-
Penso que a vírgula, conforme propõe alternativa A, deveria ser retirada. Pelo que me recordo ou o trecho fica entre vírgulas
ou sem vírgulas.
Vejamos:
- e os deputados, ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais, estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação.
Alguém para esclarecer ?
-
A vírgula foi colocada para separar uma oração subordinada adverbial. Não é um caso obrigatório, mas recomendável para separar as mesmas da principal. Caso a subordinada venha depois da principal, a vírgula é dispensável. Ex: "Os deputados estão trocando e colando figurinha ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário.".
A vírgula após a palavra "deputados" não poderia existir, pois não se separa sujeito de predicado.
Corrijam-me se estiver errado.
-
Não entendi porque o deslocamento da OSAdv. não ocasionou virgula
-
????
-
Os parênteses não explicam um termo anterior?
-
Percebam que o comentário foi retirado do "post" de um internauta, sem compromisso com a língua culta. Portanto, em relação ao item (A), a questão não pede para verificar todas as pontuações do parágrafo. Apenas se aquela vírgula está empregada corretamente ou não.
-
c)
as aspas indicam que o trecho foi literalmente reproduzido;
-
Fui pelas eliminações das alternativas e acertei
-
GABARITO C.
sobre a letra B:
Aposto explicativo
É usado para explicar ou esclarecer um termo da oração anterior. O aposto explicativo sempre vem isolado na frase, podendo aparecer entre sinais de pontuação como vírgulas, parênteses ou travessões...
..Mas no caso:
hoje (19/02) foi usado como Aposto Especificador e não aposto explicativo. Só especifica o termo anterior.
O aposto especificador não tem pausa. Especifica um substantivo de sentido genérico. O 'hoje" poderia representar 23/05/18, amanhã o post pode ser usado de novo com outra data: Hoje 24/05..
-
Thiago,
A oração da forma que vc colocou estaria correta. Mas não acho que poderia ficar sem nenhuma vírgula! Estas duas vírgulas são necessárias.
(mas não entendo suficiente.... mas já que ninguém deu uma resposta a sua pergunta)
-
Indiquem para comentário!!
-
Com as vírgulas:
Votação importante hoje (19/02) e os deputados, ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais, estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação. Se eu falasse, ninguém acreditaria’, diz o post
Sem vírgula:
Votação importante hoje (19/02) e os deputados estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais. Se eu falasse, ninguém acreditaria’, diz o post
-
Por que a alternativa B está errada??
-
Correção.
A - Deveria permanecer a vírgula e pôr uma vírgula antes de "ao invés".
B - Não explica, apenas é um referencial temporal.
C - Gabarito. É a típica função das aspas, indicar uma citação.
D - Está incorreta, pois a regência "em meio A algo" pede a preposição "Em meio à Votação".
E - Não DEVERIA, mas PODERIA. A dupla vírgula, o travessão e essas outras formas que expressam um termo referencial/explicativo/enumerativo têm como função intercambiar umas pelas as outras.
-
Não marquei a letra C porquê dentre as aspas tem a expressão DIZ O POST, que ao meu ver não reproduz literalmente o trecho.
-
Caro Antônio Klécio, a expressão DIZ O POST não está 'dentre as aspas' está após o que confirma que se trata de uma citação, que neste caso foi de uma postagem de outra pessoa, logo justifica-se o emprego das aspas.
-
Impressionado com a quantidade de malabarismos para defender o gabarito proposto pela banca. Na letra C tem um trecho extrapolando a fala original dentro das aspas.
Já na A, ou haveria duas vírgulas ou nenhuma, conforme pontuou o colega Thiago AFRFB.
Mais uma bizarrice da FGV.
-
A vírgula separa o sujeito "deputados" do verbo "estão", uma incoerência gramatical na pontuação. Erro crasso da FGV. Nada a ver esse gabarito.
Possibilidades:
- e os deputados, ao invés de estarem (...) 25 mil reais, estão trocando (...) à votação
- e os deputados ao invés de estarem (...) a 25 mil reais estão trocando (...) à votação. O problema dessa segunda colocação sem vírgula é que gera ambiguidade na concordância verbal, podendo se entender que "25 mil reais estão trocando" apesar de ser um absurdo semântico.
-
questão sem alternativas corretas
o máximo que se pode justificar a letra C é a menos absurda dentre as demais
como alguns já falaram, a transcrição pode ter sido literal ou parcial
nada justifica 100% esse gabarito.
mais uma para a conta de questões ruins de PT da FGV.
-
ah puxa essa professora nao explica porque :(
-
Olhem o vídeo da explicação. Percebam que a professora fala que a "b" está correta, depois fala que a "c" está correta e diz que o gabarito é "c".
-
explicaçoes dos internautas muito melhores q a da professora..Horrivel
-
Ainda não entendi pq a B está errada
-
apesar da banca considerar a questão C como correta a questão B também esta correta, pois os parênteses explicam o termo anterior.
HOJE = dia 19/02
-
Putz, sinceramente... Alternativa A está correta, ou há duas vírgulas ou nenhuma. Se o comando da questão é: " NÃO DEVERIA HAVER VÍRGULAS DEPOIS APÓS 25 MIL. "
A redação ficaria: "...E os deputados ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação."
Qual o erro ?
-
Percebam que há aspas simples (') dentro das aspas duplas (").
Quanto à letra A, está errada pois deveria sim haver vírgula após "25 mil reais", inclusive deveria haver outra vírgula logo após "deputados" para completá-la.
-
" ( ....) " Não expilca.
-
Putz, fui sem medo na A e errei, comoooo ela tá errada??
-
O problema é a confusão entre as aspas do segmento destacado no comando da questão junto com a do próprio texto. Existem 4 aspas na questão: 1ª (“) 2ª(’) Votação importante hoje (19/02) e os deputados ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais, estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação. Se eu falasse, ninguém acreditaria 3(’), diz o post 4 (”).
Não sei vocês, mas isso me confundiu bastante.
-
Na realidade o trecho conforme retirado do texto deveria ter sido transcrito da seguinte forma:
“Votação importante hoje (19/02) e os deputados ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais, estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação. Se eu falasse, ninguém acreditaria”, diz o post.
-
Marquei a alternativa "A" tranquilo pelo simples fato de have uma separação verbo do sujeito pela vírgula.
-
as aspas indicam que o trecho foi literalmente reproduzido;
???????
Mesmo sem perder o sentido, o trecho não foi literalmente reproduzido.
Parece questão de Revisor.
Que FGV desgraçada!
-
a)ERRADO, ’Votação importante hoje (19/02) e os deputados ,ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais, estão trocando e colando figurinha - Vírgulas obrigatórias por demarcar oração subordinada descolada. Outro erro, é a separação do verbo do sujeito ao qual se relaciona.
b)ERRADA, hoje (19/02): não há uma explicação, acrescenta-se uma informação temporal.
c)ERRADA, o internauta chega a especular que seriam deputados, mas a direção da casa esclareceu tratarem-se de assessores. “Votação importante hoje (19/02) e os deputados ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais, estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação. Se eu falasse, ninguém acreditaria”, diz o post. - marca o discurso direto/reprodução literal do discurso
d)ERRADA, Está correto -> em meio a quê? (a votação) preposição a + artigo a.
e)ERRADA, É opcional o emprego de vírgula
-
Aposto especificativo, como alguns estão usando para justificar o injustificável, não pode ser isolado.
forcem mais a criatividade para justificar o erro da alternativa B.
-
Quem que me garante que o texto foi literalmente reproduzido? Ao meu ver neste caso as aspas foi usada para uma citação - fala de alguém - mas quanto a integralidade da fala usou aí a estrapolação.
-
Com relação à alternativa A, não só deve permanecer a vírgula após "25 mil reais" como deve-se colocar vírgula antes de "ao invés de», porque esta locução introduz uma sequência intercalada («..., ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais,...»). Logo, não poderia ser essa a alternativa correta.
-
marquei a A e ainda não entendi pq esta errada
se quem está trocando figurinhas são os deputados, por que tem essa virgula para separar o sujeito "deputados" de seu complemento?