SóProvas


ID
2627713
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Mobilidade urbana


      Ao longo dos últimos anos a expressão mobilidade urbana – soma das condições e dos critérios oferecidos para a livre circulação das pessoas numa cidade − tem sido empregada para identificar um dos desafios dos grandes centros urbanos. Trata-se de um conceito mais complexo do que parece: não se reduz a uma simples questão de trânsito, diz respeito ao modo e à qualidade de vida das pessoas, à dinâmica instituída em seu cotidiano. Trata-se, enfim, de considerar uma política pública para qualificar os espaços em que os indivíduos se movimentam.

      O desafio está, sobretudo, em escolher os usos do território urbano, em privilegiar este ou aquele meio de transporte, em administrar os rumos e as concentrações de passageiros. Essa escolha não se faz sem pressupostos: o que, de fato, se pretende instituir? A livre circulação dos automóveis? O favorecimento do transporte coletivo? A velocidade máxima em canais de uso regulamentado? Faixas para ciclistas? Calçadões para pedestres? Espaços ambientais interligados? Linhas subterrâneas? A política implicada nesta ou naquela escolha diz muito das convicções de quem administra o espaço das grandes cidades. Como este é fatalmente limitado, e tende a receber um número sempre crescente de usuários, há que se encontrar medidas que otimizem seu uso e favoreçam a mobilidade de quem se considere seu usuário preferencial. Não é à toa que medidas tomadas para a implementação prática da mobilidade urbana provocam polêmicas ácidas, quando não conflitos mais graves, entre setores da população.

      Como regra geral, o poder público deve se envolver sobretudo com o que seja coletivo, o que atenda à parte maior da população, visando criar condições dignas para sua mobilidade. O transporte de massas não pode ser sacrificado em nome do transporte individual. A primazia do automóvel tem infligido enormes custos à qualidade de vida da maioria dos que habitam as grandes cidades.

                                                                              (Argemiro Diaféria, inédito

Há construção na voz passiva e adequada articulação entre os tempos e formas verbais na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Resumo há dois tipos de voz passiva. 

    Voz Passiva Analítica: sua marca principal é, normalmente, a locução verbal formada por SER/ESTAR/FICAR + PARTICÍPIO ( ADO/ IDO as terminações)

     

    É comum que os segmentos mais prestigiados

    CUIDADO existem a estrutura TER/HAVER+ Participio

    João Tinha sido baleado por bandidos num assalto. 

     

    Voz Passiva sintética ( ou pronominal) sua marca principal é o verbo VTD ou VTDI acompanhdo do "S"

    -Apresentaram-se os resultados da pesquisa

    - Apresentaram-se os resultados aos clientes

     

     

  • Tratando-se de FCC, nesse tipo de questão a banca não costuma fazer pegadinha não colocando frases que não estejam na voz passiva. Sugiro sempre tentar encontrar o erro no tempo verbal primeiramente e depois, se houver dúvida, procurar a alternativa que não esteja na voz passiva. 

     

    a) Errada. O favorecimento do transporte coletivo teria melhores resultados caso o administrador viesse a fazer um correto diagnóstico da demanda existente. 

     

    b) Errada. Ainda que as medidas tomadas sejam insuficientes, os entraves na circulação de veículos desta cidade serão menos sérios no caso de haver real planejamento. 

     

    c) GABARITO. É comum que os segmentos mais prestigiados da população queiram manter seus privilégios, conquanto os direitos alheios sejam injustamente negligenciados.  

     

    d) Errada. Uma das novas medidas que tem causado maior discussão é a instauração de faixas exclusivas, nas quais os ciclistas gozassem de maior segurança.

     

    e) Errada. Caso o transporte público não constitua uma prioridade, os problemas de circulação nas grandes metrópoles continuarão a atormentar os cidadãos. 

  • Dimas Pereira,

     

    A justificativa para o erro da alternativa D) é, entre outras possibilidades de arranjo dos tempos verbais:

     

     

    D) Uma das novas medidas que teriam causado maior discussão seria a instauração de faixas exclusivas, nas quais os ciclistas gozariam de maior segurança. (verbos no futuro do pretérito do modo indicativo)

     

     

    OBS: A conjunção "conquanto" na alternativa correta C) é concessiva e dá a correta relação de sentido entre as orações. A voz passiva na alternativa C) é formada por "...direitos alheios sejam injustamente negligenciados (VTD)". 

  • Voz passiva, sempre, terá ou o verbo ser+particípio ou o verbo e a particula se.

    Correlação de tempos:

                                         Presente se relaciona com qualquer tempo do indicativo e presente do subjuntivo, mas cuidado, sempre analisar a semantica (sentido) dos verbos na frase.

                                         Pretérito se relaciona com os pretéritos e o futuro do pretérito.  (destaque para futuro do pretérito e imperfeito do subjuntivo)

                                         Futuro do presente se relaciona com futuro do subjuntivo e presente.

     

    Dica: nessa questão procure logo pela voz passiva, elimine as que não têm. Às vezes entre o verbo ser e o participio é colocado um advérbio, como no caso da questão.

     

    bons estudos.

  • GAB: C

    Justificativa:

    "É comum que os segmentos mais prestigiados da população queiram manter seus privilégios, conquanto os direitos alheios sejam injustamente negligenciados."  

    ORDEM DIRETA: que (sujeito1) os segmentos (sujeito2) mais prestigiados da população queiram (verbo2) manter seus privilégios  é(verbo 1) comum (voz ativa), 

    conquanto os direitos(agente paciente da passiva; sofre ação) alheios sejam (verbo de ligação) injustamente negligenciados*(verbo principal no particípio).

    *direitos  sejam negligenciados: subentende-se que foram negligenciados por alguém, que seria o agente da passiva, se fosse explícito

  • Que drogaaaaaaa!!!! Na questão anterior fiquei entre a C e E - marquei E e me ferrei. Essa fiquei entre a C e D, marquei D e me ferrei novamente.

     

    Tem que ter muita força, fé e vontade de continuar...pq o desespero qdo bate é grande viu....sensação de regressão é terrível. #desabafo!

     

    Que ódioo!!!

  • Amigos, ainda não entendi direito a questão. Alguém pode me explicar como ficaria a alternativa C na voz ativa?

    Consegui resolver por eliminação, por causa dos problemas dos tempos verbais.... mas isso não resolve....  

  • Juliana Neves, temos que lembrar que na conversão da voz passiva analítica para a voz ativa o sujeito vira objeto direto, então teremos:

     

    É comum que os segmentos mais prestigiados da população queiram manter seus privilégios, conquanto negligenciando injustamente os direitos alheios.

     

     

    Repare que "os direitos alheios" agora é objeto direto e o verbo "ser" foi suprimido.

     

  • Definitivamente, precisamos de um professor aqui urgentemente..

  • Errei por falta de atenção, fiquei procurando voz ATIVA :/ 

    Enfim, explicação simples, única alternativa que tem verbo SER + verbo, que forma voz passiva analítica, é a letra C "SEJAM injustamente NEGLIGENCIADOS"

     

  • Formação da voz passiva:

     

    Analítica: Verbo auxiliar ser ou estar + particípio do verbo principal.

    Ex.: A escola(sujeito paciente)  será(verbo auxiliar) pintada (particípio).

     

    Sintética: Verbo na 3ª pessoa + SE (pronome apassivador).

    Ex.: Abriram-se as inscrições para o concurso.

     

    OBS.:

    *Sempre com Verbo Transitivo Direito (VTD) ou VTDI;

    *Voz passiva não tem Objeto Direto, pois virou o Sujeito Paciente;

     

    Na questão eu só observei a segunda parte:

    C)(...) conquanto os direitos alheios (Sujeito paciente) sejam(verbo auxiliar SER) injustamente negligenciados(verbo no particípio) por eles ( o sujeito era oculto -Agente da passiva). VOZ PASSIVA  ANALÍTICA

     

    Passando para a voz ativa: Eles (Sujeitonegligenciaram injustamente os direitos alheios (Objeto Direto) VOZ ATIVA

     

    P.S.: Achei a questão complicada, se eu tiver errado algo na analíse, favor avisar.

     

     

    "Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso" 

     

     

     

  • Galera estudei um pouco sobre voz ativa e passiva. Fiz a prova de agente de trânsito Detran-ma, caiu uma questão e acertei. Essa questão da prova de nível superior, acertei também. 

      Essse tipo de questão, é daquelas que ou vc estuda pra ter o conhecimento necessário ou dificilmente vc acerta com chute.

  • d) Uma das novas medidas que teriam causado maior discussão é a instauração de faixas exclusivas, nas quais os ciclistas gozassem de maior segurança.

     

    A banca trollou bonito quem segue os macetes e procura a combinação ria - sse

    Acredito que o correto seria: "nas quais os  ciclistas gozam de maior segurança"

    Muito boa a questão.

  • Acho que o QCONCURSOS deveria deixar um comentário, rápido e objetivo, para cada resposta das questões. Assim, não haveria tantas dúvidas e, por sua vez, comentários tão quanto duvidosos.

  • Concordo Rafael...

  • Qual o erro da b? tem voz passiva, tem verbo ser... não entendi

  • Complementando:

    C)(...) conquanto os direitos alheios (Sujeito paciente) sejam(verbo auxiliar SER) injustamente negligenciados(verbo no particípio) por eles ( o sujeito era oculto -Agente da passiva). VOZ PASSIVA  ANALÍTICA

    Passando para a voz ativa: Conquanto eles negligenciem ....os direitos alheios - VOZ ATIVA

    VOZ PASSIVA: Conquanto os direitos alheios sejam negligenciados.

     

     

  • Na moral se não der certo esse ano vou fazer uma banda de rock e parar de estudar

     

    long live rock and roll!!!

  • Dougras Concurseiro, analisando seu PERFIL, você tem:

    Resolvidas (591)

    Comentadas (14)

     

    E já está falando em parar de estudar ? Já vi caras aqui no QC com mais de 60 Mil questões respondidas e continuam estudando ...

  • Letiéri Paim, A questão além da voz passiva, pede também a adequada articulação entre os tempos e formas verbais.

     

    Em vermelho marcarei o erro da questão:

     

    b) Ainda que as medidas tomadas sejam insuficientes, os entraves na circulação de veículos desta cidade seriam ( serão ) menos sérios no caso de haver real planejamento. 

  • C) É comum que os segmentos mais prestigiados da população queiram manter seus privilégios, conquanto os direitos alheios sejam injustamente negligenciados.  (os direitos alheios estão sofrendo a ação de serem negligenciados).

     

     

  • Existem três modos verbais: indicativo (certeza, fato), subjuntivo (incerteza, hipótese) e imperativo(ordem, pedido).

    Existem três noções temporais: passado (pretérito perfeito/imperfeito/mais-que-perfeito), presente e futuro (presente/pretérito).

    IMPORTANTE tomar como certo o primeiro verbo para ir comparando os demais.

    C) É comum que os segmentos mais prestigiados da população queiram manter seus privilégios, conquanto os direitos alheios sejam injustamente...

    Presente indicativo (ele é) + presente do subjuntivo (eles queiram) + presente do subjuntivo (que eles sejam) - certo

    a) O favorecimento do transporte coletivo terá melhores resultados caso o administrador viesse a fazer um correto diagnóstico da demanda existente

    Futuro do pres indicativo (ele terá) + Preterito imperfeito do subjuntivo (se ele viesse) - Futuro com passado não funciona

    b) Ainda que as medidas tomadas sejam insuficientes, os entraves na circulação de veículos desta cidade seriam menos sérios no caso de haver ...

    Presente do subjuntivo (que elas sejam) + Futuro do pretérito ind (eles seriam) + infinitivo. correlação ok. 

    Sujeito da passiva - acredito que o erro esteja aqui

    d) Uma das novas medidas que teriam causado maior discussão é a instauração de faixas exclusivas, nas quais os ciclistas gozassem de maior...

    Futuro do pret ind (eles teriam) + presente ind (ele é) + Pret imp subj (se eles gozassem) - Aqui misturaram futuro com presente. 

    e) Caso o transporte público não constitua uma prioridade, os problemas de circulação nas grandes metrópoles continuariam a atormentar os ...

    Presente ind (ele constitua) + futuro do pret subjuntivo (eles continuariam) - Aqui entendo que o segundo verbo deveria estar no fut do presente: continuarão .

  • alguém encontrou algum vídeo de resolução?

  • Matei a questão por meio da correlação verbal, deu certo. 

     

  • Indicada para comentário.

  • Bom, a princípio nessa questão não consegui identificar a voz passiva "batendo o olho" então fui direto fazer a correlação verbal e deu certo.

     

     a)O favorecimento do transporte coletivo terá melhores resultados caso o administrador viesse a fazer um correto diagnóstico da demanda existente. 
    TERIA

     

      b)Ainda que as medidas tomadas sejam insuficientes, os entraves na circulação de veículos desta cidade seriam menos sérios no caso de haver real planejamento.
    FOSSEM 

     

      c)É comum que os segmentos mais prestigiados da população queiram manter seus privilégios, conquanto os direitos alheios sejam injustamente negligenciados.  
    CORRETA -> verbos no mesmo tempo e modo E com voz passiva analítica

     

      d) Uma das novas medidas que teriam causado maior discussão é a instauração de faixas exclusivas, nas quais os ciclistas gozassem de maior segurança.
    SERIA
    GOZARIAM

     

      e)Caso o transporte público não constitua uma prioridade, os problemas de circulação nas grandes metrópoles continuariam a atormentar os cidadãos. 

    CONTINUARÃO

    *** caso eu tenha errado algo me corrijam!!

  • Pra vcs não perderem tempo, vou resumir a explicação do professor:

     

    "Letra A (...) não há voz passiva

    Letra B (...) não há voz passiva

    Letra C (...) gostei dessa, tem voz passiva (aí ele explica pq está certa)

    Letra D (...) não há voz passiva

    Letra E (...) não há voz passiva"

     

    Que explicação é essa???? Continuo sem entender nada! Se é pra fazer um comentário desses, melhor não fazer nada! Não explicou o erro de nenhuma das outras, não falou da transitividade dos verbos e nem entrou no mérito da concordância verbal!!  Que horror!!!!

  • O que  também ajuda a resolver essas questões é ter decorado as conjunções!

  • achei que eu tinha preguiça de respoder questões de Português... mas esse professor me surpreendeu.

  • Olá,

    Para quem não entendeu... ai vai uma dica, digite (copie e cole) no Google: Aula 61 - Vozes Verbais - Transposição - Português - Professor Marcelo Bernardo

    Se achar necessário assista as aulas anteriores sobre verbo.

    .

    PARA ENTENDER A TRANSPOSIÇÃO DE VOZES VERBAIS É IMPORTANTE QUE SAIBA CONJUGAR OS VERBOS: SER / TER  e HAVER EM TODOS OS TEMPOS e MODOS VERBAIS, lá ele ensina uma maneira mais fácil de se memorizar.!

    Bons estudos !

  • vários comentários equivocados sobre a D. 

     

    Como o colega Guildo Junior comentou, realmente, a banca trolou geral.

    D) Uma das novas medidas que teriam causado maior discussão é a instauração de faixas exclusivas, nas quais os ciclistas gozassem de maior segurança 

    - uma das novas medidas que teriam causado -  aqui, a locução verbal poderia concordar tanto com a "partícula determinante" (uma das) ou com "novas medidas".
      - uma das novas medidas que teria causado (concorda com "uma das");
      - uma das novas medidas que teriam causado (concorda com "novas medidas").

    - teriam - é - gozassem. Na minha opinião, o erro está nos verbos destacados.
    O correto: teriam - seriam - gozariam.
    Uma das novas medidas que teriam causado maior discussão seria a instauração de faixas exclusivas, nas quais os ciclistas gozariam de maior segurança.

     

    Pq não é gozassem?
    o sentido não é de finalidade --> 
    com o intuito, a fim de que os ciclistas gozassem de maior finalidade. Se fosse com esse sentido, estaria correto.
    No entanto, o sentido é locativo: faixas... nas quais, ou seja
    Uma das novas medidas que teriam causado maior discussão seria a instauração de faixas exclusivas, ONDE os ciclistas gozariam de maior segurança. 

     

  • QC é apenas um desabafo!!!!

    Não estou aqui pra julgar ninguém, mas veja este vídeo do professor Arenildo. 

    NÃO DÁ PRA ENTENDER NADAAAAAAAAA O QUE ELE EXPLICA! 

    Juro que eu já tentei várias vezes, mas não consigo. 

  • esse professor só enrola! ele e nada é a mesma coisa! QC tira esse cara!!!

  • Até achei boa a intervenção do Professor Arenildo nessa questão.Já vi piores desempenhos da parte dele.

  • Para resolver essa questão precisa ter conhecimento prévio de:

    1. como é formada Voz passiva? verbo ser ou estar + participio

    2. correação de tempos verbais

     

    aqui excelente dica: https://blog.euvoupassar.com.br/2013/01/correlacao-verbal-ctrl-c-ctrl-v/

     

  • Letiéri Paim,

     

     

    A alternativa (b) tem o verbo ser, porém este está funcionando como um verbo de ligação, por isso não há de se falar em voz passiva, veja:

     

     

    b) Ainda que as medidas tomadas sejam insuficientes, os entraves na circulação de veículos desta cidade seriam menos sérios no caso de haver real planejamento. 

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Opa beleza? Reuni os meus 2 anos de estudo de português p/ banca FCC num treinamento completo pra ajudar o pessoal aqui do QC. Se quiser participar o link é este: http://sergiofarias.kpages.online/inscricaotreinamento

     

    Dicas de estudos voltadas ao português da FCC -->  https://www.instagram.com/_sergiofarias_/?hl=pt-br

  • O professor não esclarece as questões, se remete apenas em dizer "aqui não tem voz passiva"! Assim fica difícil né..

  • Quem resolve questões envolvendo a correlação dos verbos pelo sentido da frase, sem decorar nada, da um like! hahaha

  • Péssima a explicação desse professor.

  • Verificando o tempo dos verbos:


           

    a)       ele     terá                                        se   eu   viesse

     Futuro  do indicativo                Pretérito  imprefeito do  Subjuntivo

     

    b)   que   eles   sejam                  eles   seriam

       Presente do Subjuntivo         Futuro do pretérito

                 

     c)         que    eles  queiram                       que   eles   sejam

            Presente  do Subjuntivo          Presente do Subjuntivo          MESMO TEMPO 

     

    d) eles teriam                   se eles gozassem

    Futuro  do pretérito          Pretérito Imperfeito do subjuntivo

     

    e) que ele  constitua            eles   continuariam

    Presente do subjuntivo           Futuro do pretérito

     

  • Esse professor já vem com a resposta que deve ser dada. Muito ruim mesmo. Nenhuma explicação mais realista da questão. 

  • a) ERRADO. O favorecimento do transporte coletivo terá melhores resultados caso o administrador viesse (venha) a fazer um correto diagnóstico da demanda existente.  – Não há voz passiva e não há correlação verbal adequada.

     

    b) ERRADO. Ainda que as medidas tomadas sejam insuficientes, os entraves na circulação de veículos desta cidade seriam (será/serão) menos sérios no caso de haver real planejamento.  – Não há voz passiva e não há correlação verbal adequada.

     

    c) CERTO. É comum que os segmentos mais prestigiados da população queiram manter seus privilégios, conquanto os direitos alheios sejam injustamente negligenciados.  – Há voz passiva (sejam + negligenciados) e há correlação verbal adequada (tempo verbal em comum: presente com presente).

     

    d) ERRADO. Uma das novas medidas que teriam causado maior discussão é (haveria sido) a instauração de faixas exclusivas, nas quais os ciclistas gozassem de maior segurança. – Não há voz passiva e não há correlação verbal adequada.

     

    e) ERRADO. Caso o transporte público não constitua uma prioridade, os problemas de circulação nas grandes metrópoles continuariam (continuarão) a atormentar os cidadãos. – Não há voz passiva e não há correlação verbal adequada.



    OBS.: 
    – Dica básica para acertar uma boa correlação: Tempo verbal em comum presente com presente / pretérito com pretérito

    – A voz passiva ocorre com a locução verbal entre: (verbo ser/estar/ficar + particípio do verbo principal)

  • conquanto negligenciem os direitos. voz ativa!

    procurem o Felipe Oberg, esse ai talvez sirva para locutor de rádio ou está com aquela ressaca que engrossa a voz!

    é melhor ficar sem comentário!

  • PROVA DA FCC

    Falou em voz passiva, primeira coisa é procurar SER + PARTICÍPIO (na grande maioria desse tipo de questão essa é a forma da passiva trazida).

    Nesse caso,  só uma alternativa tem isso, não precisava nem de ler as frases inteiras.

    (Só em 2018, tem umas 5 questões com esse mesmo enunciado - digitem no QC e resolvam. Todas dão para resolver assim.)

  • Péssimas explicações desse professor. Ele não sabe explicar de um jeito fácil de entender

  • Ser + particípio = c) É comum que os segmentos mais prestigiados da população queiram manter seus privilégios, conquanto os direitos alheios sejam injustamente negligenciados.  

  • C) É comum que os segmentos mais prestigiados da população queiram manter seus privilégios, conquanto os direitos alheios sejam injustamente negligenciados

    Verbos no presente do subj + sejam injustamente negligenciados (por alguem = agente da passiva implicito = construção na voz passiva)

     

     

  • Professor explicou que gostou da letra C e foi embora kkkk

  • ALTERNATIVA A: Alternativa incorreta, pois não há voz passiva. Além disso, por causa de “caso” e do verbo “terá”, é adequada a substituição de “viesse” por “venha”.

    ALTERNATIVA B: Alternativa incorreta, pois também não há voz passiva. Além disso, pelo fato de o verbo “seriam” estar no futuro do pretérito, o verbo “sejam” teria que estar no pretérito imperfeito do subjuntivo, “fossem”.

    ALTERNATIVA C: Alternativa correta, pois, além de perfeitamente redigido, mantendo coesão e coerência temporal, o trecho está na voz passiva.

    ALTERNATIVA D: Alternativa incorreta. Apesar de haver voz passiva, as formas verbais “teriam” e “gozassem” são incompatíveis com a flexão “é”, que deveria estar no futuro do pretérito (seria).

    ALTERNATIVA E: Mais uma incorreta, pois “constitua” precisa de uma correlação com o verbo “constituir” em seu futuro do presente. Sendo assim, “continuariam” deveria ser substituído por “continuarão”.

    Resposta: C

  • Leandro Oscano bom saber...

  • SABENDO O SSE+ RIA VOCÊ JÁ ELIMINA A ALTERNATIVA A, B e E

    A letra C está correta, é só olhar a parte final '' sejam negligenciados'' - famoso SEF ( SER, ESTAR OU FICAR) + PARTICÍPIO

  • Insistência de usar o “ter + particípio “ isso não é voz passiva nem aqui e nem na China