SóProvas


ID
2681452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, no que tange a conceitos, métodos e técnicas de planejamento estratégico, modelos de gestão, estruturas organizacionais e avaliação de desempenho.


As flutuações cambiais são irrelevantes para o planejamento da estratégia de uma empresa brasileira revendedora de medicamentos inserida no contexto nacional, independentemente do mercado de atuação.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Como o futuro é sempre incerto, temos de procurar reduzir essa incerteza quando estamos administrando uma organização. Assim, o planejamento é o processo que utilizamos para reduzir a incerteza e aumentar a chance de a organização ter sucesso.3
    Os principais autores definem o planejamento como um processo de definição dos principais objetivos e da forma como esses objetivos serão alcançados. Vejam algumas dessas definições:
    Lembre-se: nenhum planejamento irá afastar totalmente a incerteza.
    Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
    Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”
    O planejamento possibilita aos gestores focar não somente no curto prazo, mas também no futuro da organização.6 O processo de planejamento, de acordo com Schermerhorn,7 é composto por cinco passos:
    1. Definição dos objetivos: neste momento devemos identificar o que queremos, ou seja, aonde queremos chegar.
    2. Determinar sua situação atual: neste ponto devemos situar a organização – o quão longe estamos dos nossos objetivos? Dessa forma, teremos uma ideia do “caminho” que terá de ser percorrido.
    3. Desenvolver premissas sobre o futuro: é a etapa em que buscaremos antecipar os eventos que poderão acontecer, ou seja, quais são os “cenários” ou situações mais prováveis de acontecer. Com isso, poderemos identificar oportunidades e ameaças aos nossos objetivos.
    4. Analisar e escolher entre as alternativas: aqui, iremos gerar e analisar as alternativas possíveis de ação. Após isso, escolheremos a alternativa que seja mais indicada para que possamos atingir nossos objetivos.
    5. Implementar o plano e avaliar os resultados

  • ERRADO!

     

     

    As flutuações cambiais são fatores vindo de fora, são portanto pontos fracos EXTERNOS, ou seja, AMEAÇAS que devem ser detectadas em um diagnóstico estratégico, momento do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO organizacional. Independentemente do mercado de atuação, as flutuações cambiais SÃO  relevantes para o planejamento da estratégia de uma empresa brasileira revendedora de medicamentos (ou de qualquer outro produto) inserida no contexto nacional, já que representa uma ameaça.

     

     

  • GAB:E

     

    Planejamento estratégico: é elaborado pelo nível institucional da organização (presidência/diretores), englobando a organização como um todo e sua interação com o ambiente.  OU SEJA O PLANEJAMENTO ENGLOBA TODOS OS FATORES,INCLUSIVE OS EXTERNOS,SENDO ASSIM AS FLUTUAÇOES CAMBIAIS RELEVANTES  P/ A ETAPA DE PLANEJAMENTO DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.
     

  • ERRADO

    VISA TAMBÉM O AMBIENTE EXTERNO.

  • ERRADO.

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO --> formulado no mais alto nível da organização, abrange a organização como um todo e tem influência do AMBIENTE EXTERNO. Por ser  de LONGO PRAZO, seus RISCOS E INCERTEZAS são ALTOS (decisões não programas / novas).

     

    Bons estudos.

     

  • Planejamento estratégico preocupa-se com a relação do ambiente externo e interno, ou seja, com o meio a que a organização está inserida.

  • GABARITO ERRADO. Se a atuação, por exemplo, for com o mercado internacional, essa variação cambial é relevente sim, pois dependendo do valor do Dólar a empresa pode lucrar mais ou menos.

  • Gabarito: Errado.

    Está questão está intimamente ligado a matriz SWOT, pois refere-se a duas de suas quatro vertentes:

    FRAQUESA

    FORÇA

    AMEAÇA

    OPORTUNIDADE

    Bons estudos, vamos continuar tentando até o último segundo de 2018...

  • até o pao sofre influencia do dolar..kk

  • Planejamento estratégico:


    Proporciona sustentação mercadológica, integrando fatores externos (não controláveis) com os internos (controláveis);

  • Gab Errado

    As flutuações cambiais são irrelevantes ...

    As flutuações cambiais são relevantes ...

    Raciocinei assim:

    Planejamento Estratégico - Busca EQUILÍBRIO entre variáveis internas e externas.

    Variáveis Internas:

    Pontos Fortes e Pontos Fracos

    Variáveis Externas:

    Oportunidade => Flutuações Cambiais Favoráveis

    Ameaça => Flutuações Cambiais Desfavoráveis

  • Gabarito - Errado.

    Se a atividade da empresa estiver relacionada com importação/exportação é claro que será afetada pelas flutuações cambiais. Logo, a depender da atividade, fatores externos como o mencionado na questão são relevantes sim!

  • As flutuações cambiais são relevantes

    para o planejamento da estratégia de uma empresa brasileira revendedora de medicamentos inserida no contexto nacional, independentemente do mercado de atuação.  

  • E se essa empresa atuar no mercado de importações de medicamentos? A variação cambial (fator externo, não controlável) será um fator totalmente relevante para ela, e deverá sim ser considerado no planejamento estratégico.

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

  • ☠️ GABARITO ERRADO ☠️

    A variação cambial (fator externo, não controlável) será um fator totalmente relevante para ela, e deverá sim ser considerado no planejamento estratégico.

    Fonte: Estratégia Concursos