SóProvas


ID
2629498
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por mais longas que sejam as frases, elas podem ser decompostas em dois subconjuntos: O sintagma nominal e o sintagma verbal. Assinale a relação INCORRETAno exemplo. “O duplo sentido (1) pode ser explorado com malícia e humor. (2), como se vê no trecho a seguir:
Foi a primeira vez que o governo (3) manifestou alguma preocupação genuína com a agricultura. O Ministro (4) mandou um jornalista plantar batatas (5). (Delfim Neto, 1996)

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra C, mas não sei explicar por quê. Se alguém souber, agradeço.

  • Porque no item 3 não possuem verbo no trecho que ele citou "o governo" então seria sintagma nominal e não verbal como diz a letra c, por isso está incorreta.

  •  Foi a primeira vez que o governo (3) manifestou alguma preocupação genuína com a agricultura.

    O substantivo determinado "GOVERNO" é um sintagma nominal. Para saber basta perguntar ao verbo (MANIFESTAR) quem pratica a ação. Feito isso ficará exposto o sujeito, por consequência o sintagma nominal. Como a questão pede a alternativa INCORRETA, gabarito letra C.

  • Sintagma nominal:

    • Constitui-se de um nome e seus respectivos determinantes. Geralmente são representados pelo sujeito e pelos complementos verbais da oração. Vejamos um exemplo:

    Os alunos entregaram os livros.

    Temos na oração dois sintagmas: os alunos, cujo núcleo é “alunos” e o complemento verbal representado pelo objeto direto, cujo núcleo é “livros”.

    Sintagma verbal

    • Constitui o predicado da oração, em que o núcleo é o próprio verbo.

    As visitas chegaram.

    Temos o sujeito – as visitas; e o predicado – chegaram, representando, assim, o sintagma em evidência.