SóProvas


ID
2604406
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Conversa ao vivo


      Estão multiplicando-se os bares e os restaurantes que oferecem, como irresistível atração, “música ao vivo”. Temo que eles alcancem, mais do que uma hegemonia, uma unanimidade. Temo que chegue o dia em que nada mais se converse à mesa, por conta desse discutibilíssimo privilégio de se ouvir música alta enquanto se bebe e se come. Para uma conversa, sempre restará, é verdade, o recurso da leitura labial – mas não farão falta o timbre e a entonação da voz da pessoa amiga?

      Vejo esse hábito de “animar” com muitos decibéis de música imposta os lugares em princípio concebidos para o lazer e a sociabilidade como uma dessas extravagâncias que acabam se fazendo naturais. Enormes receptores de TV se associam, por vezes, ao show de estímulos que nos distraem da nossa companhia, do que temos a pensar, a dizer e a ouvir. Uma espécie de confusa obrigação de festa e alegria ruidosa vai-se impondo aos passivos frequentadores, que acabam se esquecendo da boa recompensa que pode haver numa estimulante “conversa ao vivo”, na qual as palavras mesmas, as nossas e as alheias, constituem a música e o sentido de estarmos juntos.

                                                                     (TENÓRIO, Adalberto. inédito

Está plenamente correta a pontuação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • a) Espante-se quem quiser, mas a música alta é proposta como atração irresistível em alguns desses estabelecimentos modernos (corrigida).  

    b) As boas e saudosas conversas já não podem ter lugar quando, em certos estabelecimentos, impera a tal da música ao vivo, ruidosa e invasiva (correta).

    c) Durante uma boa conversa, não importa onde se esteja, as palavras são também música, a voz é, em si mesma, carregada de expressão (corrigida). 

    d) Existe realmente quem ache um privilégio frequentar os bares cuja principal atração é a música incrivelmente ruidosa? (corrigida)

    e) Caso alcance mais do que hegemonia, uma unanimidade, essa tendência crescente da música ao vivo, ficaremos em casa para poder conversar (sei lá o sentido dessa kkkkkk).

  • Cada comentário, uma resposta diferente.

    Affffffff

     

  • B!!!!!

  • Complementando

     

     

     

    Questão de uso da vírgula tome alguns cuidados necessários:

     

     

     

    Evite:

     

    1) Separar o sujeito do verbo

     

    2) Separar o verbo de seu complemento

     

    3) Separar o nome do seu complemento nominal

     

    4) Separar o nome do seu adjunto adnominal

     

     

     

     

    Procure:

     

    1) Usar vírgula para marcar intercalação de: ADJUNTO ADVERBIAL, CONJUNÇÕES e EXPRESSÕES EXPLICATIVAS/CORRETIVAS.

     

    2) Usar vírgula para isolar APOSTO e VOCATIVO.

     

    3) Usar vírgula para marcar ELIPSE(omissão) do VERBO.

     

    4) Usar vírgula para separar entre sí ELEMENTOS COORDENADOS(dispostos em um enumeração)

     

    5) Usar vírgula para marar INVERSÃO de ADJUNTO ADVERBIAL (no começo da oração)

     

     

     

     

    Obs: O caso 5, é o que se chama de HIPÉRBATO, que é a alteração da ordem natural da frase( suj-vb-complt-adj advb). Estude muito isso.. FCC tem uma tara sexual enorme por esse fenômeno.

     

     

    Obs2: Não é um rol taxativo, são casos mais habituais. Pode se aprofundar mais..

     

     

     

     

     

     

    Quanto a questão.. de modo bem resumido (colocando os ERROS mais visíveis...podem completar):

     

     

     

     

     

    (a) Espante-se, ) quem quiser, mas a música alta é proposta como atração irresistível, em alguns, desses estabelecimentos modernos.  

     

     

     

    (c) Durante uma boa conversa não importa onde se esteja, as palavras são também música, a voz é em si mesma ( , ) carregada de expressão. 

     

     

     

    (d) Existe realmente ( , ) quem ache um privilégio frequentar os bares, cuja principal atração, é a música incrivelmente ruidosa? 

     

     

     

    (e) Caso alcance mais (, ) do que hegemonia uma unanimidade ( , ) essa tendência crescente da música ao vivo, ficaremos em casa para poder conversar. 

     

     

     

     

     

    GABARITO LETRA B

  • Comentário do Tomoyo Daidouji é o melhor!

  • Galera na letra B a vírgula não deveria estar antes da palavra QUANDO?

    Poderiam explicar a mim pelo amor de Deus!

  • Joel Santos, coloque a frase completa como você acha que poderia ficar, a fim de que possamos avaliar.

  • Joel Santos, nesse caso a vírgula é FACULTATIVA, pois está na ordem direta ( Sujeito + Verbo+ Complemento + Adj Adverbial)

     

    As boas e saudosas conversas(SUJEITO) já não podem ter(VERBO) lugar (COMPLEMENTO) quando(INÍCIO DO ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO- aqui antes do "quando" a vírgula é facultativa, pois como falei está na ORDEM DIRETA) , em certos estabelecimentos, impera a tal da música ao vivo, ruidosa e invasiva. 

     

    Qualquer erro, avisem-me. Ninguém é de ferro. Bons estudos.

  • Fiz as correções. Vi que a minha resposta está diferente de alguns colegas. Indiquei para comentário!! Vamos ver!!

    a) Espante-se quem quiser, mas a música alta é proposta como atração irresistível, em alguns desses estabelecimentos modernos.

    b) As boas e saudosas conversas já não podem ter lugar quando, em certos estabelecimentos, impera a tal da música ao vivo, ruidosa e invasiva. 

    c) Durante uma boa conversa, não importa onde se esteja, as palavras são também música, a voz é, em si mesma, carregada de expressão. 

    d) Existe, realmente, quem ache um privilégio frequentar os bares, cuja principal atração é a música incrivelmente ruidosa?

    e) Caso alcance mais do que hegemonia, uma unanimidade, essa tendência crescente da música ao vivo, ficaremos em casa para poder conversar.  

  • ALTERNATIVA A: Esta alternativa contém um erro básico, que é a separação entre sujeito (quem quiser) e predicado (espante-se) por vírgula. Outro erro visível é a separação do adjunto adverbial “em alguns desses estabelecimentos modernos” em duas parcelas, o que não é permitido. Item inadequado.

    ALTERNATIVA B: Alternativa correta. Poderia gerar confusão a vírgula depois de “ao vivo”, contudo ela se mostra adequada porque “ruidosa e invasiva” tem valor explicativo, e não restritivo. Além disso, o uso das vírgulas em “em certos estabelecimentos” também se mostra correto, já que temos um adjunto adverbial intercalado.

    ALTERNATIVA C: Temos dois erros. Primeiro, o termo “durante uma boa conversa”, por ser um adjunto adverbial longo no início da frase, precisa ser separado por vírgula. Depois, “carregada de expressão” não pode ser separada por virgula do verbo “é”, já que se tem aí um predicativo do sujeito separado do verbo de ligação, o que é incorreto. Item incorreto.

    ALTERNATIVA D: Alternativa com três erros. O primeiro consiste na separação entre o verbo “existe” e o seu sujeito “quem ache...”. O segundo erro diz respeito à incoerência semântica gerada pelo isolamento do adjunto adnominal, o que proporia um entendimento de que todos os bares apresentam música ruidosa e invasiva. Contudo, nem todos os bares têm como principal atração uma música ruidosa, devendo, portanto, existir um adjunto adnominal restritivo, sem vírgulas. Por fim, a separação do sujeito “atração” do seu verbo “é” é um erro bem evidente.

    ALTERNATIVA E: A vírgula depois de “mais” não deveria estar ali posicionada, pois separaria a expressão “mais do que”, o que não é permitido. A vírgula deveria ser reposicionada depois de “hegemonia”.