SóProvas


ID
2651098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na respiração espontânea, os músculos respiratórios são responsáveis por gerar a força necessária para levar o ar da atmosfera para os pulmões, onde ocorre a troca gasosa. A respeito desse processo e dos vários aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

A posição anatômica do diafragma e sua relação com a caixa torácica e com o abdome explicam a sua ação mecânica; assim, quando o diafragma se contrai aumenta a pressão abdominal que é transmitida ao tórax, pela zona de aposição, para expandir a caixa torácica inferior.

Alternativas
Comentários
  • O diafragma é um músculo ativado pelo bulbo. Quando a acidez sanguínea é reconhecida pelo sistema nervoso, o mesmo dispara um estímulo elétrico para que o músculo diafragmático contraia-se (abaixando) gerando uma pressão negativa na cavidade torácica. Assim, aumenta a pressão intra abdominal.

  • A ação do diafragma sobre a caixa torácica é afetada profundamente pelas variações de volume pulmonar. Quando o volume pulmonar diminui, a área de aposição aumenta, resultando no aumento da ação inspiratória diafragmática. Ao contrário, quando o volume pulmonar encontra-se aumentado, a área de aposição diminui, levando a uma menor ação inspiratória. Quando o pulmão alcança sua capacidade total, a área de aposição desaparece.