SóProvas


ID
2614396
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública (atividades-meio), aprovado pelo Conselho Nacional de Arquivos, deve ser adotado pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, em razão do disposto no parágrafo 1º, artigo 18, do decreto n. 4.073, de 3 de janeiro de 2002.

Em relação a esse instrumento, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Método duplex
    Nesse método a documentac;ao é dividida em classes, conforme os assuntos, partindo-se do genero para a espécie e desta para a minúcia.
    Este método remove a dificuldade apresentada pelo método decimal relativamente a previsao antecipada de todas as atividades, pois o plano inicial
    nao precisa ir além das necessidades imediatas, sendo abertas novas classes a
    medida que outras necessidades forero surgindo. Embora .a quantidade de dasses seja ilimitada, exige-se, porém, muito cuidado para nao serem abertas pastas para assuntos, como primárias, de assuntos já incluídos ero subclasses.
    Exemplo: Urna instituic;ao é criada coro a fmalidade de promover pesquisas e cursos, e editar publicac;óes técnicas. Conseqüentemcmte, seu arquivo
    terá inicialmente as seguintes classes principais:
    l. Pesquisas
    2. Cursos
    3. Publicac;óes
    FONTE: Paes, Marilena Leite

     

  • O Método é o decimal e não duplex.

  •  Elaboração do código de classificação (pg 36 - Gestão de documentos)

    O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio, aprovado pelo Conarq, deve ser adotado pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, em razão do disposto no parágrafo 1o, artigo 18, do decreto n. 4.073, de 3 de janeiro de 2002.

    Nesse código de classificação, as funções, atividades, espécies e tipos documentais, denominados, genericamente, assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos, de acordo com as funções e atividades

    desempenhadas pelo órgão ou entidade. Em outras palavras, os assuntos recebem códigos numéricos que refletem a hierarquia funcional do órgão ou entidade, definida por meio de classes, subclasses, grupos e subgrupos, partindo-se sempre do geral para o particular.

    Para este instrumento técnico, adotou-se o modelo de código de classificação decimal. O sistema decimal de classificação consiste num código numérico dividido em dez classes, estas, por sua vez, em dez subclasses, e assim sucessivamente. As dez classes principais são representadas por um número inteiro, composto de três algarismos:

    Classe 000; Classe 100; Classe 200; Classe 300; Classe 400;

    Classe 500; Classe 600; Classe 700; Classe 800 e Classe 900

    As classes principais correspondem às grandes funções desempenhadas pelo órgão ou entidade. Elas são divididas em subclasses, e estas, por sua vez, em grupos e subgrupos, que recebem códigos numéricos, de acordo com o sistema decimal.

    O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio possui duas classes comuns a todos os órgãos ou entidades: a classe 000, referente aos assuntos de Administração-geral, e a classe 900, correspondente a Assuntos diversos.

    As demais classes, 100 a 800, destinam-se às atividades-fim do órgão ou entidade. Estas classes não são sempre as mesmas, e cabe aos respectivos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal sua elaboração, de acordo com as orientações técnicas do Arquivo Nacional. Estas classes, como determina o artigo 18 do decreto n. 4.073, de 2002, necessitam da aprovação do Arquivo Nacional para serem implantadas nos órgãos e entidades.


    FONTE: Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal. -- Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011.


  • Resposta alternativa A - A codificação utilizada é a do modelo duplex(aqui está o erro), que permite expansão indefinida de classes .

    A codificação utilizada é a do modelo decimal.

    Como o próprio nome indica, o sistema decimal de classificação por assuntos constitui-se num código numérico dividido em dez classes e estas, por sua vez, em dez subclasses e assim sucessivamente.

    http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Codigo_de_classificacao.pdf

  • Na classificação, procedimento que utiliza números correspondentes à distribuição hierárquica dos documentos em 10 grandes classes, cada uma das quais se reparte em 10 subclasses e assim por diante.