-
GABARITO E
A vírgula, em "para a sobrevivência da biodiversidade, dos trabalhadores e das áreas nativas" e "havia desmatamento, queimadas, caça e pesca predatórias"; tem a mesma ideia de isolar elementos com a mesma função sintática na frase.
Correta, pois ambas estão separando elementos coordenados de uma única função (dispostos em enumeração)
-
Marquei a E por ter mais certeza que ela estava correta, mas confesso que não sei qual o erro da C...alguém sabe ajudar?
-
Qual erro da C?
-
o gabarito correto é a C. No gabarito E as vírgulas separam enumeração de Objetos INDIRETOS na primeira parte e na segunda enumeram Objetos DIRETOS. NÃO tendo assim a mesma função sintática na frase.
-
achei que era a C
-
Emerson Balbinot, a alternativa E não diz que os elementos das duas frases são iguais. Veja:
"A vírgula, em "para a sobrevivência da biodiversidade, dos trabalhadores e das áreas nativas" e "havia desmatamento, queimadas, caça e pesca predatórias"; tem a mesma ideia de isolar elementos com a mesma função sintática na frase."
Em cada frase, os elementos de mesma função sintática são separados.
-
Letra E
O erro da C é o "continuamente". Nesse contexto, ele traz uma ideia de mudança contínua, que nunca para e isso faz com que mude um pouco o sentido.
A mudança de sentido é muito sutil, quase imperceptível.
.
Em resposta ao colega Emerson, a vírgula possui estas funções:
"A vírgula é um sinal de que exerce três funções básicas:
1 - Marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura;
2- Enfatizar e/ou separar expressões e orações;
3- Impedir qualquer ambiguidade.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vírgula
Ou seja, na letra E, ela está realmente separando expressões e orações. Na questão, não exige que se analise se o objeto é direto ou indireto, então não é necessário fazer esta análise para responder.