SóProvas


ID
2607160
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        Ciência e esoterismo


      Como físico, não cabe a mim tentar explicar o porquê da irresistível atração que tantas pessoas têm pelo esoterismo, pelo que está além do que chamamos de fenômenos naturais. Mas posso ao menos oferecer uma conjectura. Por trás desse fascínio encontramos nosso próprio desejo de nos situarmos melhor emocional ou profissionalmente em nossas vidas. Nesse sentido, a atração pelo esoterismo força as pessoas a uma autorreflexão que pode ser muito importante como veículo de autoconhecimento.

      Mas como físico cabe a mim fazer o papel de chato e argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural. O fato é que as “provas” que costumam ser oferecidas, nesses casos, misteriosamente se recusam a sobreviver quando testadas no laboratório sob o escrutínio do cientista ou após uma análise quantitativa mais detalhada. Os cientistas não precisam “acreditar” nos resultados de outro cientista: basta repetir o experimento em seu próprio laboratório, em condições idênticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados.

(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 43-44) 

Está correta a seguinte observação relativa a um procedimento da redação desse texto:

Alternativas
Comentários
  • Essa letra (b)...posso estar errado, mas para mim, a letra (b) é a correta..

  • a) ERRADA. Reiterar: dizer ou fazer novamente; insistir, repetir, renovar. Não é sinônimo de oferecer.

    b) ERRADA. As aspas foram empregadas com sentido irônico, deixando a entender que as "provas" não são provas de fato ou provas concretas.
    c) ERRADA. O autor não se mostra atraído pelas crenças, confome trecho " cabe a mim fazer o papel de chato e argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural ".
    d) ERRADA. Termo "papel de chato" é de uso informal.
    e) CORRETA. Há ironia, pois não há mistério sobre as razões das ditas "provas" não sobreviverem. O esoterismo provém do "nosso próprio desejo de nos situarmos melhor emocional ou profissionalmente em nossas vidas" e não é uma ferramenta válida para interpretar o mundo físico, "...argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural".

    "Eu não quero acreditar, eu quero conhecer." (Carl Sagan)

  • a ironia pode ser uma oposição ou diferença.

    “provas” que costumam ser oferecidas, nesses casos, misteriosamente se recusam a sobreviver.

    as aspas na palavra provas exprime exatemente essa ironia, pois se tem prova como se recusa a sobreviver?

    é o que penso!

     

  • Tiago Costa, as aspas em provas foram empregadas no sentido de ironia. O autor não acredita em esoterismo e acha que as provas produzidas por ele são incompletas, abstratas.

  • De novo a expressão CONJECTURA na FCC:/

    CONJECTURA = HIPÓTESE

     

    CONJECTURA = HIPÓTESE

     

    CONJECTURA = HIPÓTESE

     

    CONJECTURA = HIPÓTESE

     

  • letra e,reporta ironia

  • a) E - reitirar = repetir. Note que ele irá contrapor a hipótese tida como verdade.
    b) E - o autor está sendo irônico, uma vez que elas caem por terra quando testadas no laboratório, ou seja, não são provas.
    c) E - ele explica somente o porquê de tantas pessoas procurarem o esoterismo: se situarem melhor emocioonalmente ou profissionalmente. 
    d) E - quer dizer que ele irá argumentar contra fatos (que os esotéricos acreditam como verdade), ou seja, fazer o papel do advogado do diabo. 
    e) C.