SóProvas


ID
2587996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo as normas brasileiras de contabilidade técnicas aplicadas ao setor público (NBC TSP), a estrutura conceitual propõe bases de mensuração para todas as transações ou para os eventos relacionados aos ativos sob o controle das entidades do setor público. Uma dessas bases de mensuração é o denominado valor em uso, que consiste no

Alternativas
Comentários
  • NBCs TSP

    As seguintes bases de mensuração para os ativos são identificadas e discutidas à luz da informação que fornecem sobre o custo de serviços prestados, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade, além da extensão na qual fornecem informação que satisfaça as características qualitativas:

    (a) custo histórico;

    (b) valor de mercado (*);

    (c) custo de reposição ou substituição;

    (d) preço líquido de venda;

    (e) valor em uso.

    Valor em uso é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.

  • a) valor de mercado

    b) custo de reposição

    c) preço líquido de venda

    d) ITEM CORRETO

    e) custo histórico

  • Bases de mensuração do ativo

     

    a)       Custo histórico: é a importância fornecida para se adquirir ou desenvolver um ativo, o qual corresponde ao caixa ou equivalentes de caixa ou o valor de outra importância fornecida à época de sua aquisição ou desenvolvimento. No modelo do custo histórico, os ativos devem ser inicialmente reconhecidos pelo custo incorrido na sua aquisição, podem ser reduzidos ao se reconhecer a redução ao valor recuperável.

     

    b)       Valor de mercado: é o montante pelo qual um ativo pode ser trocado entre partes cientes e dispostas, em transação sob condições normais de mercado. Na aquisição, o valor de mercado e o custo histórico são os mesmos, caso os custos da transação sejam ignorados e a transação seja uma transação com contraprestação.

     

    c)       Custo de reposição ou substituição: é o custo mais econômico exigido para a entidade substituir o potencial de serviços de ativo na data do relatório.

     

    d)       Valor em uso: é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.

  • Pessoal, vamos lembrar da nossa tabela sobre bases de mensuração de ativos:

    Ficou fácil de saber que é a alternativa D) que está certa!

    Mesmo assim, vamos analisar as demais alternativas.

    A alternativa A) está errada, pois ela caracteriza o valor de mercado.

    A alternativa B) está errada, pois ela caracteriza o custo de reposição ou substituição.

    A alternativa C) está errada, pois ela caracteriza o preço líquido de venda.

    A alternativa E) está errada, pois ela caracteriza o custo histórico.

    Gabarito: LETRA D

  • Ativo:

    Valor em uso - valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes tanto do ativo, caso este continue a ser utilizado, quanto do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.