SóProvas


ID
2657947
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nos anos de 1940, estudiosos da Universidade de Ohio buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder. Tais estudos descreveram duas categorias de liderança, sendo uma delas a denominada

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar o erro da letra B?

     

    Grato desde já!!

  • A questão trata dos estudos de Stogdill e Coons. Os estudos deles descreveram duas categorias de liderança: estrutura de iniciação e consideração.

     

    A consideração está associada com o bom relacionamento com as pessoas. Líderes associados com essa categoria enfatizariam um bom ambiente de trabalho que aumente o engajamento entre as pessoas, que trabalhariam melhor juntas. Essa categoria estaria, portanto, associado com a relação interpessoal, com o respeito e confiança mútua e com a amizade.

     

    Já os líderes associados com a categoria “estrutura de iniciação” estariam mais voltados para as tarefas e atividades e focados na definição e organização do trabalho. Esse tipo de líder define quem irá desempenhar as tarefas, organiza os grupos de trabalho e descreve quais são os comportamentos e resultados esperados de cada subordinado.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Futuro concursado, a letra B não está errada, entretanto, ela não faz parte dos estudos da Universidade de Ohio, e sim da Teoria do Estilos de Liderança de Kurt Lewin. Ele diz que a liderança é um estilo de gerenciar, e divide esses estilos em:

    1) Autocrático (Letra B);

    2) Liberal ou Laissez faire (Letra C);

    3) Democrático, que não aparece na questão, mas pode ser resumido em um líder que, apesar de ainda tomar a decisão, envolve a equipe nessa decisão. A diferença do Democrático para o Liberal é que este último delega a decisão para a equipe, enquanto que o Democrático toma a decisão junto da equipe.

     

    Fonte: Kátia Lima - Gran Cursos

  • A Universidade de Ohio desenvolveu um estudo que definiu as seguintes categorias como influenciadoras do estilo de liderar:

     

    ·         se baseia na iniciação (o líder já chega definindo o seu papel e dos liderados baseados nos objetivos organizacionais);

    ·         Se baseia na consideração (relacionamento baseado na confiança mútua e pensando no bem-estar o liderado).

     

    Resposta: Letra D. 

  • Estudos da Universidade de OHIO, de Stogdill e Coons:

    Duas categorias de liderança: ESTRUTURA DE INICIAÇÃO e CONSIDERAÇÃO.

     

    INICIAÇÃO: líder consegue definir e estruturar o próprio papel e dos liderados em busca dos objetivos.

    CONSIDERAÇÃO: confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários.

     

    O líder com alta consideração preocupa-se com o bem-estar, conforto, status e satisfação dos liderados.

  • A estrutura de iniciação se refere à extensão em que um líder é capaz de definir e estruturar o seu próprio papel e dos funcionários na busca do alcance dos objetivos. Isso inclui o comportamento que tenta organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas. […]

    A consideração é descrita como a extensão em que uma pessoa é capaz de manter relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mútua, respeito às ideias dos funcionários e cuidado com os sentimentos deles. Esse líder demonstra preocupação pelo bem-estar, conforto, status e satisfação de seus liderados

     

    Na dimensão de estrutura de iniciação o líder “delega tarefas específicas aos membros do grupo”, estabelece “padrões de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos”.

    Já na dimensão consideração, “o líder é voltado para relacionamentos de trabalho e para as pessoas”.

  • “Qdo está bêbado, em OHIO, considera todo mundo seu melhor amigo!”

    A estrutura de iniciação é o quanto o líder consegue definir e descrever o seu papel e o papel de seus subordinados e a consideração é o grau de aderência que o líder consegue de seus subordinados através da confiança conquistada.

     

    Gabarito: D

  • Estrutura de iniciação ( ou orientação para tarefa): o líder define e estrutura aseu próprio papel e de seus liderados em busca dos objetivos, que inclui organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas.Um líder com alta estrutura de iniciação delega tarefas específicas aos membros do grupo, espera que mantenham padrões definidos de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos.

    Livro: Gestão de Pessoas para Concursos de Técnico e Analista de Tribunais e do MPU, Cristiana Duran.

  • Kurt Lewin e demais autores na Universidade de Iowa estudaram o comportamento de grupos de pessoas, principalmente em relação ao controle de seus subordinados, e “mapearam” três estilos diferentes:

    autocrático, democrático e liberal.

     

    Os estudiosos da Universidade de Ohio identificaram duas dimensões distintas do comportamento do líder, conhecidas como:

    "Estruturas de Iniciação", referentes à capacidade do líder em estruturar o seu próprio trabalho e dos liderados em busca do alcance de objetivos, incluindo comprtamento para organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas, delegando tarefas específicas e exigindo cumprimento dos prazos; e

    "Estrutura de Consideração", referentes à habilidade do líder em manter relacionamentos de de mútua confiança e respeito às ideias e sentimentos dos liderados, sendo amigável, disponível e tratando os subordinados como iguais.

     

    Os Três Tipos de liderança segundo Max Weber

    Racional-legal

    Tradicional 

    Carismática

     

    O modelo desenvolvido por Rensis Likert

    Autoritário coercitivo

    Autoritário benevolente

    Colsultivo

    Participativo

     

    Então falou em Universidade de Ohio... só pode ser Estrutura de iniciação e/ou consideração

  • Resumão de liderança

     

    White e Lippitt - Três estilos baseado em Kurt Lewin  (autocrático, Laissez-faire, democrático);

     

    Ohio (universidade)- iniciação e consideração

     

    Michigan (universidade)- bidimensional tarefas e pessoas.

     

    Likert- 4 estilos (aut. coercitivo, aut. benevolente, consultivo, participativo)

     

    Mouton e Blake - Teoria de D.O (GRID)- liderança de acordo com o envolvimento com pessoas ou tarefas;

     

    Tannenbaum e Schmidt  Continuum de liderança

     

    Robert House e Evans- Teoria caminho meta

     

     Reddin -3D eficácia gerencial

     

    Fiedler- Modelo de Fiedler

  • Pesquisas de Ohio

    Os estudiosos da Universidade de Ohio identificaram duas dimensões distintas do comportamento do líder, conhecidas como "Estruturas de Iniciação", referentes à capacidade do líder em estruturar o seu próprio trabalho e dos liderados em busca do alcance de objetivos, incluindo comportamento para organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas, delegando tarefas específicas e exigindo cumprimento dos prazos; e "Consideração", referentes à habilidade do líder em manter relacionamentos de mútua confiança e respeito às ideias e sentimentos dos liderados, sendo amigável, disponível e tratando os subordinados como iguais.


    Os estudos apontaram que líderes com índices altos nas duas dimensões conseguem desempenho e satisfação em maior nível dos seus colaboradores, mas houve problemas verificados como reclamações, absenteísmo, turnover e insatisfação entre funcionários que efetuam atividades operacionais em relação a líderes com alto nível de estruturas de iniciação. Líderes com alto nível de consideração tinham avaliação negativa por seus superiores. Isso indicava a necessidade de fatores situacionais agregados à teoria.


    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-evolucao-do-pensamento-sobre-a-lideranca/57335/