SóProvas


ID
2616601
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O controle da Administração Pública consiste em mecanismos jurídicos através dos quais é efetuada a fiscalização da própria atividade administrativa. Este controle, conforme lecionam os juristas, é classificado de acordo com diferentes critérios. A respeito da classificação do controle da Administração Pública é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) O controle judicial é exercido pelos Tribunais de Conta.

    Os Tribunais de Contas exercem controle legislativo, não judicial.

     

    b) O controle legislativo é realizado exclusivamente pelos Tribunais de Conta.

    O controle legislativo é realizado pelo Poder Legislativo com auxílio do Tribunal de Contas.

     

    c) O controle a priori é realizado antes de que seja realizado o próprio ato controlado. CORRETA

     

    d) O controle de mérito, baseado na conveniência e oportunidade dos atos, é realizado pelo Judiciário.

    O Poder Judiciário realiza o controle de legalidade dos atos administrativos, não lhe cabendo a análise de conveniência e oportunidade.

     

    GABARITO LETRA C)

  • Bom comentário Amanda!

    Só vou corrigir uma coisinha: o gabarito é a letra C. :)

  • Quanto ao Momento

    Þ     Controle Prévio (A Priori): é aquele exercido ANTES da prática ou consumação do ato administrativo, possui natureza preventiva. Ex: aprovação pelo Senado Federal da escolha de ministros do STF.

    Þ     Controle Concomitante (Pari Passu): efetuado no momento em que a ato administrativo está sendo executado, possui natureza preventiva. Ex: Fiscalização da execução de um controle de um contrato administrativo; acompanhamento de uma licitação pelo órgão de controle.

    Þ     Controle Posterior ou Subsequente (Aposteriori): é aquele exercido APÓS a conclusão do ato administrativo, possui natureza corretivo.  Ex: Homologação de um concurso publico.

    GAB - C     

  • Vejamos as opções:

    a) Errado:

    O controle judicial, na verdade, é exercitado pelos órgãos investidos da função jurisdicional, ou seja, daqueles integrantes do Poder Judiciário, o que não é o caso dos tribunais de contas, que, embora dotados de independência constitucional, atual como auxiliares do Poder Legislativo, na forma dos arts. 70 e 71 da CRFB.

    b) Errado:

    Os tribunais de contas, na realidade, auxiliam o Poder Legislativo, mas não detêm a exclusividade de tal espécie de controle. Na realidade, os órgãos do Legislativo, em especial o Congresso Nacional, exercem o denominado controle parlamentar direto, como se vê, por exemplo, da leitura do art. 49, V e X, da CRFB:

    "Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    (...)

    V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;

    (...)

    X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta;"


    c) Certo:

    De fato, o controle preventivo, também chamado de controle a priori, leva em conta o critério do momento em que é exercido. Cuida-se daquele que ocorre em momento anterior à prática do ato controlado. Ex: mandado de segurança preventivo.

    d) Errado:

    Ao Poder Judiciário é vedado exercer controle de mérito de atos administrativos, devendo, tão somente, se ater ao exame da legitimidade dos atos, isto é, verificação da conformidade do ato com a lei e o Direito.


    Gabarito do professor: C