Emulação: é a simulação de determinado hardware ou software por meio de software. Permite que um computador moderno, possivelmente mais barato e de fácil manutenção, possa executar programas (softwares) antigos, desenvolvidos, originalmente, para outra plataforma. Para evitar possíveis perdas de informação e funcionalidades, deve ser realizada com bastante rigor. A probabilidade de perda de informações e funcionalidades aumenta à medida que são utilizadas diversas camadas de emulação, como resultado da aplicação desta técnica repetidas vezes. (e-arq Brasil)
Encapsulamento: Esta estratégia concentra-se na preservação do objeto lógico em seu formato original, assim permite manter as funcionalidades dos objetos digitais, pois não altera a sua estrutura. O encapsulamento permite manter o objeto digital original inalterado até o acesso a este material seja requerido. Quando solicitado, o objeto digital original deverá ser tratado para tornar o acesso possível (Grácio; Fadel, 2010).
Migração: a migração para novos sistemas é realizada no caso de obsolescência de hardware, software ou formatos. Envolve, inclusive, conversão de dados. Pode abranger grande quantidade de elementos – hardware, software e formatos – e, dessa forma, apresentar maior complexidade de planejamento e execução. Apesar disso, mostra-se como uma alternativa interessante para o acompanhamento das mudanças decorrentes da evolução tecnológica. (e-arq Brasil)
Preservação de tecnologia: consiste na atividade de garantir o acesso à informação em meio digital, mantendo a sua integridade e autenticidade. Esta informação deverá ser interpretada por uma plataforma tecnológica do futuro que será diferente da que foi utilizada no momento de sua criação (Brasil, 2004a; Ferreira, 2006). O advento do documento digital na arquivística mostra uma nova face da preservação, pois «o importante, agora, é a preservação de conteúdos». (Fonseca, 2005, p. 64).
GABARITO B
(3-MIGRAÇÃO) consiste na transferência de um objeto digital de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte mais novo.
(1-EMULAÇÃO) processo, por meio de software, que permite a um computador moderno a execução de softwares hardwares antigos, desenvolvidos para outra plataforma tecnológica, mas com apresentação e performance originais.
(2-ENCAPSULAMENTO) consiste em preservar, junto com o objeto digital toda a informação necessária e suficiente para permitir o futuro desenvolvimento de conversores, visualizadores ou emuladores.
(4-PRESERVAÇÃO DA TECN. ) trata-se da utilização de plataformas tecnológicas em desuso (museus tecnológicos).