Elaborada em 1928 pelo psicólogo americano Dr. William Moulton Marston e consolidada como uma importante ferramenta para profissionais de RH, a avaliação DISC estabeleceu quatro tipos básicos de padrões comportamentais — que se manifestam em maior ou menor grau em cada pessoa.
Após a aplicação de um questionário, é possível identificar o perfil profissional do avaliado conforme a predominância de um dos seguintes fatores: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).
De acordo com a teoria DISC, ao conhecer melhor suas características comportamentais, o profissional encontrará satisfação e obterá sucesso com maior facilidade se exercer atividades que se adequem ao seu perfil.
D = Dominância
Indica como você lida com problemas e desafios. Os principais descritores são: competitivo, decidido, direto, orientado para resultados.
EMOÇÃO: RAIVA
I = Influência
Indica como você lida com pessoas e as influencias. Os principais descritores são: confiante, inspirador, otimista, popular, sociável, confia nos outros.
EMOÇÃO: OTIMISMO
S = Estabilidade
Indica como você lida com mudanças e estabelece o seu ritmo. Os principais descritores são: agradável, bom ouvinte paciente, sincero, constante, membro de equipe, estável.
EMOÇÃO: NÃO DEMONSTRAR EMOÇÕES
C = Conformidade
Indica como você lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros. Os principais descritores são: preciso, analítico, perfeccionista, cuidadoso e minucioso.
EMOÇÃO: MEDO