SóProvas


ID
2601109
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A classificação dos arquivos leva em conta a natureza do assunto tratado no documento. Neste contexto, três tipos são descritos abaixo.


(I) A divulgação não prejudica a administração. Exemplos: notas fiscais de uma loja e escala de plantão de uma imobiliária.

(II) O assunto, embora não requeira alto grau de segurança, só deve ser do conhecimento de pessoas autorizadas, para não prejudicar um indivíduo ou criar embaraços administrativos. Exemplos: cartas, fotografias aéreas e negativos que indiquem instalações importantes para a segurança nacional.

(III) O assunto exige alto grau de segurança, mas pode ser de conhecimento de pessoas funcionalmente autorizadas para tal, ainda que não estejam intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio. Exemplos: planos, programas e medidas governamentais e materiais criptográficos.


Os tipos descritos em (I), (II) e (III) são denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gente, caiu essa classificação Confidencial né?!

  • Esta questão está toda errada. Deve ser anulada!

  • Gente, confidencial nem existe mais né ?

  • Não há mais confidencial!

    Questão absurda!

     

  • que bosta

     

  • GABARITO: D 

     

     

  • Não se usa confidencial!! deveria ser anulada !!

  • Confidencial, a banca pirou na batatinha...

  • Gente, pelamor. Colocar na cabeça que se as bancas cobram então existe a Confidencial sim. Não adianta brigar com a banca. Elas cobram e cobram muito. Saiba para você que não existe mais, mas no sentido de prova... existe sim!Ok?

  • (III) O assunto exige alto grau de segurança, mas pode ser de conhecimento de pessoas funcionalmente autorizadas para tal, ainda que não estejam intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio. Exemplos: planos, programas e medidas governamentais e materiais criptográficos. ESTE ITEM É ULTRASSECRETO

  • O grau CONFIDENCIAL não existe mais!!!!! 

    Mas também, o que esperar de uma banca chamada SELECON? Questão facilmente anulável...

  • O problema é a banca cobrar definições em decretos revogados... Essas definições do grau secreto, reservado, ultrassecreto e confidencial não constam na LAI, no decreto 7724 e outros instrumentos legais. É no mínimo estranho tal exigencia em uma prova...Eu acho...

  • ostensivo pode tudo

    confidencial ´só autorizados

    ultrassecreto excepciolnal grau de segurança

    reservado não deve ser de conhecimento público

  • Segundo a natureza do assunto, os documentos podem ser classificados com os seguintes graus de restrição de acessos:

    Ostensivos ou ordinários - documentos que não requerem nenhuma restrição de acesso; sua divulgação não acarreta em nenhum tipo de prejuízo ao Estado, à sociedade em geral ou a terceiros particulares.
    Reservado - documentos que requerem grau de restrição por apresentarem informações cuja divulgação pode prejudicar objetivos de projetos ou acordos, ou mesmo trazer danos à imagem de pessoas.
    Secreto - documentos que requerem grau de restrição por apresentarem informações cuja divulgação pode prejudicar a ordem pública ou colocar em risco a saúde da sociedade.
    Ultrassecreto - documentos que requerem grau de restrição por apresentarem informações cuja divulgação pode prejudicar a própria existência do Estado Soberano, ou comprometer planos e operações militares ou acordos e pactos entre Estados.

    A questão é passível de anulação, pois traz em uma de suas alternativas o grau de sigilo confidencial, que consta do Decreto nº 4.915/03, que se encontra revogado desde 2011. Poderia até não ser o caso de recurso caso este item não constasse na alternativa correta da questão. Atualmente não há nenhum normativo em vigor, em nenhum ente da federação, em que conste "confidencial" como grau de sigilo.

    Cabe ressaltar ainda que, como se trata de uma prova municipal, deve também considerar a norma local para responder esta questão, ou seja, a Lei nº 5.715/2013

    Gabarito da banca: Letra "D"
    Gabarito do professor: passível de recurso
  • Só no Brasil...cobrar algo que já foi revogado! Mas enfim....