SóProvas


ID
2604076
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                       Ensino com diretriz


      Está quase pronto o documento que definirá o padrão nacional para o que crianças e jovens devem aprender até o 9° ano do ensino fundamental. Trata-se da quarta versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

      Caso aprovada até janeiro, a diretriz deve começar a ser implementada nos próximos dois anos.

      A BNCC define conteúdos a serem estudados e competências e habilidades que os alunos devem demonstrar a cada passo da vida escolar. Soa como obviedade, mas não existe norma válida em todo o país que estabeleça de modo preciso a progressão do ensino e o que se deve esperar como resultado.

      Note-se ainda que a base curricular não especifica como alcançar seus objetivos – isso será papel dos currículos a serem elaborados por estados e municípios, que podem fazer acréscimos conforme necessidades regionais.

      A existência de um padrão pode permitir a correção de desigualdades do aprendizado e avaliações melhores. A partir de um limiar mediano de clareza, inteligência pedagógica e pragmatismo, qualquer modelo é melhor do que nenhum. Nesse aspecto, a nova versão da BNCC está perto de merecer nota de aprovação.

      O programa ainda se mostra extenso em demasia, não muito diferente do que se viu nas escolas das últimas décadas, quando raramente foi cumprido. O excesso de assuntos dificulta abordagens mais aprofundadas e criativas.

      A BNCC lembra a Constituição de 1988. Detalhista, arrojada e generosa, mas de difícil aplicação imediata e integral. É indiscutível, de todo modo, a urgência de pôr em prática esse plano que pode oferecer educação decente e igualitária às crianças.

                                      (Editorial. Folha de S.Paulo, 10.12.2017. Adaptado)

No editorial, fica claro que

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    "Soa como obviedade, mas não existe norma válida em todo o país que estabeleça de modo preciso a progressão do ensino e o que se deve esperar como resultado."

    "A partir de um limiar mediano de clareza, inteligência pedagógica e pragmatismo, qualquer modelo é melhor do que nenhum."

  • A - GABARITO
    a aprovação da BNCC é importante, considerando-se que não existe, em nível nacional, norma válida que define a progressão do ensino e os resultados que dele devem ser esperados.

    "não existe norma válida em todo o país que estabeleça de modo preciso a progressão do ensino e o que se deve esperar como resultado".

     

     

     B - o papel da BNCC a ser aprovada é questionável, uma vez que a ação maior ficará com estados e municípios na elaboração de seus currículos. 

    Totalmente fora de contexto misturou tudo! 

     

    Mesmo que a norma não especifique como alcançar seus obejtivos, isso é faculdade dos Estados e Municípios conforme necessidade!

     

     

     C -  a organização da BNCC corresponde a um programa cuja extensão permitirá sua execução, garantindo abordagens mais aprofundadas e criativas.

    Ao contrário! Seu conteúdo por ser extenso demais, difuculta o aprofundamento! 

    Igual aos que já existem. "Uma M...da."

     

     

     D -  a validade da BNCC é relevante, considerando-se que se trata de um documento que não especifica como alcançar os objetivos em relação à progressão de ensino.

     

    Trocou, pois a BNCC não especifica como alcançar seus objetivos. MAS define conteúdos a serem estudados e competências E habilidades!

     

     

     E - o impacto da BNCC será a longo prazo, considerando-se que ela trata de questão educacional sobejamente discutida, cuja aplicação educacional não é de caráter de urgência.

     

    De fato pois em se tratando de educação, se aprovada em Janeiro, sua aplicação será nos próximos 2 ANOS. Mas seu caráter é sim de urgência!

     

     

  • Dormi 3x fazendo a questão, mas consegui concluir.

  • Ainda inconformado por nao ser a letra D.

     

  • Gab: A

     

    Fundamento:

     

    ... A BNCC define conteúdos a serem estudados e competências e habilidades que os alunos devem demonstrar a cada passo da vida escolar. Soa como obviedade, mas não existe norma válida em todo o país que estabeleça de modo preciso a progressão do ensino e o que se deve esperar como resultado.

  • Gustavo Severino, não pode ser a D, pq o texto no 3º§ diz:

    "Note-se ainda que a base curricular não especifica como alcançar seus objetivos – isso será papel dos currículos a serem elaborados por estados e municípios, que podem fazer acréscimos conforme necessidades regionais."

  • Quando estiver na dúvida, marque a MAIS CERTA, ou a MENOS ERRADA.

  • Letra A

    Não existe norma válida em todo o país que estabeleça de modo preciso a progressão do ensino e o que se deve esperar como resultado, por consequência ....a aprovação da BNCC é importante, considerando-se que não existe, em nível nacional, norma válida que define a progressão do ensino e os resultados que dele devem ser esperados.

  •  "Soa como obviedade, mas não existe norma válida em todo o país que estabeleça de modo preciso a progressão do ensino e o que se deve esperar como resultado."

    Essa frase não está dizendo que não existe, em nível nacional, norma válida que define a progressão do ensino e os resultados que dele devem ser esperados. Lendo esse trecho, eu entendo que não existe, em nível nacional, norma válida que define de modo preciso a progressão do ensino e os resultados que dele devem ser esperados. Mas há normas válidas que definem de modo impreciso.

    A resposta correta pode até ser a letra A, mas não por conta desse trecho.

  • ENUNCIADO: A BNCC define conteúdos a serem estudados e competências e habilidades que os alunos devem demonstrar a cada passo da vida escolar. Soa como obviedade, mas não existe norma válida em todo o país que estabeleça de modo preciso a progressão do ensino e o que se deve esperar como resultado.

     

    No editorial, fica claro que

    GABARITO: a) a aprovação da BNCC é importante, considerando-se que não existe, em nível nacional, norma válida que define a progressão do ensino e os resultados que dele devem ser esperados.

  • tenho a mesma posição do amigo Gustavo Severino com a letra D, Já que como diz o primeiro paragrafo está na quarta versão da BNCC.

    Letra A e D deveria estar certa....

     

     

  • Amigos,

    "No editorial" significa que é de acordo com o texto?

  • ''Homofobia mata uma pessoa a cada 25 horas'' então arredondando pra 24 horas, terão morrido cerca de 365 pessoas por homofobia ao ano, tirando os crimes passionais esse número  (que eu não sei de onde ele trouxe) cai ainda mais.

    e heterossexuais? 40, 50, 60 MILL pessoas MORREM todo ano  o cara nem falou nada, pois NÃO É CONVENIENTE PRA ELE.

    KIT GAY é um ''livrinho'' que mostra onde o menino tem que enfiar o dedo na menina, simulando uma ato sexual, isso é aceitável pra vc, MC Lovin?

     

     

  • Felipe fernandez, vou mandar o link da matéria, já que falar bosta é o seu forte, espero que saiba pelo menos fazer uma simples busca no google. Espero que ajude!

    https://oglobo.globo.com/sociedade/homofobia-mata-uma-pessoa-cada-25-horas-norte-tem-maior-indice-20819002

  • Pessoal com dúvida na D:


    "A validade da BNCC é relevante, considerando-se que se trata de um documento que não especifica como alcançar os objetivos em relação à progressão de ensino."


    Em nenhum momento, há no texto alguma possibilidade de concluir que a BNCC é importante por não especificar como alcançar os objetivos. O Texto diz que ela é importante porque não havia em nível nacional, norma válida que definia a progressão do ensino e os resultados que dele devem ser esperados.


     No texto diz: "Note-se ainda que a base curricular não especifica como alcançar seus objetivos..."

    Se fosse removido este trecho, a BNCC continuaria sendo relevante.

  • Gabarito: A

     

     

     a) a aprovação da BNCC é importante, considerando-se que não existe, em nível nacional, norma válida que define a progressão do ensino e os resultados que dele devem ser esperados.

     

      "A BNCC define conteúdos a serem estudados e competências e habilidades que os alunos devem demonstrar a cada passo da vida escolar. Soa como obviedade, mas não existe norma válida em todo o país que estabeleça de modo preciso a progressão do ensino e o que se deve esperar como resultado."

  • O texto trata primordialmente da importância da aprovação da BNCC, considerando que não há, em nível nacional, um regramento válido que proponha a progressão do ensino e seus respectivos resultados. É o que está exposto com clareza na ALTERNATIVA A.

    ALTERNATIVA B – ERRADA – Embora execução fique a cargo de estados e municípios, a BNCC estabelece um norte importante a ser seguido, algo inexistente até então.

    ALTERNATIVA C – ERRADA – A extensão do documento, com muitos assuntos, é um dificultador para abordagens mais aprofundadas e criativas.

    ALTERNATIVA D – ERRADA – A BNCC é relevante, não porque não explicita como alcançar os objetivos – tarefa que cabe a estados e municípios -, mas porque define um norte a ser seguido, algo inexistente até então.

    ALTERNATIVA E – ERRADA – O último parágrafo do texto deixa clara a urgência de implementação da BNCC.  

  • Alternativa A: A aprovação da BNCC é importante, considerando-se que não existe, em nível nacional, norma válida que define a progressão do ensino e os resultados que dele devem ser esperados.

    > A aprovação da BNCC é importante: É indiscutível, de todo modo, a urgência de pôr em prática esse plano (último parágrafo).

    > Não existe, em nível nacional, norma válida que define a progressão do ensino: não existe norma válida em todo o país que estabeleça de modo preciso a progressão do ensino e o que se deve esperar como resultado (terceiro parágrafo).