SóProvas


ID
2683837
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - A Copa do Mundo da Rússia só começa no dia 22 de junho, mas a febre dos álbuns com os jogadores das seleções já se espalhou e chegou até ao plenário de uma assembleia legislativa brasileira. O flagrante de dois assessores trocando figurinhas durante uma sessão foi divulgado pelas redes sociais e a cena se espalhou.

No post, que teve mais de 16 mil compartilhamentos e 26 mil curtidas no Twitter, o internauta chega a especular que seriam deputados, mas a direção da casa esclareceu tratarem-se de assessores. “Votação importante hoje (19/02) e os deputados ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a 25 mil reais, estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação. Se eu falasse, ninguém acreditaria”, diz o post.

Outro post com mais de 40 mil compartilhamentos traz um vídeo mostrando que a troca ocorreu enquanto uma deputada discursava sobre uma proposta.

A direção da casa legislativa confirmou que as imagens foram feitas durante a sessão da quarta feira e esclareceu que elas mostram dois “assessores de deputados” trocando figurinhas durante a sessão. “O comportamento não é justificável. Os gabinetes dos deputados aos quais os assessores pertencem, já foram informados, e cabe aos parlamentares decidir como proceder”. (adaptado)

“A direção da casa legislativa confirmou que as imagens foram feitas durante a sessão de quarta feira e esclareceu que elas mostram dois ‘assessores de deputados’ trocando figurinhas durante a sessão”.


Nesse segmento do texto 2, o trecho “assessores de deputados” aparece entre aspas a fim de:

Alternativas
Comentários
  • As aspas foram usadas na expressão "Assessores de Deputados" para CORRIGIR e enfatizar que não se trata de deputados tracando figurinhas como afirmou o post na rede social.

     

    GABARITO D

  • Se a assembléia esclareceu... ela corrigiu uma informação falsa.

  • Gabarito : letra D

    Não me agrada a forma como está escrita a alternativa correta, porque não há necessariamente uma correção do termo pelo autor do post. Há uma ironização de como a assembléia se esclareceu para dirimir maiores boatos; há mais um enfâse, um destaque do termo utilizado. 

     

    Uma situação de uso em que as aspas são empregadas com frequência é quando temos como intenção exprimir ironia ou conferir destaque a uma palavra ou expressão empregada fora de seu contexto habitual

  • Concordo com a Rafaella...bem questionável mesmo

  • uso das aspas:

    -indicar citação

    -indicar estrangeirismo, neologismo, arcaismo, expressão popular ou gíria.

    -indicar ironia e sentido figurado.

     

    Questionável esse gabarito mesmo.

  • Poderia ser D ou E...coitado do candidato...

  • Juraaaaaaava que era ironia
  • Conclui pela D por causa do termo “de deputados”, utilizado para desmentir a informação anterior de que deputados estavam trocando figurinhas
  • Marquei a E. Errei. Mas lendo com atenção, percebi que a FGV fala em "destacar a autoria do delito". É uma extrapolação, pois em nenhum momento ficou caracterizado no texto um DELITO. Só pode ser esse o erro.

     

  • Concordo plenamente com João, afirmar que é houve delito é extrapolar. A FGV brinca com os mínimos detalhes, brinca com a capacidade do candidato de ser imparcial. A todo momento ela coloca, pra confundir, alguma palavra subjetiva, apelando pra o nosso sentimento sobre aquele texto. É preciso estar muito, muito atento (e ainda assim será pouco). OBS.: Eu também tinha marcado E

  • FGV pega pesado, tinha marcado a letra E.

  • pqp :/

  • Estão questionando acerca da possibilidade de ironização, sendo um dos emprego das aspas, todavia, se quer tem essa alternativa, as demais alternativas não representam relação com a pergunta.

     

    a) copiar palavras do regimento interno

    Aquela alternativa escrota que sempre aparece e que nada tem a ver com a pergunta.

    b) criticar a atitude dos funcionários da assembleia.

    Não houve crítica neste segmento do texto, a crítica ainda que implícita aparece no último parágrafo "O comportamento não é justificável".

    c) repetir a informação do autor do post

    Pelo contrário diverge do que o autor do posto falou, onde ele afirma ser deputados, e a casa legislativa nega e afirma que são assessores de deputados.

    d) corrigir uma informação falsa

    Correta, seguindo o raciocício do item anterior, se o auto dor posto disse se tratar de deputados, a casa negou e corrigiou o fato informando que eram assessores de deputados.

    e) destacar a autoria do delito.

    Não houve menção no texto se a atitude tratava-se ou não de um delito.

    #FOCO

  • Palhaçada!

     

  • Como a FGV sabe que é uma informação falsa se no próprio texto se informa que eram os assessores que estariam a trocar figurinhas?

  • kkkkkkk dou risada com esses comentários

     

    Gente uma coisa tão simples: o post não era falso dizendo que eram os deputados? pois a direção do orgão desmentiu dizendo tratar de assessores, daí foi utilizado o recurso das aspas pra corrigir e destacar a informação falsa do post na rede social, como se estivesse substituindo o termo, apenas.

  • sentindo ânsia... mas, lendo os comentários, percebi que não raciocinei direito...

  • "não sabia que aspas servem como elemento de correção "  é cada "golpe" que essa banca aplica kkk..

  • Nova função das aspas rsss

  • Repetindo o comentário da colega Rafaella Soares:

     

    Gabarito : letra D

    Não me agrada a forma como está escrita a alternativa correta, porque não há necessariamente uma correção do termo pelo autor do post. Há uma ironização de como a assembléia se esclareceu para dirimir maiores boatos; há mais um enfâse, um destaque do termo utilizado. 

    e) destacar a autoria do delito.

     

    Uma situação de uso em que as aspas são empregadas com frequência é quando temos como intenção exprimir ironia ou conferir destaque a uma palavra ou expressão empregada fora de seu contexto habitual

  • para mim essas questões de aspas a fgv escolhe a resosta que quer... cada vez é uma diferente.  vc usa aspas para destacar algo... pq ñ poderia ser letra e?

  • Fiquei com dúvida na D.

    Mas também achei que era uma crítica (B), tendo em vista que logo após vem escrito entre aspas:


    A direção da casa legislativa confirmou que as imagens foram feitas durante a sessão da quarta feira e esclareceu que elas mostram dois “assessores de deputados” trocando figurinhas durante a sessão. “O comportamento não é justificável".

  • Alguem já jogou contra o Rugal ?? 

     

    A FGV é a mesma coisa 

  • Difícil, Brasil!

  • Certamente entrou peixada nesse concurso, péssimo...vários pontos duvidosos nas questões
  • Nessa serve como ironia e naquela outra questão não era não né? Run ^^

  • Texto 2 - A Copa do Mundo da Rússia só começa no dia 22 de junho, mas a febre dos álbuns com os jogadores das seleções já se espalhou e chegou até ao plenário de uma assembleia legislativa brasileira. O flagrante de dois assessores trocando figurinhas durante uma sessão foi divulgado pelas redes sociais e a cena se espalhou.

    [...]

    A direção da casa legislativa confirmou que as imagens foram feitas durante a sessão da quarta feira e esclareceu que elas mostram dois “assessores de deputados” trocando figurinhas durante a sessão. “O comportamento não é justificável. Os gabinetes dos deputados aos quais os assessores pertencem, já foram informados, e cabe aos parlamentares decidir como proceder”. (adaptado)

    Como pode ser para CORRIGIR uma informação falsa?

    Se fosse falsa, logo no primeiro parágrafo do texto o autor teria que NECESSARIAMENTE ter utilizado qualquer outra palavra menos "dois assessores".

    Constitucional FGV - OK;

    Administrativo FGV - OK;

    TGP FGV - OK;

    Português FGV - frustração total. pqp

  • Deus tenha misericórdia de quem for fazer prova FGV!

  • ALTERNATIVA D

    Dá pra acertar esta questão olhando para verbo "ESCLARECEU". Pois se foi necessário explicar que eram dois assessores, é porque essa informação não estava correta.

    Atenção redobrada com essa banca, aff.

  • Gabarito D.

    Acredito que essa correção seja pelo fato da atitude ser incompatível com as atividades dos assessores, ou seja, eles não são assessores de deputados (devido às suas atitudes equivocadas).

  • erro mais que ta pouco

  • Para resolver as questões da FGV tem que ser pelo que VEMOS.

    Apesar de acharmos q no caso em questão trata-se de um "DELITO", no texto nada se fala sobre a palavra.

    Portanto, já devemos descartar de cara o item >>> destacar a autoria do delito.

  • Acho que temos que dançar conforme a música.. está claro que a FGV explora muito semântica ao invés de regrinhas,

    quase raciocínio lógico

  • Em alguns posts, foi cogitada a hipótese de deputados estarem trocando figurinhas em plena sessão de votação importante. No entanto, a Câmara, ao justificar, argumentou que se tratava de assessores de deputados, e não propriamente deputados.

    Dessa forma, o emprego das aspas teve por finalidade destacar a correção de uma informação falsa que circulava pelas redes.

    Resposta: D

  • D. corrigir uma informação falsa; correta

    esclareceu que não eram deputados como dizia no post e sim "assessores"

  • Parece uma questão de Comunicação Social. Atenção para o (adaptado) ao final do parágrafo.

    A direção da casa legislativa confirmou que as imagens foram feitas durante a sessão da quarta feira e esclareceu que elas mostram dois “assessores de deputados” trocando figurinhas durante a sessão. “O comportamento não é justificável. Os gabinetes dos deputados aos quais os assessores pertencem, já foram informados, e cabe aos parlamentares decidir como proceder”. (adaptado)*

    *corrigido, retificado, editado.

    GABARITO D

  • Aparentemente a FGV usa as aspas da maneira que ela bem entender. kkkk

  • acho que muita gente errou por nao ter lido o texto, eu mesma iria errar mas achei estranha a questao e decidi ler todo o texto.

  • Gabarito letra D , mas cabe E tbm , pois se tu foi corrigir , vc queria destacar quem realmente fez o delito . Poucas questoes de interpretação são claras e convencemos candidatos
  • Gente, o gabarito está certo. Parem de procurar coisas onde não tem. Não se prendam às regras, à decoreba das aspas, vai depender muito do contexto e da semântica. Vejam que no primeiro post, a informação foi falsa ao dizer que quem estava trocando figurinhas era os deputados, quando na verdade eram os assessores, por isso a correção dessa informação falsa. Na letra E, nós temos uma extrapolação, já que em nenhum momento do texto é falado sobre delito ou algo do tipo.

  • Marquei D pelo "esclareceu"

  • A) copiar palavras do regimento interno. Errado!

    B) criticar a atitude dos funcionários da assembleia. Errado!

    C) repetir a informação do autor do post. Errado! Apenas a primeira ocorrência é do autor do texto. A segunda é um esclarecimento da Direção da casa legislativa.

    D) corrigir uma informação falsa. Correto! A direção da casa legislativa corrige um post do twitter dizendo que deputados estavam trocando figurinhas.

    E) destacar a autoria do delito. Errado!

  • Existe o Português, e o Português da FGV

  • E

    destacar a autoria do delito.

    trocar figurinha não é crime, logo não é delito. :)

  • Descobri uma nova função para as aspas que não levarei para qualquer outra banca só na FGV mesmo.

  • Fui pela palavra "esclareceu". Ou seja, corrigiu...

  • To te pegando, FGV. Você não vai me vencer pelo cansaço!

  • Questão subjetiva com três respostas possíveis. Parabéns FGV, sempre haverá alguém defendendo suas irregularidades.