SóProvas


ID
2604070
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A destruição da humanidade por uma guerra nuclear está prestes a ser detonada por uma “pirraça impulsiva”, alertou neste domingo [10.12.2017] a Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (Ican), vencedora do Nobel da Paz deste ano.

      “Será o fim das armas nucleares ou será o nosso fim?”, afirmou a líder da Ican, Beatrice Fihn, em discurso ao receber o prêmio, em Oslo, na Noruega.

      Também discursou em Oslo Setsuko Thurlow, 85, sobrevivente do ataque atômico de Hiroshima, em 1945 no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje ela é ativista da Ican.

      Ela foi resgatada dos escombros de um prédio a 1,8 km do epicentro da bomba. A maioria de seus colegas morreu queimada viva.

                                      (Mundo. Folha de S.Paulo, 10.12.2017. Adaptado)

No contexto da premiação, a presença de Setsuko Thurlow justifica

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    "“Será o fim das armas nucleares ou será o nosso fim?”, afirmou a líder da Ican"

  • Gabarito C

    A senhora Setsuko é "sobrevivente do ataque atômico de Hiroshima". "Ela foi resgatada dos escombros de um prédio a 1,8 km do epicentro da bomba. A maioria de seus colegas morreu queimada viva". Sua presença na premiação, discursando sobre aquela terrível experiência, justifica a preocupação das pessoas com um conflito nuclear cuja possível consequência é o fim da humanidade ("A destruição da humanidade por uma guerra nuclear está prestes a ser detonada...").

     

  • Anderson , questão de compreensão : vamos eliminar as alternativas menos óbvias 

     a)o ativismo a favor do armamento nuclear, uma vez que um país não deve ficar desprotegido de seus principais inimigos.

    Sem sentido essa afirmativa , não há nada no texto falando a respeito da desproteção de países

     

    b)o apoio à Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares, cuja atenção se volta para os sobreviventes da Segunda Guerra.

    Poderia ficar em dúvida nessa alternativa ,até a primeira parte está correto: a presença  Setsuko Thurlow justifica o apoio à Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares , porém a atenção não se volta para os sobreviventes da Segunda Guerra e sim para a humanidade em geral   “Será o fim das armas nucleares ou será o nosso fim?

     

     c)a preocupação das pessoas com a possibilidade de um conflito nuclear, cuja consequência pode ser o fim da humanidade.

    Correta a afirmativa , com base no trecho ;   “Será o fim das armas nucleares ou será o nosso fim?

     

     d)a certeza da humanidade de que, em determinados momentos históricos, a destruição serve para conscientização acerca do poder.

    Sem sentido  a afirmativa , não se afirma em nenhum momento no texto isso.

    e)o desconhecimento por grande parte da população mundial em relação à vida em Hiroshima após o ataque atômico de 1945.

    Sem sentido a afirmativa também, em nennhum momento o texto menciona isso.

  • Essa questăo está mal formulada. O enunciado da questão pergunta o que justifica a presença da personagem(Setsuko Thurlow) relativamente a premiaçáo, isto é, qual a inteção do discurso desta na referida premiaçao. Perceba que não há no texto, menções que justifiquem que a preocupação seja das pessoas(no plural), mas sim, é um discursso de uma pessoa numa premiação de prêmio nobel, que se refere ao tema retratado neste: influência das armas nucleares como contexto da campanha(Ican) e uma determinada pergunta na argumentação da lider desta canpanha, Beatrice Fihn: " Será o fim das armas nucleares ou será o nosso fim?" Portanto, a preocupação, pelas informações trazidas pelo texto, só pode ser atribuída a  personagem e não as pessoas.

  • Questão boa! O que causa(justifica) a presença de Setsuko? letra C 

     

  • Sobre a alternativa E: "O desconhecimento por grande parte da população mundial em relação à vida em Hiroshima após o ataque atômico de 1945."

    Em momento algum, dentro do texto, existe a inferência de que as bombas lançadas sobre Hiroshina e suas consequências são um fato ignorado pela maioria das pessoas. Não podemos EXTRAPOLAR o texto, por mais que a alternativa apresente uma verdade incontestável.

    Quanto à alternativa B, que diz que "o apoio à Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares, cuja atenção se volta para os sobreviventes da Segunda Guerra", é interessante observar que, mais uma vez, no texto não se fala que a atenção da Campanha se volta aos sobreviventes da Segunda Guerra. NÃO! A atenção está voltada ao medo do que pode acontecer caso armas nucleares sejam usadas. A Oslo Setsuko discursou durante a ocasião porque ela é um exemplo do que pode acontecer se os possuidores de ogivas atômicas forem irresponsáveis.

  • Para mim, a alternativa "B" está muito mais dentro do que a "C", vejam: O texto fala na sobre uma "campnha internacional para abolir armas nucleares" isto está na alternativa "B" e durante a premiação do Nobel da Paz, uma sobrevivente da bomba de Hiroshima, foi fazer seus relatos. Portanto, a atenção do mundo, neste momento, não estaria voltada para eles ?   

  • questão de compreensão, correto?

     

  • Não concordo com gabarito, pois a mais coerente pelo contexto seria a letra B, recurso nela quem fez a prova....

  • "A destruição da humanidade por uma guerra nuclear está prestes a ser detonada por uma 'pirraça impulsiva'" - daqui podemos compreender que a campanha não se volta aos sobreviventes da Segunda Guerra. Dá para entender que há uma preocupação com o fim da humanidade caso haja um conflito nuclear, que é possível "por uma 'pirraça impulsiva'". 

    “Será o fim das armas nucleares ou será o nosso fim?” - aqui também se percebe a preocupação com uma guerra nuclear.

    A única referência no texto aos sobreviventes da Segunda Guerra é a participação Oslo Setsuko Thurlow. 

  • Na verdade, está mais pra inferência do que outra coisa. O texto em si não deixa claro e objetivamente o que conclui o gabarito. Genérico demais. Deu para acertar, mas vai que...

  • A destruição da humanidade por uma guerra nuclear está prestes a ser detonada por uma “pirraça impulsiva”, alertou neste domingo [10.12.2017] a Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (Ican), vencedora do Nobel da Paz deste ano.

          “Será o fim das armas nucleares ou será o nosso fim?”, afirmou a líder da Ican, Beatrice Fihn, em discurso ao receber o prêmio, em Oslo, na Noruega.

          Também discursou em Oslo Setsuko Thurlow, 85, sobrevivente do ataque atômico de Hiroshima, em 1945 no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje ela é ativista da Ican.

          Ela foi resgatada dos escombros de um prédio a 1,8 km do epicentro da bomba. A maioria de seus colegas morreu queimada viva.

                                          (Mundo. Folha de S.Paulo, 10.12.2017. Adaptado)

     

    Questãozinha boa pra cair em atualidades kkkk...'vai vendo"!!!

  • Pessoal, não pode ser a B, pois a Campanha InternacionaI para Abolir as Armas Nucleares volta a atenção para a preocupação à possibilidade de um conflito nuclear, tendo o fim da humanidade como resultado,  e não atenção voltada aos sobreviventes da Segunda Guerra.

  • Questão que extrapola, a meu ver, a ideia de "interpretação de texto". Em nenhuma passagem do texto é possível concluir que essa ou aquela causa justifica a presença da Setsuko...

  • Assertiva (c)

    a preocupação das pessoas com a possibilidade de um conflito nuclear, cuja consequência pode ser o fim da humanidade.

  • O texto trata primordialmente do perigo iminente e fatal de uma guerra nuclear que pode extinguir a raça humana. O relato de Setesuko Thurlow, sobrevivente do ataque nuclear de Hiroshima, em 1945 no Japão, é o exemplo histórico que justifica “a preocupação das pessoas com a possibilidade de um conflito nuclear, cuja consequência pode ser o fim da humanidade.”

  • A questão permite inferir que o gabarito tanto poderia ser a alternativa "c" como a alternativa "b", entretanto o enunciado da alternativa "b" está mais claro e definido do que o da alternativa "c".