-
GABARITO: B
" A existência de um padrão pode permitir a correção de desigualdades do aprendizado e avaliações melhores."
-
A - errada!
Não compromente, pois define conteúdos a serem estudados, competências e habilidades
B - Gabarito
C - Merece ser aprovado sim, mas não seguindo esse parâmetro de melhor uma do que nenhuma!
A partir de um momento médio de clareza, inteligência pedagógica e pragmatismo, qualquer modelo é melhor do que nenhum.
Nesse aspecto, a nova versão da BNCC está perto de merecer nota de aprovação.
Esse é o mérito do editorial:
A aprovação da BNCC é importante, considerando-se que não existe, em nível nacional, norma válida que define a progressão do ensino e os resultados que dele devem ser esperados.
D - errado
Não ameaça nada totalmente fora de contexto!
E - Errado
Tem a ver com esperança!
Mas assemelha-se à CF/88 por ser Detalhista, arrojada e generosa, MAS de difícil aplicação imediata e integral.
-
É indiscutível, de todo modo, a urgência de pôr em prática esse plano que pode oferecer educação decente e igualitária às crianças.
-
O texto diz: qualquer modelo é melhor do que nenhum. Porque a letra "c" esta errada então?
-
Eu acho que a letra C não é certa porque no início do parágrafo diz: "A existência de um padrão pode permitir ..." e a C diz: "...com convicção...". Bom acho que a pegadinha foi aí.
-
ah nao concordo com esse gabarito
Pra mim é a letra C a correta ¬¬
-
A nova versão da BNCC está perto de merecer nota de aprovação. isso e diferente de (merece ser aprovada), como diz a alternativa B.
-
como a C ta errada?
A partir de um limiar mediano de clareza, inteligência pedagógica e pragmatismo, qualquer modelo é melhor do que nenhum.
-
O erro da alternativa C está em afirmar que a BNCC merece ser aprovada. De acordo com o texto, " a nova versão da BNCC está perto de merecer nota de aprovação". Ele apenas confirma que a BNCC está perto de merecer aprovação, o que é diferente de afirmar que ela merece ser aprovada.
-
Onde o texto diz "fortalece uma ação cidadã", para a letra B estar completamente certa? Discutível essa questão, pra mim a mais certa seria a C
-
Na verdade, de acordo com o editorial, o mais próximo de objetivo seria o 3º parágrafo:"A BNCC define conteúdos a serem estudados e competências e habilidades que os alunos devem demonstrar a cada passo da vida escolar". LETRA C.
O texto só diz que " esse plano que pode oferecer educação decente e igualitária às crianças", o que não tem nada a ver com objetivo.
-
Cuidado com leituras SUPERFICIAIS e APRESSADAS gente linda!
Não caiam na SOBERBA de achar que manjam muito de interpretação de texto e só de fazer aquela leitura por cima, que pronto já matei sou foda e já entendi TUDO... é bem nessas horas que a banca já prepara a rasteira. Vunesp, de uns anos pra cá, está cobrando um nível mais alto de compreensão e interpretação de textos que, na maioria das vezes, vêm com uma escrita menos óbvia e mais nas entrelinhas. Não lembro de quem eu escutei, mas precisei ouvir apenas 1 vez pra guardar no coração: Excesso de confiança também faz perder questão de prova.
Continuem focados! Bons estudos!
-
E onde esta escrito que "fortalece uma ação cidadã" dentro do texto?
Questão anulada, para mim. Não considero que errei. Letra C é a mais correta.
-
Podem falar o que for, a letra C é a correta sim. Ele demonstra convicção durante todo o texto ao mesmo tempo que aponta diversos defeitos.
A alternatia B também pode estar correta, mas onde aparece açao cidadã no texto? Nem de forma direta, nem de forma indireta.
Interpretação de texto é assim mesmo, é comum ter mais de uma interpretação. Os examinadores é que não dão conta de compor questões que eliminem essa duplicidade.
Não adianta brigar com a banca, mas não me venha dizer que o gabarito está correto.
-
Fundamento da resposta B: Último parágrafo
A BNCC lembra a Constituição de 1988. (a CF/88 é vista como Constituição cidadã) ... É indiscutível, de todo modo, a urgência de pôr em prática esse plano que pode oferecer educação decente e igualitária às crianças.
-
Concordo com os colegas, a letra C é a correta também.
-
Letra B
É indiscutível, de todo modo, a urgência de pôr em prática esse plano que pode oferecer educação decente e igualitária às crianças, logo a resposta é ... fortalece uma ação cidadã, com o objetivo de ofertar educação decente e igualitária às crianças.
-
A ideia principal desse texto, na minha humilde opinião, é de que a nova versão da (BNCC), embora seja demasidamente extensa e de difícil aplicação, poderá corrigiir algumas desigualdades do aprendizado e oferecer melhores avaliações no ensino, ao estabelecer um padrão devidamente apresentado. Obsevem que no paráfrafo 5o o texto fala exatamente isso, e logo na sequência ele afirma que :"qualquer modelo é melhor do que nenhum". Portanto a alternativa correta para esta questão, é a alternativa "C".
-
Em 20/03/2018, às 08:50:37, você respondeu a opção C.Errada!
Em 19/02/2018, às 14:23:41, você respondeu a opção C.
Acho que sempre respondei C nesta questão. Não teria coragem de marcar outra.
"qualquer modelo é melhor do que nenhum"
-
É indiscutível, de todo modo, a urgência de pôr em prática esse plano que PODE oferecer educação decente e igualitária às crianças.
b) fortalece uma ação cidadã, com o objetivo de ofertar educação decente e igualitária às crianças.
-
Sobre a letra C, o texto deixa claro que ela está perto de merecer e não que de fato ele merece.
-
A banca da Vunesp, infelizmente, sempre tem questões assim, subjetivas em questões que deveriam ser objetivas.
-
Uma coisa que eu já reparei nessa banca; ela nunca coloca uma questão para você apenas interpretar,
como 2+2 = 4 mas para se dizer onde está erro de regência colocação pronominal crase e assim por diante.
-
"Sobre a letra C, o texto deixa claro que ela está perto de merecer e não que de fato ele merece."
Pedro Guerra, o que o editorial diz que está perto de merecer é uma "nota de aprovação", o que não equivale dizer que está perto de merecer ser aprovada.
Note que "nota de aprovação" diz respeito à uma avaliação positiva sobre o progrma, enquanto ser aprovada diz respeito à uma ação pragmática. Entre ser aprovada ou rejeitada, o texto claramente se posicionada pela aprovação do projeto. E mais do que isso, se posiciona pela aprovação justamente com a justificativa de que entre não ter modelo nenhum e ter este, é melhor ter este.
Ou seja, a alternativa C está correta.
A questão dever ser anulada.
-
A letra C foi pegadinha:
c)merece ser aprovada, com a convicção de que é melhor ter essa base do que nenhuma.
No texto: A existência de um padrão pode ( indica possibilidade apenas )permitir a correção de desigualdades do aprendizado e avaliações melhores. A partir de um limiar mediano de clareza, ( apenas nessas condições)inteligência pedagógica e pragmatismo, qualquer modelo é melhor do que nenhum.
Ou seja, "qualquer modelo é melhor do que nenhum" em determinadas condições e não " com a convicção" .
c)merece ser aprovada, com a convicção de que é melhor ter essa base do que nenhuma.
Não há convicção, apenas uma hipótese. O argumento da letra C portanto extrapola o sentido do texto ...
GAB-b)fortalece uma ação cidadã, com o objetivo de ofertar educação decente e igualitária às crianças.
-
o cara que eladorou esta questão não deve ter mãe
-
Já acho que a "A" é a mais correta. Mas enfim, menos choro, mais luta. A banca não quer saber dos nossos devaneios. Pra frente, sempre!
-
Estou preocupada...antes com apenas uma lida eu acertava...agora terei que conferir sempre no texto a resposta correta, ainda bem que as questões de interpretação de texto são as únicas cujas respostas constam no caderno de prova kkkk. Alice obrigada pela dica: " Excesso de confiança também faz perder questão de prova". Foco, força e fé!!!
-
Na minha opinião a letra C não pode ser, pois no comando da questão pede de acordo com o editorial, ou seja, a informação está no texto.(O excesso de assuntos dificulta abordagens mais aprofundadas e criativas. se fosse para inferir poderia ser letra A. gabrito: C
-
a) pode comprometer a qualidade da educação, com o excesso de assuntos nela previstos.
"O programa ainda se mostra extenso em demasia, não muito diferente do que se viu nas escolas das últimas décadas, quando raramente foi cumprido. O excesso de assuntos dificulta abordagens mais aprofundadas e criativas."
"A partir de um limiar mediano de clareza, inteligência pedagógica e pragmatismo, qualquer modelo é melhor do que nenhum."
-Realmente o texto comenta que o programa se mostra extenso, porém, não usa desse argumento para justificar que o programa possa comprometer a educação.
b) fortalece uma ação cidadã, com o objetivo de ofertar educação decente e igualitária às crianças. (Gabarito)
"É indiscutível, de todo modo, a urgência de pôr em prática esse plano que pode oferecer educação decente e igualitária às crianças."
c) merece ser aprovada, com a convicção de que é melhor ter essa base do que nenhuma.
"A partir de um limiar mediano de clareza, inteligência pedagógica e pragmatismo, qualquer modelo é melhor do que nenhum."
-O texto comenta que qualquer modelo é melhor do que nenhum, mas não usa desse argumento como principal motivo para a implantação do BNCC.
d) ameaça a qualidade do ensino, com base na ideia de que raramente será cumprida.
"O programa ainda se mostra extenso em demasia, não muito diferente do que se viu nas escolas das últimas décadas, quando raramente foi cumprido. O excesso de assuntos dificulta abordagens mais aprofundadas e criativas."
- Apesar das dificuldades que serão enfrentadas, o próprio texto comenta que qualquer modelo é melhor do que nenhum.
e) recupera a esperança de uma educação de qualidade, com sua semelhança à Constituição.
"A BNCC lembra a Constituição de 1988. Detalhista, arrojada e generosa, mas de difícil aplicação imediata e integral. "
-A analogia é usada apenas para confirmar o fato de que, apesar de muito bom, assim como a Constituição, é muito difícil a implementação do modelo BNCC.
-
Expressão mais subjetiva que "educação decente" não há.
-
Gabarito: B.
Apesar do editorial considerar a importância da ausência de padrão para aprovação, não coloca tal fator como determinante.
-
ALTERNATIVA A – ERRADA – O texto entende que a implementação da BNCC poderá trazer benefícios para a educação, como a correção de desigualdades do aprendizado e avaliações melhores. Tudo isso, apesar do seu conteúdo extenso.
ALTERNATIVA B – CERTA – É o que fica bem claro no trecho: “É indiscutível, de todo modo, a urgência de pôr em prática esse plano que pode oferecer educação decente e igualitária às crianças.”.
ALTERNATIVA C – ERRADA – Sutil o erro! O texto não afirma que a BNCC merece ser aprovada, mas sim que ela “está perto de merecer nota de aprovação”.
ALTERNATIVA D – ERRADA – O autor mostra preocupações com o cumprimento da BNCC, mas isso não o impede de afirmar sua implementação pode trazer benefícios à educação.
ALTERNATIVA E – ERRADA – A semelhança com a Constituição se deve ao fato de a BNCC ser extensa, detalhista e de difícil implementação. Assim, tal semelhança não é um sinal positivo, mas negativo no que diz respeito à busca por uma educação de qualidade.