SóProvas


ID
2668645
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão abaixo, considere o texto abaixo.


    Vou falar da palavra pessoa, que persona lembra. Acho que aprendi o que vou contar com meu pai. Quando elogiavam demais alguém, ele resumia sóbrio e calmo: é, ele é uma pessoa. Até hoje digo, como se fosse o máximo que se pode dizer de alguém que venceu numa luta, e digo com o coração orgulhoso de pertencer à humanidade: ele, ele é um homem.

    Persona. Tenho pouca memória, por isso já não sei se era no antigo teatro grego que os atores, antes de entrar em cena, pregavam ao rosto uma máscara que representava pela expressão o que o papel de cada um deles iria exprimir.

    Bem sei que uma das qualidades de um ator está nas mutações sensíveis de seu rosto, e que a máscara as esconde. Por que então me agrada tanto a ideia de atores entrarem no palco sem rosto próprio? Quem sabe, eu acho que a máscara é um dar-se tão importane quanto o dar-se pela dor do rosto. Inclusive os adolescentes, estes que são puro rosto, à medida que vão vivendo fabricam a própria máscara. E com muita dor. Porque saber que de então em diante se vai passar a representar um papel é uma surpresa amedrontadora. É a liberdade horrível de não ser. E a hora da escolha.

    Mesmo sem ser atriz nem ter pertencido ao teatro grego – uso uma máscara. Aquela mesma que nos partos de adolescência se escolhe para não se ficar desnudo para o resto da luta. Não, não é que se faça mal em deixar o próprio rosto exposto à sensibilidade. Mas é que esse rosto que estava nu poderia, ao ferir-se, fechar-se sozinho em súbita máscara involuntária e terrível. É, pois, menos perigoso escolher sozinho ser uma pessoa. Escolher a própria máscara é o primeiro gesto involuntário humano. E solitário. Mas quando enfim se afivela a máscara daquilo que se escolheu para representar o mundo, o corpo ganha uma nova firmeza, a cabeça ergue-se altiva como a de quem superou um obstáculo. A pessoa é.

    Se bem que pode acontecer uma coisa que me humilha contar.

    É que depois de anos de verdadeiro sucesso com a máscara, de repente – ah, menos que de repente, por causa de um olhar passageiro ou uma palavra ouvida – de repente a máscara de guerra de vida cresta-se toda no rosto como lama seca, e os pedaços irregulares caem com um ruído oco no chão. Eis o rosto agora nu, maduro, sensível quando já não era mais para ser. E ele chora em silêncio para não morrer. Pois nessa certeza sou implacável: este ser morrerá. A menos que renasça até que dele se possa dizer “esta é uma pessoa”.


(Adaptado de: LISPECTOR, Clarice. “Persona”, em Clarice na cabeceira: crônicas. Rio de Janeiro, Rocco Digital, 2015)

Mantendo-se o sentido e a correção, o termo sublinhado pode ser substituído pelo que se encontra entre parênteses em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)

     

    Oração adverbial Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização.

     

    São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

  • vamos esperar o gab definitivo, marquei a E

    Sinônimo de conforme: De acordo com, segundo, como, em concordância com, em conformidade com, consoante. 

    Fonte: https://www.sinonimos.com.br/conforme/

    quanto a C (Gab), penso que "Se bem que" é CONCESSIVA e "No entanto" é ADVERSATIVA o que invalidaria essa alternativa...

    enfim...no aguardo dos comentarios

     

    abs a todos

     

  • Gab.: C

     

    A - ERRADA. "A menos que", no contexto, estabelece o sentido de condição, enquanto que "Sem que", conforme o disposto nA Grámatica para Concursos Públicos (Fernando Pestana), só terá valor condicional quando houver, no mínimo, duas orações (Ex.: "Sem que estude, ele não terá êxito na prova").

     

    B - ERRADA. A conjunção "pois", quando intercalada/deslocada no período, tem sentido de CONCLUSÃO, ao passo em que a conjunção "conquanto" tem valor concessivo. Em tempo, faço uma ressalva sobre o que afirmei da conjunção "pois" intercalada/deslocada: não terá o valor conclusivo quando a intercalação for de outro termo (Ex.: "Foi preso, pois, em 2017, furtou o celular do amigo"). 

     

    C - CORRETA.  Apesar de a conjunção "se bem que"  ter valor concessivo e "no entanto" ter valor adversativo, ambas são espécies da ideia de oposição, sendo diferenciadas pelo fato de as conjunções adversativas conferirem um valor argumentativo à oração a que pertencem, realçando-a (Ex.: Estudou, mas não passou). Percebam que a oração "mas não passou" tem um peso mais "forte" em relação à primeira. 

     

    Assim, entendo ser viável, no caso, a troca sugerida pela alternativa C. 

     

    Recomendo que deem uma olhada no cometário do Tiago Costa, que trouxe outras espécies de conjunções concessivas.

     

    D - ERRADA. A expressão "bem sei que", no caso, foi empregada para realçar a afirmativa do autor, o que não se enquadra no sentido atribuído pela expressão "por mais que", que expressa concessão. 

     

    E - ERRADA. "Como" foi utilizado com o valor de comparação (ele comparou o modo como a cabeça se ergue), apesar de denotar, em alguns casos, conformidade (Ex.: "Como (conforme) estabelecido, seguem em anexo as planilhas").

     

     

     

    Fortuna Audaces Sequitur: A sorte acompanha os audazes.

  • Galera, conjunção é o seguinte: NÃO DECORE! 

     

    Existem muitos professores sérios e capacitados que ensinam a decorá-las, mas diante de uma questão desse tipo não será suficiente a decoreba. "Se bem que" estaria na tabela concessiva, já "No entanto" na tabela adversativa. Mas o contexto permite, sem nenhum problema, o uso das duas conjunções sem prejuízo gramatical e nem semântico. Tudo vai depender do contexto.

  • Não ficou tão clara essa questão não. 

    (E) 

    ... a cabeça ergue-se altiva como a de quem superou um obstáculo. (conforme)

    Não entendi estar errada. 

    Indiquei pra comentário de prof.

  • Você sabia que as conjunções concessivas substituem as adversativas, e vice-versa?!

     

     

    Tanto as conjunções adversativas quanto as concessivas têm valor semântico de oposição. Por isso, com alguns ajustes na frase original, uma pode substituir a outra sem alteração do sentido original. Exemplo:



    - O professor deu uma explicação sensacional, NO ENTANTO, os alunos não entenderam.
    - CONQUANTO o professor tenha dado uma explicação sensacional, os alunos não entenderam.



    Note o detalhe dos verbos. Depois de conjunção adversativa, o verbo vem no modo indicativo (entenderam). Depois de conjunção concessiva, o verbo vem no modo subjuntivo (tenha dado). Portanto, a paráfrase (reescritura com o mesmo sentido) só será perfeita gramaticalmente e semanticamente se houver esse cuidado com o verbo que vier depois da conjunção.



     

     

     

    Grande abraço!

     

    Pestana

     

     

     

    ''No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.''

     

  • Marina Alexandre provavelmente você está usando o aplicativo, no aplicativo tem esse bug mesmo.

  • Marina Alexandre, troca o navegador. Estava acontecendo a mesma coisa comigo.

  • Isabela CM,

    Na letra e ocorre :

    Como é conjunção comparativa e Conforme é uma conjunção conformativa.

  • SUPER EXPLICAÇÃO DA QUERIDÍSSIMA PROFESSORA ADRIANA FIGUEIREDO.

    (A) A menos que renasça até que dele se possa dizer “esta é uma pessoa”. (Sem que) 

    A menos que = SEMPRE VEM COM UMA NEGAÇÃO IMPLICITA, sempre que for reescrever você tem que colocar um palavra de negação exemplo: a menos que se esforce será reprovado no concurso se for trocar por outra condicional tem que colocar um não por exemplo caso não estude será reprovado no concurso

    (B) É, pois, menos perigoso escolher sozinho ser uma pessoa. (conquanto) > pois, posposto ao verbo= conclusão e conquanto = concessão..

    (C) Se bem que pode acontecer uma coisa que me humilha contar. (No entanto, seguido de vírgula) (GAB.)> Posso trocar uma concessiva por uma adversativa(No entanto)? Posso. A adversativa também traz a idéia de oposição e com o verbo no indicativo a frase fica mais formal. O que que a banca está fazendo? Está trocando uma idéia de oposição (concessiva) por outra de oposição (adversativa). Podemos perceber que trocando, a frase continua correta.

    (D) Bem sei que uma das qualidades de um ator está nas mutações... (Por mais que ) > concessiva

    O valor semântico desse –bem sei que- é uma exceção que é uma idéia contrária que não impede a outra (ex.: Bem sei que você é um bom menino, mas não vou deixá-lo ir para a balada). Esse –bem sei que- não está na lista das conjunções, porém tem o valor semântico de concessão. Quando a pessoa usa o  –bem sei que- (que é uma concessão) pode saber que vem uma idéia contrária em seguida! (ex.: Bem sei que você merece, mas não vou te dar o presente)

    Por que não é a D que está correta, já que ela tem 2 conjunções concessivas? Para que a frase fique correta é necessário que o verbo vá para o subjuntivo > ficaria assim: "Por mais que uma das qualidade de um ator esteja nas mutações", por isso que lá no enunciado a banca disse: mantendo o sentido e  a correção

    (E) ... a cabeça ergue-se altiva como a de quem superou um obstáculo. (conforme)

    Como é conjunção comparativa e Conforme é uma conjunção conformativa

    .

    Obs.: quem precisar da análise da prova(TRT-6 \ 2018) peça in box, a professora já retirou o vídeo do youtube!

  • Complementando...

     

     

    A melhor forma de responder a questão é retomar o contexto do texto:

     

     

    "Mas quando enfim se afivela a máscara daquilo que se escolheu para representar o mundo, o corpo ganha uma nova firmeza, a cabeça ergue-se altiva como a de quem superou um obstáculo. A pessoa é.

     

    Se bem que [NO ENTANTO] pode acontecer uma coisa que me humilha contar.

     

    É que depois de anos de verdadeiro sucesso com a máscara, de repente [...] vida cresta-se toda no rosto como lama seca."

     

     

    * Reparem que há um valor claro de OPOSIÇÃO no próprio contexto, com isso, pela flexão do verbo, apenas caberia algum conectivo adversativo ou concessivo.

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

     

  • a) A menos que renasça até que dele se possa dizer “esta é uma pessoa”. (Sem que) ( Oração Subordinada Condicional. a Conjunção pode ser substituída por " Contanto que, Desde que". 

     b) É, pois, menos perigoso escolher sozinho ser uma pessoa. (conquanto) ( Oração coordenada conclusiva. A conjunção pode ser substituída por " portanto, então". Isolado por vírgulas).

     c) Se bem que pode acontecer uma coisa que me humilha contar. (No entanto, seguido de vírgula) Correto, Oração Coordenada Adversativa, podendo ser substituída por, " No entanto, porém, mas que, todavia). 

     d) Bem sei que uma das qualidades de um ator está nas mutações... (Por mais que) ( Oração Coordenada aditiva, conjunção aditiva que pode ser substituída por " E sei, mas sei, mas também sei que, bem como".  

     e) ... a cabeça ergue-se altiva como a de quem superou um obstáculo. (conforme) ( Oração Subordinada Comparativa, a conjunção pode ser substituída por " tanto quanto, menos do que, mais do que" ).

     

    Acredito que seja dessa forma.

    Obrigado pela colaboração de todos.

  • Questão clássica da FCC trocar um conectivo Adversativo por Concessivo todos com relação de oposição. Vou decorar os conectivos.

  • Conjunções conformativas: como, consoante e segundo conforme

  • A questão aborda a equivalência entre conectores, portanto, posso trocar uma adversartiva por concessiva ou uma explicativa por consecutiva e vice-versa.  

  • Ingryd silva, de qual gramática você tirou este cometário? Alguém pode me explicar melhor ?

  • Gabarito: C

     c) Se bem que pode acontecer uma coisa que me humilha contar. (No entanto, seguido de vírgula)

     

  • Gente, as vezes ainda tenho dúvidas a respeito da vírgula. Se depois do "no entanto" não houvesse vírgula, ficaria errado, é? Porquê?

  • letra c

    Conjunções conformativas: como, consoante segundo conforme



  • Mantendo-se o sentido e a correção, o termo sublinhado pode ser substituído pelo que se encontra ENTRE PARÊNTESES em:

     

    Se bem que pode acontecer uma coisa que me humilha contar. (No entanto, seguido de vírgula)

    No entanto, seguido de vírgula pode acontecer uma coisa que me humilha contar.

    Eu já tava imaginando que era pegadinha do examinador, se tivesse em dúvida em outra letra marcava ela...kkkkkk

    O comando manda completar com o que está entre parênteses uai...

  • Dica:

    CONQUANTO -> CONCESSIVA 

  • Por que a E está errada ? na minha tabela de conjunções (que agora não sei de onde tirei) "conforme" está tanto nas conformativas quanto nas comparativas. Alguém pode me tirar essa dúvida ? 

  • Lara, bom dia, a alternativa "E" está errada por trazer  ideia de COMPARAÇÃO e, não conformativa. E para você sanar a dúvida experimente trocar por outras conjunções como: segundo, consoante e em consonância, isso ajuda muito na hora de resolver questões. Bons estudo guerreira....

  • realmente é a letra C.


    letra E)


    As orações subordinadas adverbiais comparativas estabelecem uma comparação com a ação indicada pelo verbo da oração principal.

    Por Exemplo:

    Ele dorme como um urso.



    As orações subordinadas adverbiais conformativas indicam ideia de conformidade, ou seja, exprimem uma regra, um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal.

    Exemplos:

    Consoante reza a Constituiçãotodos os cidadãos têm direitos iguais.

    Segundo atesta recente relatório do Banco Mundial, o Brasil é o campeão mundial de má distribuição de renda.




    https://www.soportugues.com.br



  • Muito proveitoso o comentário do Cauby. Considerem bem este comentário. Veja que nessa questão: Q904419 a FCC explorou a mesma coisa: que a conjunção concessiva atenua a oposição da conjugação "mas." 

  • Questão polêmica, porém, por eliminação fica a alternativa C como a menos errada, pois concessivas e adversativas não são a mesma coisa....

  • Letra A: “Sem que” indica meramente negação. Já “a menos que” indica negação somada à ideia de condição. Item incorreto.

    Letra B: O conector “pois”, posicionado após o verbo, indica uma conclusão -  e “conquanto”, concessão. Alternativa incorreta.

    Letra C: “Se bem que” e “no entanto”, no contexto em questão, podem ser aplicadas como adversativas, sendo, portanto, nosso gabarito.

    Letra D: O verbo “está” impede o uso adequado de “por mais que”, que condiciona o subjuntivo do verbo “esteja”. Além disso, “bem sei que” traz uma ideia afirmativa, enquanto que “por mais que” indica uma concessão. Então, item incorreto.

    Letra E: “Como” introduz ideia de comparação, porém “conforme” produz uma ideia conformativa. Item incorreto.

  • A alternativa C está correta, pois é uma conjunção concessiva que pode ser trocada, nesse caso, por outras de valor semântico de oposição, como é o caso de outras concessivas e até mesmo as adversativas, visto que estas se diferem daquelas devido às questões sintáticas, ou seja, mesmo se trocada por uma coordenada adversativa estará certa pq mantém o SENTIDO.

    Já a alternativa E traz um dos empregos do conectivo "como" que podem ter valor semântico de comparação, conformidade e de causa (que nesse caso, geralmente vem no início da oração), de modo que traz o sentido comparativo.

  • tá de brincadeira kkkkk não é possível

  • 1 hora pensando kk
  •  

    Conjunções conclusivas: são aquelas que encerram a dedução ou conclusão de um raciocínio lógico em relação a um fato expresso na oração anterior: EX: Logo, portanto, pois (posposto ao verbo), por conseguinte, por consequência, então, por isso, de modo que..

    Conjunções concessivas: introduzem uma oração na qual se percebe um fato diverso, mas não capaz de anular o que foi estabelecido na outra oração. Há uma convivência entre as duas informações. EX: Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que

  • Na letra "e", o como é comparativo, igual a fulano, ou feito fulano. Quando o como tiver sentido de conformidade, substitua-o por Segundo.

    Ex: Como fulano de tal disse. /// Segundo fulano de tal.