SóProvas


ID
2664280
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder a questão abaixo, considere as informações a seguir:


    Na entrevista diagnóstica de paciente com 51 anos de idade, sexo feminino, o cirurgião-dentista buscou obter a história da queixa principal, que consiste em desconforto na boca, com sensação de queimação difusa e dor na língua, iniciadas há cerca de 4 meses. A paciente relatou que o ato de ingerir líquidos ou alimentos alivia a dor e, em momentos de “estresse no trabalho”, a dor aumenta. A paciente referiu não ter problemas sistêmicos, à exceção da menopausa, iniciada há cerca de três anos. Não houve perda de peso recente, diarreias ou problemas gastrointestinais. Não houve infecções recentemente e nem uso de medicação. Não se submeteu a quimioterapia ou radioterapia e não há outros casos semelhantes na família. Ao exame clínico, não foram detectadas alterações visíveis na língua.

A apresentação de opções para a resolução da queixa principal da paciente inclui

Alternativas
Comentários
  • Desconforto da Ardência Bucal => Clonazepam tópico associado a terapia com Psicológo.

  • Os doentes dissolvem 1⁄4 de comprimido de clonazepam de 0,5mg na saliva e mantêm-no na boca durante 3 minutos, sem engolir. Após este período os doentes expelem a saliva. A terapêutica deve ser repetida 2 ou 3 vezes por dia de acordo com a intensidade da dor. Os doentes podem ajustar a dose entre 1⁄4 a 1⁄2 comprimido até ao desaparecimento da sintomatologia e devem manter o tratamento durante mais 10 dias, após a cura clínica

  • A  Síndrome da ardência bucal trata-se de uma queimação contínua ou recorrente na boca sem causas óbvias. Esse desconforto pode afetar a língua, as gengivas, os lábios, o interior das bochechas, o céu da boca ou as áreas comuns de toda a boca.

    Segundo estudos sobre a patologia, mais de metade dos pacientes observam o surgimento da dor de forma espontânea, sem que haja um fator precipitante, cerca de um terço dos acometidos pela síndrome relatam, entretanto, o início de um tratamento dentário, doença ou uso de certo fármaco, em associação com o surgimento da ardência.

  • Paciente em menopausa; encaminhar ao ginecologista.