletivo - parentanda

    Mas -Conjunção Coordenativa de adversidade ou oposição

    GABA "c"

  • Matamos a resposta da questão, tendo em vista o emprego da conjunção “mas”, a qual tem valor adversativo, isto é, de oposição. Assim, já sabemos que a alternativa (A) é a correta. Note que o substantivo “parentada” refere-se ao grupo de parentes. Assim o entendemos como coletivo.



  • parentada chorava às pampas, mas não apareceu ninguém com peito para desrespeitar a vontade do falecido.”, as expressões destacadas reportam, correta e respectivamente, aos sentidos de:

    Letra "c" - coletivo e oposição.

    Embora seja possível matar a questão pela conjunção adversativa, devemos tomar cuidado com o sentido, pois em raros momentos ela pode aparecer como aditiva. Não basta memorizar a conjunção, devemos nos atentar com o sentido que neste caso demonstrou a quebra de expectativa, quando a ação desejada era que alguém fizesse a parentada parar de chorar e respeitar a vontade do falecido.

  • Prova da Vunesp, e não FCC.

  • SENTIDO DE OPOSIÇÃO:

    A parentada chorava por não ter acesso ao dinheiro do falecido, mas não teve coragem de ignorar o desejo dele e ficar com a grana.