-
Resposta B
Por o historiador ser objetivo não deixará de valorizar o subjetivo.
Assim como adjetivar fenômeno com lúgubres (que causa tristeza) não o descariquiterizará.
-
a) a expressão como também sua equipara a experiência de Hobsbawm à dos jovens do final do século. ERRADO. A expressão refere-se à história do século XX.
b) a objetividade de um historiador não exclui toda e qualquer valoração subjetiva, como no caso do emprego do adjetivo lúgubres, aplicado a fenômenos. GABARITO. A expessão lúgubres tem uma carga pejorativa e representa a visão do autor sobre a destruição do passado no final do século XX.
c) os travessões empregados no fragmento citado têm por função enfatizar uma contradição nos argumentos levantados pelo próprio autor. ERRADO. Os travessões aqui não apresentam uma contradição, mas apenas uma reiteração do que já havia sido escrito antes.
d) o termo Longevo, no início de um período do primeiro parágrafo, deve ser entendido como equivalente a Para ter vida longa. ERRADO. O termo longevo refere-se ao historiador Hosbawn, que, de acordo com o texto, viveu entre 1917 e 2012.
e) o elemento Por isso, iniciando o período final do fragmento, refere-se à perda de importância sofrida pelos historiadores contemporâneos. ERRADO. O termo refere-se ao fato de os jovens viverem em uma espécie de presente contínuo, sem a valorização do passado público.
-
Sobre a A
"Longevo, viveu como também sua praticamente toda a história do século XX."
Isso quer dizer que a história do Eric se confunde com a história do século XX devido ao seu papel de grande importância durante esse período.
-
Aquela questão que você responde por exclusão e marca uma alternativa que não entendeu nada mas tem certeza que as outras estão erradas.
-
Só por exclusão mesmo, pois não entendi..nadinha nadinha da alternativa.
Mesmo com a explicação da Glícia Teixeira, excelente, por sinal
-
GAB: B.
Embora o historiador se utilize da objetividade do seu ofício - considerando utilizar documentos e tratados oficiais como fontes e sendo neutro para atingir concretamente o passado -, é possível encontrar valorações subjetivas de sua parte em determinados escritos, como no caso do emprego do adjetivo "lúgubres", aplicado a fenômenos.
LÚGUBRE:
- adjetivo de dois gêneros
1. relativo à morte, aos funerais; que evoca a morte; fúnebre, macabro.
"l. cortejo"
2. p.ext. que é sinal de ou que inspira uma grande tristeza.
"l. figura"
3. p.ext. que inspira pavor; escuro, sinistro, medonho.
"visitamos os l. aposentos, desabitados havia anos"
4. substantivo masculino
lugubridade ou aquilo que a tem; que é de luto.
"em sua poesia, apega-se ao l. e aterrador"
-
Significado de Longevo
Que chegou a uma idade excessivamente avançada.
[Figurado] Que tende a durar muito tempo; duradouro.
Etimologia (origem da palavra longevo). Do latim longaevus.a.um.
Sinônimos de Longevo:
Longevo é sinônimo de: duradouro, macróbio, idoso, velho, decrépito.
https://www.dicio.com.br/longevo/
-
GABARITO B
a) a expressão como também sua equipara a experiência de Hobsbawm à dos jovens do final do século. (Hobsbawm fala da sua experiência vivida no final do século XX, o próximo período do texto já inicia com a frase: "os jovens de hoje.." - não há equiparação).
b) a objetividade de um historiador não exclui toda e qualquer valoração subjetiva, como no caso do emprego do adjetivo lúgubres, aplicado a fenômenos.
c) os travessões empregados no fragmento citado têm por função enfatizar uma contradição nos argumentos levantados pelo próprio autor. (os travessões estão expressando uma explicação e não uma contradição de ideias).
d) o termo Longevo, no início de um período do primeiro parágrafo, deve ser entendido como equivalente a Para ter vida longa. (longevo significa duradouro, logo não há como realizar a substituição dos termos).
e) o elemento Por isso, iniciando o período final do fragmento, refere-se à perda de importância sofrida pelos historiadores contemporâneos. (extrapola o texto, pois em nenhum momento fala da perda da importância dos historiadores e sim da relação dos jovens com o passado histórico-cultural).
-
Galera se a gente antes de tudo entender que o fragmento todo citado foi escrito pelo próprio historiador fica mais fácil de entender a resposta correta.
"A destruição do passado (...) é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX "
Note que foi o próprio autor que caracterizou a destruição do passado como algo triste , fúnebre. Por mais que o historiador tenha o papel de " lembrar o que os outros esquecem" , invariavelmente , essa lembrança vai vir acoplada de uma subjetividade, justamente pelo fato do historiador "contar a história" segundo o seu ponto de vista.
Em tempo , saindo um pouco do texto , esse é um dos grandes problemas da própria história em si. A história que lemos nos livros , é fatalmente uma história contada na ótica de quem a escreveu - por isso nem sempre o relato histórico é objetivo , isto é , remonta fielmente o que aconteceu.
-
Gentem, o examinador fumou um bek antes de fazer a questao. So o Senhor de Nazare.
-
Camper TRT e demais colegas..
Em que pese não saber porque a B estar correta, achei essa questão relativamente fácil (comparadas a algumas outras)
Na alternativa 'A' a expressão (como também sua) quer dizer que ele viveu toda a história do século XX, como se fosse a história dele. [até porque o cara inicia falando que ele foi LONGEVO].
Na alternativa 'C' os termos dentro do travessão trazem um explicação, no maximo uma correção do que foi dito antes.. mas não tem sentido de contradição.
Na alternativa 'D' o termo longevo significa DURADOURO.
Na alternativa 'E' o termo POR ISSO, esta concluindo a importância dos historiadores e não a falta de importancia (Por isso os historiadores, ... tornam-se mais importantes que nunca ...
Por isso, cheguei na resposta B mesmo sem saber porque ela ta certa...
Agora me perco todo naquelas questões quem que achar o sujeito, saber qual a função sintática de termo (que pra mim as vezes não tem sentino nenhum... DEFINITIVAMENTE NÃO SEI ACHAR SUJEITO.
-
lon·ge·vo |ê| ou |é|
adjetivo
1. Que dura muito.
2. Muito velho.
lú·gu·bre
adjetivo de dois gêneros
1. Relativo a luto.
2. Fúnebre, lutuoso.
3. Triste, soturno, pavoroso, escuro.
Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
-
Quando o autor caracteriza os fenômenos como lúgubres , está emitindo uma opinião , ou seja , uma valoração subjetiva ... foi o que entendi...
-
O examinador da FCC com certeza é lúgubre!!
-
Lúgubre = Triste ou que gera sentimento de perda (morte)
Subjetivo = varia de pessoa para pessoa.
No texto o historiador considera o fenômeno lúgubre, outra pessoa poderia considerar que esse fenômeno é apenas interessante. Ou seja, o sentimento muda de pessoa para pessoa, por isso a subjetividade.
-
kkkkkkkkkkkk
Resolvi a questão pelo mesmo raciocínio da amiga Hermione Granger.
Acho que em algumas questões, nem o próprio examinador entende o que ele está pedindo.
-
Os examinadores estão tao doidos para ferrar o concurseiro, que começam a pedir coisas sem noção e extraterrestres. Va Se Fu