SóProvas


ID
2613184
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          Capítulo LXVIII / O Vergalho


      Tais eram as reflexões que eu vinha fazendo, por aquele Valongo fora, logo depois de ver e ajustar a casa. Interrompeu-mas um ajuntamento; era um preto que vergalhava outro na praça. O outro não se atrevia a fugir; gemia somente estas únicas palavras: — “Não, perdão, meu senhor; meu senhor, perdão! ” Mas o primeiro não fazia caso, e, a cada súplica, respondia com uma vergalhada nova.

      — Toma, diabo! dizia ele; toma mais perdão, bêbado!

      — Meu senhor! gemia o outro.

      — Cala a boca, besta! replicava o vergalho.

      Parei, olhei... Justos céus! Quem havia de ser o do vergalho? Nada menos que o meu moleque Prudêncio, — o que meu pai libertara alguns anos antes. Cheguei-me; ele deteve-se logo e pediu-me a bênção; perguntei-lhe se aquele preto era escravo dele.

      — É, sim, nhonhô.

      — Fez-te alguma cousa?

      — É um vadio e um bêbado muito grande. Ainda hoje deixei ele na quitanda, enquanto eu ia lá embaixo na cidade, e ele deixou a quitanda para ir na venda beber.

      — Está bom, perdoa-lhe, disse eu.

      — Pois não, nhonhô. Nhonhô manda, não pede. Entra para casa, bêbado!

(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo, Ática, 1990. p. 83.)

Dentre os trechos destacados a seguir, assinale o par que demonstra – por meio da linguagem – a diferença social e cultural entre as personagens.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Por que não é a letra C?

  • GABARITO B.

    .

     

    Passei o ensino médio fingindo pra professora que lia esse livro. Pensei que tinha ficado livre.... Perseguição. Psicopatia!

    .

     

    A - INCORRETA. As duas frases foram ditas por Bráz Cubas. Na primeira, ele fala de si mesmo. Na segunda, ele comenta o som emitido pelo bêbado-escravo que apanhava. Rico ou pobre emite os mesmo sons: aiiiiiii! Não há como fazer diferença social e cultural sobre a fala de narração de si mesmo e de outro personagem emitindo sons.

    .

    B - CORRETA. Só Machado de Assis!  Interrrompeu-mas = Um ajuntamento interrrompeu as minhas reflexões. Tem que ser um conhecedor (mala) da língua para usar uma coisa dessa. Logo = pessoa de cultura e de bom nível social. Fonte: Professor Felipe do Estratégia.

    .

    "Ainda hoje deixei ele na quitanda" = Coloquialismo. O correto seria: "Ainda hoje o deixei na quitanda".

    Responsável pela frase: moleque Prudêncio. Ele era um escravo liberto do Pai do Brás Cubas. Havia sido libertado há alguns anos. Isso tá no texto.

     

     C - INCORRETA. A linguagem é toda perfeita e as duas frases são ditas por Brás Cubas. Não têm dois personagens.

    .

    D - INCORRETA. a Primeira frase foi dita pelo ex-escravo Prudêncio e a segunda pelo atual escravo bêbado. Mesmo nível social e cultural.

    .