-
Alguém pode explicar o erro da letra B?
Grato desde já!!
-
A questão trata dos estudos de Stogdill e Coons. Os estudos deles descreveram duas categorias de liderança: estrutura de iniciação e consideração.
A consideração está associada com o bom relacionamento com as pessoas. Líderes associados com essa categoria enfatizariam um bom ambiente de trabalho que aumente o engajamento entre as pessoas, que trabalhariam melhor juntas. Essa categoria estaria, portanto, associado com a relação interpessoal, com o respeito e confiança mútua e com a amizade.
Já os líderes associados com a categoria “estrutura de iniciação” estariam mais voltados para as tarefas e atividades e focados na definição e organização do trabalho. Esse tipo de líder define quem irá desempenhar as tarefas, organiza os grupos de trabalho e descreve quais são os comportamentos e resultados esperados de cada subordinado.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Futuro concursado, a letra B não está errada, entretanto, ela não faz parte dos estudos da Universidade de Ohio, e sim da Teoria do Estilos de Liderança de Kurt Lewin. Ele diz que a liderança é um estilo de gerenciar, e divide esses estilos em:
1) Autocrático (Letra B);
2) Liberal ou Laissez faire (Letra C);
3) Democrático, que não aparece na questão, mas pode ser resumido em um líder que, apesar de ainda tomar a decisão, envolve a equipe nessa decisão. A diferença do Democrático para o Liberal é que este último delega a decisão para a equipe, enquanto que o Democrático toma a decisão junto da equipe.
Fonte: Kátia Lima - Gran Cursos
-
A Universidade de Ohio desenvolveu um estudo que definiu as seguintes categorias como influenciadoras do estilo de liderar:
· se baseia na iniciação (o líder já chega definindo o seu papel e dos liderados baseados nos objetivos organizacionais);
· Se baseia na consideração (relacionamento baseado na confiança mútua e pensando no bem-estar o liderado).
Resposta: Letra D.
-
Estudos da Universidade de OHIO, de Stogdill e Coons:
Duas categorias de liderança: ESTRUTURA DE INICIAÇÃO e CONSIDERAÇÃO.
INICIAÇÃO: líder consegue definir e estruturar o próprio papel e dos liderados em busca dos objetivos.
CONSIDERAÇÃO: confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários.
O líder com alta consideração preocupa-se com o bem-estar, conforto, status e satisfação dos liderados.
-
A estrutura de iniciação se refere à extensão em que um líder é capaz de definir e estruturar o seu próprio papel e dos funcionários na busca do alcance dos objetivos. Isso inclui o comportamento que tenta organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas. […]
A consideração é descrita como a extensão em que uma pessoa é capaz de manter relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mútua, respeito às ideias dos funcionários e cuidado com os sentimentos deles. Esse líder demonstra preocupação pelo bem-estar, conforto, status e satisfação de seus liderados
Na dimensão de estrutura de iniciação o líder “delega tarefas específicas aos membros do grupo”, estabelece “padrões de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos”.
Já na dimensão consideração, “o líder é voltado para relacionamentos de trabalho e para as pessoas”.
-
“Qdo está bêbado, em OHIO, considera todo mundo seu melhor amigo!”
A estrutura de iniciação é o quanto o líder consegue definir e descrever o seu papel e o papel de seus subordinados e a consideração é o grau de aderência que o líder consegue de seus subordinados através da confiança conquistada.
Gabarito: D
-
Estrutura de iniciação ( ou orientação para tarefa): o líder define e estrutura aseu próprio papel e de seus liderados em busca dos objetivos, que inclui organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas.Um líder com alta estrutura de iniciação delega tarefas específicas aos membros do grupo, espera que mantenham padrões definidos de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos.
Livro: Gestão de Pessoas para Concursos de Técnico e Analista de Tribunais e do MPU, Cristiana Duran.
-
Kurt Lewin e demais autores na Universidade de Iowa estudaram o comportamento de grupos de pessoas, principalmente em relação ao controle de seus subordinados, e “mapearam” três estilos diferentes:
autocrático, democrático e liberal.
Os estudiosos da Universidade de Ohio identificaram duas dimensões distintas do comportamento do líder, conhecidas como:
"Estruturas de Iniciação", referentes à capacidade do líder em estruturar o seu próprio trabalho e dos liderados em busca do alcance de objetivos, incluindo comprtamento para organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas, delegando tarefas específicas e exigindo cumprimento dos prazos; e
"Estrutura de Consideração", referentes à habilidade do líder em manter relacionamentos de de mútua confiança e respeito às ideias e sentimentos dos liderados, sendo amigável, disponível e tratando os subordinados como iguais.
Os Três Tipos de liderança segundo Max Weber
Racional-legal
Tradicional
Carismática
O modelo desenvolvido por Rensis Likert
Autoritário coercitivo
Autoritário benevolente
Colsultivo
Participativo
Então falou em Universidade de Ohio... só pode ser Estrutura de iniciação e/ou consideração
-
Resumão de liderança
★ White e Lippitt - Três estilos baseado em Kurt Lewin (autocrático, Laissez-faire, democrático);
★ Ohio (universidade)- iniciação e consideração
★ Michigan (universidade)- bidimensional tarefas e pessoas.
★ Likert- 4 estilos (aut. coercitivo, aut. benevolente, consultivo, participativo)
★ Mouton e Blake - Teoria de D.O (GRID)- liderança de acordo com o envolvimento com pessoas ou tarefas;
★ Tannenbaum e Schmidt Continuum de liderança
★ Robert House e Evans- Teoria caminho meta
★ Reddin -3D eficácia gerencial
★ Fiedler- Modelo de Fiedler
-
Pesquisas de Ohio
Os estudiosos da Universidade de Ohio identificaram duas dimensões distintas do comportamento do líder, conhecidas como "Estruturas de Iniciação", referentes à capacidade do líder em estruturar o seu próprio trabalho e dos liderados em busca do alcance de objetivos, incluindo comportamento para organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas, delegando tarefas específicas e exigindo cumprimento dos prazos; e "Consideração", referentes à habilidade do líder em manter relacionamentos de mútua confiança e respeito às ideias e sentimentos dos liderados, sendo amigável, disponível e tratando os subordinados como iguais.
Os estudos apontaram que líderes com índices altos nas duas dimensões conseguem desempenho e satisfação em maior nível dos seus colaboradores, mas houve problemas verificados como reclamações, absenteísmo, turnover e insatisfação entre funcionários que efetuam atividades operacionais em relação a líderes com alto nível de estruturas de iniciação. Líderes com alto nível de consideração tinham avaliação negativa por seus superiores. Isso indicava a necessidade de fatores situacionais agregados à teoria.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-evolucao-do-pensamento-sobre-a-lideranca/57335/
-