SóProvas


ID
2604589
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma frase redigida com clareza e em conformidade com a norma-padrão da língua é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 

     

     a) A teoria do caos, EM que alterações mínimas no presente podem acarretar mudanças drásticas no futuro, dá suporte à ideia DE que não SE pode fazer previsão meteorológica a longo prazo. 

     

     b) A composição das estrelas já não SE trata de um mistério para o homem comum, mas no início do século XIX era um conhecimento inacessível mesmo Àqueles cientistas mais dedicados. 

     

     c) Em 1900, lorde Kelvin, cientista respeitabilÍssimo à época, chegou a alegar que não haveria mais nada novo A ser produzido pela física, com exceção de medidas mais precisas. 

     

     d) As limitações do conhecimento humano, que continuamente os cientistas estão expostos, são ao mesmo tempo, entrave e estimulo para que eles possam dar continuidade A seus estudos. 

     

     e) Marcus du Sautoy, cujo livro ainda não foi traduzido para o português, demonstra estar consciente de que toca em questões complexas ao discorrer sobre os limites do conhecimento humano. 

     

  • e) Marcus du Sautoy, cujo livro ainda não foi traduzido para o português, demonstra estar consciente de que toca em questões complexas ao discorrer sobre os limites do conhecimento humano.

    Há uma relação de posse entre livro e SAUTOY, assim o emprego do pronome CUJO está correto.

    Concordância nominal corretamente empregada na alternativa.

  • a) Errado. A teoria do caos, EM que alterações mínimas no presente podem acarretar mudanças drásticas no futuro, dá suporte à ideia DE que não SE pode fazer previsão meteorológica a longo prazo.

     

    b) Errado. A composição das estrelas já não SE trata de um mistério para o homem comum, mas no início do século XIX era um conhecimento inacessível* mesmo Àqueles cientistas mais dedicados.

    *Inacessível a

     

    c) Errado. Em 1900, lorde Kelvin, cientista respeitabilÍssimo à época, chegou a ALEGAR QUE* não haveria mais nada novo A ser produzido pela física, com exceção de medidas mais precisas. 

    *Alegar é VTD. Ou seja, alegar "de" que tá errado.

     

    d) Errado. As limitações do conhecimento humano A que continuamente os cientistas estão expostos* são, ao mesmo tempo, entrave e estimulo para que eles possam dar continuidade* A seus estudos.

    *Expostos a

    *Dar continuidade a

     

    e) GABARITO

     

    Se estiver errado, corrija-me

    Bons estudos!!!

  • Letra (e)

     

    Quanto as letras:

     

    a) Errado. A teoria do caos, em que alterações mínimas no presente podem acarretar mudanças drásticas no futuro, dá suporte à ideia de que não SE pode fazer previsão meteorológica a longo prazo.

     

    b) Errado. A composição das estrelas já não SE trata de um mistério para o homem comum, mas no início do século XIX era um conhecimento inacessível* mesmo àqueles cientistas mais dedicados.

     

    Um dos motivos delas estarem erradas - explicando, diante do que já foi exposto pelo os colegas - é que (não) é uma palavra atrativa, por isso que a partícula (se) foi antecipada.

  • D) Também a falta de acento em ESTÍMULO, rs. é algo básico, mas também torna a questão incorreta.

  • Entendi a reescrita da letra (E) da seguinte forma: 

    (e) As limitações do conhecimento humano que continuamente os cientistas estão expostos são, ao mesmo tempo, entrave e estimulo para que eles possam dar continuidade em seus estudos.

    REESCRITA. Os cientistas estão expostos às limitações do conhecimento humando que são, ao mesmo tempo, entrave e estímulo para que eles possam dar continuidade a seus estudos.

    AS LIMITAÇÕES: complemento nominal de expostos.

    QUE: pronome relativo na função de sujeito.

    ENTRAVE E ESTÍMULO: predicativo do sujeito composto, preferência é que a concordância do verbo ser seja no plural.

     

  • Destacarei apenas os erros que saltam à vista. 

     

    a) A teoria do caos, que alterações mínimas no presente podem acarretar mudanças drásticas no futuro, dá suporte à ideia que não pode-se fazer previsão meteorológica a longo prazo;

    Palavra com valor negativo exige pronome proclítico, isto é, anteposto ao verbo. Correção: "que não se pode fazer..." 

     

    b) A composição das estrelas já não trata-se de um mistério para o homem comum, mas no início do século XIX era um conhecimento inacessível mesmo aqueles cientistas mais dedicados. 

    Questão idêntica ao caso supracitado, além de faltar um acento grave no pronome "aqueles." Correção: "Já não se trata de um..." e "àqueles".

     

    c) Em 1900, lorde Kelvin, cientista respeitabilissimo à época, chegou a alegar de que não haveria mais nada novo à ser produzido pela física, com exceção de medidas mais precisas;

    Verbo "alegar" não rege nenhuma preposição, uma vez que atua como transitivo direto. Correção: "Chegou a alegar que..."

     

    d) As limitações do conhecimento humano que continuamente os cientistas estão expostos são, ao mesmo tempo, entrave e estimulo para que eles possam dar continuidade em seus estudos. 

    Faltam as vírgulas isolando a oração explicativa, há um erro de regência e a expressão "dar continuidade" é seguida de preposição "a".  Correção: "As limitações do conhecimento humano, a que continuamente os cientistas estão expostossão, ao mesmo tempo, entrave e estimulo para que eles possam dar continuidade aos seus estudos;

     

    e) Gabarito.

     

    Letra E

  • Vou me limitar apenas à letra A. Porque o ERRO é igual à notícia RUIM se espalha numa fração de segundo!

     

    OBS: a oração adjetiva, na alternativa A, é de POSSE, meu povo!

     

    a) A teoria do caos, CUJAS alterações mínimas no presente podem acarretar mudanças drásticas no futuro, dá suporte à ideia DE que não SE pode fazer previsão meteorológica a longo prazo. 

     

    O resto abaixo que colocou EM QUE está equivocado!

     

    Fika esperto no detalhe, pois a regra todo mundo já sabe!

     

  • Não sou boa em português, principalmente quando o assunto é a vírgula e a concordância verbal e nominal, mas consegui acertar descartando as alternativas em que o " não " não “puxou” o pronome

    Palavra negativa atrai pronome > Nade me faz, não se trata.

    Já a questão D, foi por conta do acento: estimulo: Estímulo.

  • Consegui matar a questão entre as letras "d" e "e", através da regência da expressão dar continuidade, dá continuidade a que? , e não em que.

     

  •  a) A teoria do caos, que alterações mínimas no presente podem acarretar mudanças drásticas no futuro, dá suporte à ideia que não pode-se fazer previsão meteorológica a longo prazo. 

    .

    # Advérbio obriga a colocação pronominal antes do verbo, ou seja, o uso  da aplócase. Assim, o correto é: "não se pode". 

    .

     b) A composição das estrelas já não trata-se de um mistério para o homem comum, mas no início do século XIX era um conhecimento inacessível mesmo aqueles cientistas mais dedicados. 

    .

    # Advérbio obriga a colocação pronominal antes do verbo, ou seja, o uso  da aplócase. Assim, o correto é: "não se trata". 

    .

     c) Em 1900, lorde Kelvin, cientista respeitabilissimo à época, chegou a alegar de que não haveria mais nada novo à ser produzido pela física, com exceção de medidas mais precisas. 

    .

    # Não se usa crase antes de verbos ou locuções verbais. Assim, o correto é: "a ser produzido".

    .

     d) As limitações do conhecimento humano que continuamente os cientistas estão expostos são, ao mesmo tempo, entrave e estimulo para que eles possam dar continuidade em seus estudos.

    .

    # A palavra continuidade pede complemento com a preposição "A".  Assim, o correto é: "continuidade a seus estudos". Não há crase por conta do pronome possessivo e mesmo sem ele o substantivo masculino no plural afasta o emprego do acento grave. Ademais, o uso de artigo definido antes de pronomes possessivos é facultativo, de forma que " A SEUS ESTUDOS ou AOS SEUS ESTUDOS" não apresentam erros no ponto de vista gramatical, contudo, o uso do artigo definido antes de pronomes possessivos trás um sentido de intimidade, enqunato que sua ausência deixa a oração com sentido mais formal.

    .

     e) Marcus du Sautoy, cujo livro ainda não foi traduzido para o português, demonstra estar consciente de que toca em questões complexas ao discorrer sobre os limites do conhecimento humano. 

  • A) não pode se. (atrativo)
    B) não trata se. (atrativo)
    C) novo à ser.  (erro de crase)
    D) Estímulo  (erro proparoxítona deve ser acentuado)

  • a) A teoria do caos, CUJAS  alterações mínimas no presente podem acarretar mudanças drásticas no futuro, dá suporte à ideia DE que não SE pode fazer previsão meteorológica a longo prazo. 

     

    b) A composição das estrelas já não SE trata de um mistério para o homem comum, mas no início do século XIX era um conhecimento inacessível mesmo Àqueles cientistas mais dedicados. 

     

    c) Em 1900, lorde Kelvin, cientista respeitabilÍssimo à época, chegou a alegar que não haveria mais nada novo A ser produzido pela física, com exceção de medidas mais precisas. 

     

    d) As limitações do conhecimento humano, que continuamente os cientistas estão expostos, são ao mesmo tempo, entrave e esimulo para que eles possam dar continuidade A seus estudos. 

     

    e) Marcus du Sautoy, cujo livro ainda não foi traduzido para o português, demonstra estar consciente de que toca em questões complexas ao discorrer sobre os limites do conhecimento humano. 

  • Para mim ficaria assim:

     

     

    d) As limitações do conhecimento humano,    que continuamente os cientistas estão expostos,    são,    ao mesmo tempo,   entrave e esimulo para que eles possam dar continuidade AOS seus estudos. 

     

     

    Um abraço!

     

     

     

    "Aquele que não tem coragem de assumir riscos não alcançará nada na vida"

     

     

     

  • Quando está exposto, está exposto AAAAAAAAAAAAAAA alguma coisa. Desta forma, é um verbo transitivo Indireto, PELO QUE requer a preposição A.

  • Cássio Rocha só toma cuidado o PARA QUE  da alternativa ''d'' é uma conjunção de finalidade, pode ser substituído po A FIM DE QUE e inicia uma oração subordinada adverbial de fianlidade o QUE nesse caso não é pronome ele faz parte da conjunção PARA QUE. Só fica a dica.

  • questão simples, dificil ou bem dificil???

     

    pra min, bem dificil. kkkkk  

  • Min de minuto?

  • a) não atrativo ------> NÃO SE PODE...

    b) não atrativo ------> NÃO SE TRATA...

    c) Alegar (VTD) ------> quem alega, alega alguma coisa.

    d) Estímulo -----> proparoxítona deve ser acentuado

    e) Correto

  • na verdade quando se analisa essas questões tem que ver tudo: crase,acentuação,concordancia, regencia, colocação pronominal... agora vai fazer isso na hora da prova, diferentemente das questões da vunesp que já explicita o que quer no enuciado, mas o jogo segue vem tribunal...

  • LINDA QUESTÃO

  • Está classificada errada. Eu vi pontuação , colocação pronominal, regencia e quase nada de concordancia 

  • pô, errei porque jurava que "consciente" tinha acento circunflêxo

  • O termo `nao` é palavra atrativa.

    Respeitabilíssima!!!!!! há acento.

    Estímulo X estimulo sao palavras diferentes!!!

     

  • Questão capciosa, bem detalhista nos erros gramáticais. Muita atenção e calma para responder !

  • Questão bem tranquila; basta ler bem os erros gramaticais e os fatores de atração dos pronomes.

  • OS CARAS DA FCC AGORA DERAM DE MISTURAR 5 ASSUNTOS EM APENAS UMA QUESTÃO, AGORA FERROU KK

  • LETRA E

     

     

    (A) está errada, pois o pronome relativo deve ser empregado na função de adjunto adverbial de conformidade (segundo a qual).Além disso, o substantivo ”ideia” rege a preposição ”de” e o advérbio “não" é palavra atrativa e não permite a ênclise ao verbo auxiliar.

     

    A teoria do caos, segundo a qual alterações mínimas no presente podem acarretar mudanças drásticas no futuro, dá suporte à ideia de que não se pode fazer previsão meteorológica a Iongo prazo.

     

     

     (B) está errada, pois o advérbio "não" é palavra atrativa e forma a próclise. Ainda assim, haveria erro, tendo em vista que o verbo "trata" é transitivo indireto, o pronome "se” é o índice de indeterminação do sujeito, o que é incoerente, pois o sujeito “A composigao das estrelas”está expresso. Assim, devemos excluir tal pronome ou até mesmo podemos substituir “trata-se de” pelo verbo "é". Ademais, o adjetivo ”inacessivel” rege a preposição "a". Por fim, o adjunto adverbial intercalado e de grande extensão “no início do século XIX” deve ficar entre vírgulas.

     

    A composição das estrelas já não é um mistério para o homem comum, mas, no início do século XIX, era um conhecimento inacessivel mesmo àqueles cientistas mais dedicados.

     

     

    (C) está errada, pois a proparoxítona deve ser acentuada. Além disso, o verbo ”alegar” não rege preposição "de". Ademais, não há crase diante de verbo.

     

    Em 1900, Iorde Kelvin, cientista respeitabilíssimo a época, chegou a alegar que não haveria mais nada novo a ser produzido pela fisica, com exceção de medidas mais precisas.

     

     

    (D) está errada, pois ”expostos” rege a preposição “a”, a qual deve estar diantedo pronome relativo "que" formando o complemento nominal. A proparoxitona deve ser acentuada.O verbo "dar” rege a preposição ”a”.

     

    As limitações do conhecimento humano a que continuamente os cientistas estão expostos são, ao mesmo tempo, entrave e estímulo para que eIes possam dar continuidade a seus estudos.

     

     

    (E) é a correta. Note que os verbos concordam com seus respectivos sujeitos, a dupla virgula separa a oração subordinada adjetiva explicativa ”cujo livro ainda não foi traduzido para o português”.

     

    Marcus du Sautoy, cujo livro ainda não foi traduzido para o português, demonstra estar consciente de que toca em questões complexas ao discorrer sobre os limites do conhecimento humano.

     

     

    Prof Décio Terror

  • Nunca sei ao certo qual regra é, mas sei que uma pronome oblíquo vindo depois de um ''não'', não é correto kkkkkkk

  • TENHA FOCO!

    A QUESTÃO EXIGE CONHECIMENTO, MAS NÃO É DIFICIL. É APENAS COMPLEXA (GRANDE)

    FCC EXPLOROU OS SEGUINTES ASSUNTOS:

    A) ERRO DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL

    B) ERRO DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL

    C) ERRO DE ACENTUAÇÃO (ACENTO TÔNICO E GRAVE DA CRASE)

    D)ERRO DE ACENTUAÇÃO E ERRO DE REGÊNCIA

    E) PASSOU POR TUDO SABENDO MESMO? MARCA O GABARITO SEM LER A ''E''.KKKKK SÓ RESTOU ESSA ALTERNATIVA..KKKK

    OBS: ESTUDE TODOS ESSES ASSUNTOS É O QUE SEMPRE CAI.

    O COMENTARIO DA GUIL TA TOP...

    GABARITO: E