-
Gab. A
1ª vírgula: Caso não houvesse a primeira vírgula, daria a entender que Deus fez o campo e homem. Seu uso, portanto, evita a ambiguidade.
2ª vírgula: A elipse verbal significa a omissão do verbo. Caso não houvesse a segunda vírgula a frase ficaria da sguinte maneira: "Deus fez o campo, e o homem fez a cidade"
-
elipse = supressão
RS
-
Quando fui responder, fiquei puto com o gabarito. Pra mim não era nenhuma das alternativas, mas o gabarito é a letra A mesmo.
No primeiro momento, eu eu pensei que a primeira vírgula causaria ambiguidade, porque daria a entender que ou Deus fez o campo e o homem ou Deus fez o campo; e o homem (fez) a cidade. Sendo assim, o melhor uso de pontuação, nesta ocasião, para evitar ambiguidade, seria do ponto e vírgula. Mas tem uma regra que nos diz que "não se separa com vírgulas, orações com mesmo sujeito em que a conjunção E esteja as ligando." Então, se está separando as duas oração, antes da conjunção aditiva E, os sujeitos delas (orações) são diferentes e não provoca ambiguidade, mas sim evita. Por quê? porque, ora, se a ambiguidade seria provocada por acharmos que o sujeito das duas orações é o mesmo ou não, sabemos que não é. Com a vírgula separando as orações com a conjunção E, nos faz entender que o sujeito da primeira oração é DEUS e da segunda -com verbo elíptico- é o HOMEM. Então a vígula evita a supeita de ambiguidade.
Gab A
Se fosse em uma redação, eu optaria pelo uso do ponto e vígula no lugar da primeira vírgula.
“Deus fez o campo, e o homem, a cidade”
-
Fiquei com dúvidas se era elipse ou zeugma.
Elipse: ocorre omissão de termos da oração. Pode ser de sujeitos, verbos, preposições.
Ex.: No mar, tanta tormenta e tanto dano.
Zeugma: ocorre omissão de um termo anteriormente mencionado.
Ex.: Um deles queria saber dos meus estudos; outro, se trazia coleção de selos (...).
Minha dúvida ocorreu porque na frase da questão o verbo suprimido foi mencionado anteriormente, então pensei que era Zeugma. Se alguém puder esclarecer isso, agradeço muito. Se é que tem como esclarecer. kkk
-
Na frase de William Cowper “Deus fez o campo, e o homem, a cidade”, há duas vírgulas que se justificam, respectivamente, para:
1ª vírgula: Caso não houvesse a primeira vírgula, daria a entender que Deus fez o campo e homem. Seu uso, portanto, evita a ambiguidade.
2ª vírgula: A elipse verbal significa a omissão do verbo. Caso não houvesse a segunda vírgula a frase ficaria da sguinte maneira: "Deus fez o campo, e o homem fez a cidade"
-
Jaqueline
O zeugma nada mais é do que um tipo de elipse. Para ser ainda mais claro, todo zeugma é uma elipbe. Já o contrário não é válido.
Fonte: PDF Professor Elias Santana (Gran Cursos Online)
-
Obrigada, Márcia.
-
Deus fez o campo, e o homem, fez a cidade
-
Gabarito: A
-
A. evitar ambiguidade / indicar elipse do verbo; correta
-
A primeira vírgula se justifica porque o “e” conecta orações coordenadas de diferentes sujeitos. Seu uso é facultativo. Ocorre que a ausência dessa vírgula pode nos levar à interpretação de que Deus fez o campo e o homem. Portanto, a vírgula, nesse caso, é um instrumento para evitar essa outra possibilidade de interpretação, desfazendo, assim, a ambiguidade.
Já a segunda vírgula se dá em razão da elipse da forma verbal “fez” na segunda oração.
Resposta: A
-
Elipse do verbo (kkkkkkkkkkkk). Não seria Zeugma? essa banca faz de tudo induzir o candidato ao erro.
-
toda Zeugma é uma elipse, mas nem toda Elipse é Zeugma
-
Gabarito: a
Fonte: Professor Wilson Rochenbach - Editora Atualizar - Youtube
--
A questão trata do assunto colocação de vírgulas. Dentre as regras de virgulação, temos o uso da vírgula para separar sujeitos diferentes, para que se evite ambiguidade, e para marcar elipse de verbos.
Resolução:
"Deus fez o campo, e o homem, a cidade"
*** A primeira vírgula serve para separar sujeitos diferentes. Se tirássemos a vírgula, ficaria mais ou menos assim: Deus fez tanto o campo quanto a cidade ou Deus fez o campo, e o homem fez a cidade?
*** A segunda vírgula serve para marcar a elipse do verbo fazer ("fez").
--
Zeugma ou elipse (Figuras de linguagens ou de estilo)?
Zeugma é uma espécie de elipse, sendo esta, portanto, o gênero daquela. É bem sutil a diferença entre ambas. Basicamente, zeugma exige necessariamente que um termo seja mencionado anteriormente para se pôr a vírgula; a elipse não, ou seja, podemos subentender termos que não foram expressos no texto.
Ex.1 de zeugma: eu encontrei a resposta. Ela não (encontrou a resposta). / Maria escreve poemas; eu, narrativas (escrevo).
Ex. 2 de elipse com referente anterior: eu fiz o macarrão; ela, o feijão (fez).
Ex. 3 de elipse sem referente anterior: na minha estante, livros e discos antigos (há, existem).
-
Primeira vírgula separa duas orações com sujeitos diferentes, evitando a ambiguidade. Já a segunda vírgula, vírgula vicária, está no lugar do verbo fazer tratando-se de uma zeugma que é uma espécie do gênero elipse.
Deus fez o campo, e o homem, a cidade.
Deus fez o campo, e o homem fez a cidade.