SóProvas


ID
2657950
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conceito de rede pode ser visto como uma forma ampliada da teoria de sistemas, em que as relações incluem entidades públicas, organizações privadas, fornecedores, usuários de serviços, e onde a atuação de um participante influencia a atuação dos demais. O modelo de network é uma das formas mais abertas que uma rede pode ter e pode-se identificar, entre os seus agentes, os denominados “nodos” que são 

Alternativas
Comentários
  • Os dispositivos que originam uma rede de computadores que roteiam e terminam os dados, são denominados de “nós” de rede (ponto de conexão). Os “nós” podem incluir hosts, como computadores pessoais, telefones, servidores, e também hardware de rede. Dois desses dispositivos podem ser ditos em “rede” quando um dispositivo é capaz de trocar informações com o outro dispositivo, quer eles tenham ou não uma conexão direta uns com os outros.

    Fonte: http://www.cursou.com.br/informatica/conceitos-rede-computadores/#ixzz5IDYafyvU

  • GAB C

    No edital o assunto é: Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.

     

    O modelo network é a forma mais aberta que uma rede pode ter. Trata-se de uma teia repleta de participantes autônomos, independente da localização geográfica. Destacam-se as seguintes características das network, segundo o Professor José Carvalho (2007):

    ·         descentralização: cooperação descentralizada e pouca dependência do todo;

    ·         policefalia: muitas cabeças, muitos líderes;

    ·         nodos e elos: se uma pessoa é fonte ou receptora de informações, é um nodo – se também é portadora de informações, fazendo conexões, além de nodo passa a ser também um elo. Geralmente as pessoas são nodos e elos;

    ·         valor: é o elemento aglutinador;

    ·         níveis: os contatos e as parcerias são caracterizados por níveis, em função do número de participantes e do volume de informações dos envolvidos: quanto maior a quantidade, maior o nível.

    Augustinho Paludo - Administração Pública - 3° Ed 2013

  • NODOS e ELOS:

     

      -> NODO: quando uma pessoa é fonte ou receptora de informações

     

     

      -> ELO: a pessoa é fonte ou receptora de informações e também é PORTADORA DE INFORMAÇÕES, fazendo conexões.

                   além de nodo passa a ser também um elo.

     

      -> Geralmente as pessoas são nodos e elos;

  • Linha dos nodos é a linha que representa a interseção dos dois planos (o plano da órbita e o plano de referência). Nodo orbital é um dos dois pontos onde a órbita cruza o plano de referência

  • Uma viagem!

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais, sendo mais especificamente cobrado o modelo de network.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Network é uma palavra em inglês que significa a capacidade de criação de uma rede de contatos e tem como característica ser uma forma de rede mais ampla, bem como é uma das formas mais abertas que uma rede pode ter e pode-se identificar.

    Outras características dessa teia repleta de participantes autônomos são a descentralização (baixa dependência do todo), a policefalia (vários líderes), nodos (fontes ou receptores de informações) e elos, valor (elemento aglutinador) e níveis (estabelecidos pela quantidade de participantes e volume de informações).

    Neste contexto, em relação aos nodos, Paludo (2013) afirma que “se uma pessoa é fonte ou receptora de informações, é um nodo – se também é portadora de informações, fazendo conexões, além de nodo passa a ser também um elo. Geralmente as pessoas são nodos e elos". (Paludo, 2013, p. 152).

    Ante o exposto, tem-se que entre os seus agentes, os denominados “nodos" são fontes ou receptores de informações.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra C.