-
Não entendi porque não pode ser a letra "E", considerando que o RH é quem gerencia tudo no que tange a relação empresa/trabalhador. Portanto, ele não deverá apenas acatar, mas também questionar/discutir o impacto dessas mudanças no cotidiano dos funcionários, principalmente num curto espaço de tempo.
OBS.: Pessoal, depois de alguns dias reli a questão e acho que posso ter encontrado um indício do erro existente na alternativa E.
Antes, não tinha prestado muita atenção nos detalhes da pergunta, mas hoje, percebi que o questionamento deverá ser feito pelo RH, então não cabe a ele perguntar qual o impacto dessa mudança nos funcionários, pois cabe a ele fazer este levantamento. Ele deverá questionar sobre as mudanças ocorridas (alternativa C), pô-las em prática, para só então, mensurar os impactos da mudança na rotina dos funcionários.
-
Não cabe à diretoria dizer qual vai ser o impacto. Isso é muito mais uma análise que seria feita pelo setor de RH, visto que é um conhecimento mais complexo que envolve conhecimento de processos humanos, de grupos, etc...
Por isso acho que a pergunta que pode ser feita para a direção:
é Qual a nova visão e missão do negócio (já que eles definiram) e o que muda com ela (quais as mudanças que eles pensam em fazer a partir disso)
-
o impacto da mudança, de visão e missão da empresa, nas pessoas só poderá ser identificado posteriormente, a previsão é hipótese. Portanto, é necessario avaliar o que muda com essa nova visão e missão.
-
Diante do contexto apresentado, no qual uma importante mudança estratégica é realizada na organização, a primeira atitude mais plausível à área de recursos humanos parece ser questionar a diretoria a respeito da nova visão e missão do negócio e a expectativa dessa quanto a implementação das mesmas, para a partir daí buscar-se respostas para outros questionamentos como prazo, orçamento e impacto de tal mudança.
A missão, visão e valores são um conjunto de ideias que ajudam a definir as estratégias de uma empresa para que seus objetivos sejam alcançados e é por meio desse tripé que se elabora o planejamento estratégico – ou seja, o passo a passo para alcançar os resultados almejados.
Definí-las e compreende-las é sempre o primeiro e o que vai direcionar as ações da empresa e até mesmo motivar os funcionários.
GABARITO: C
-
Determinada empresa tem Visão e Missão bem definidas e, para suportar esses direcionadores do negócio, a área de recursos humanos implementou um modelo de competências corporativas. Seis meses após a implementação, a diretoria apresenta uma nova proposta de Visão e Missão. O correto, no que tange ao impacto que a mudança trará ao trabalho da área, será a equipe de recursos humanos questionar a diretoria fundamentalmente sobre: Qual a nova visão e missão do negócio e o que muda com ela?