-
GABARITO: CERTO
O TQC (Total Quality Control) é uma técnica multidisciplinar de administração, que utiliza programas, ferramentas e métodos nos processos produtivos de uma empresa. O conceito de qualidade total significa buscar a satisfação de todos os agentes envolvidos nas etapas de produção, consumidores, funcionários, vizinhos da empresa e acionistas. O Controle de Qualidade Total visa obter o domínio sobre a satisfação de todas as pessoas que têm alguma participação no processo produtivo e aquisitivo. Uma empresa deve adaptar-se para alterações sociais, tecnológicas e econômicas no meio em que trabalha e passar a desenvolver maneiras para conquistar a Qualidade Total.
Alguns princípios da qualidade total:
Gerência Participativa
As empresas devem se habituar a repassar informações aos empregados, pois esse processo de mobilização gera mais responsabilidade na empresa. A instituição deve incentivar seus funcionários a opinarem, participação nas decisões e a compartilhar informações. A criatividade deve ser usada para solucionar os problemas e os gerentes devem liderar suas equipes sem restringir o potencial de seu funcionário.
A liderança deve ouvir, motivar, delegar, informar, compartilhar e transformar seus funcionários em equipes de trabalho. Reduza o medo de opinar e estimule-os para que digam o que pensam. A participação leva a outras ações ocasionando melhor convívio com os clientes, fornecedores, acionistas e comunidade.
Constância de Propósitos
As mudanças e alterações dentro de uma empresa devem ser regularmente reforçadas e repetidas dentro da organização. As ideias devem ser coerentes e executadas de forma clara. Novos processos são implantados gradualmente até que a alteração se torne irreversível.
Delegação
O controle de uma empresa se torna mais eficiente quando a responsabilidade é descentralizada e dividida e as decisões possuem autonomia. Um empresário não pode ver tudo e fazer tudo dentro de uma empresa porque essa prática é inviável, dessa forma, delegar é a melhor opção para conseguir ter boas etapas produtivas.
------------------------------------------------------
Fonte: http://controle-de-qualidade.info/qualidade-total.html
-
No GQT a qualidade é vista como fator principal no atendimento de desejos e necessidades dos clientes. Assim, a gestão da qualidade deve englobar todos os aspectos da organização, inclusive as relações como os fornecedores e clientes.
Todos os membros e setores devem estar envolvidos, do zelador ao presidente.
-
EXATAMENTE!!
No GQT gerenciamento da qualidade total, todos participam de frma colaboradora na organização, visando sempre a satisfação do cliente!
do porteiro ao presidente
-
No GQT o controle passa a ser flexível, descentralizado. passa a ter vistas ao desejos e necessidades dos clientes. envolve todos da organização e também os colaboradores
-
A ENTEADA DO CESPE.
PODE ISSO, ARNALDO?
-
QUALIDADE TOTAL É EMPODERAMENTO DAS PESSOAS , DANDO PODER DE DECISÕES , FLEXIBILIDADE E MELHORIAS... NÃO PODE SER CENTRALIZADO, SENDO QUE EMPODERAMENTO É DESCENTRALIZADO NOS NÍVEIS MAIS BAIXOS.
-
Dentro da qualidade total a responsabilidade pela qualidade transforma-se em uma responsabilidade de todos na empresa (caráter coletivo e descentralizado). Além disso, a era da qualidade total distancia o conceito de qualidade do simples cumprimento dos requisitos técnicos (controle rígido, típico da era da inspeção) para um conceito de qualidade mais flexível, sendo o controle destinado a assegurar que os produtos satisfaçam as necessidades dos clientes.
Gabarito: CORRETO
-
Vamos analisar a questão.
A Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Managment
(TQM), surgiu na década de 80, do século XX, onde a qualidade é vista como um
diferencial competitivo. Essa metodologia visa a prevenção de defeitos e
considera toda a empresa como responsável pela qualidade. Possui foco nas
necessidades do cliente e considera todas as partes interessadas no processo
produtivo como responsáveis pela melhoria contínua em um esforço sistêmico.
Segundo Armand Feigenbaum, principal autor da TQM, conhecido
pelo seu trabalho na General Eletric e considerado “Pai" da Total Quality Control
ou Controle da Qualidade Total, existem alguns princípios da qualidade, como: gestão participativa, constância de
propósitos e delegação de competências. Dessa forma, percebe-se que o controle
da qualidade deixa de ser rígido e centralizado e passa a ser adaptável às
mudanças e descentralizado entre as áreas da empresa. Em face do exposto,
podemos afirmar que a questão em análise está correta.
Gabarito do Professor: Certo.
-
Armand Feigenbaum: Na era da qualidade total todos os setores e empregados devem participar.
Gabarito: CERTO