SóProvas


ID
2696851
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma revisão de questionário a ser aplicado numa pesquisa com o público em geral sobre direitos humanos há a seguinte questão:

Qual a sua opinião sobre casamento inter-racial?

( ) Proibiria meus filhos.
( ) Em geral é contra.
( ) Em alguns casos é aceitável.
( ) Não tenho opinião formada.
( ) É favorável.

(Adaptado de: LAKATOS, E.; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003, p. 210)

Na situação descrita, essa questão tem como propósito identificar

Alternativas
Comentários
  • Questão, aliás, muito pertinente em época de nazifascismo galopante.

  • Letra A

  • A coleta é uma das etapas da pesquisa que geralmente utiliza questionários para obter os dados utilizados pelos pesquisadores. Em um questionário, é possível inserir questões abertas ou fechadas, variando de acordo com o objetivo e enfoque.

    No enunciado da questão foram usadas perguntas fechadas. Isso contribui para limitar a quantidade de respostas e realizar uma análise mais objetiva do assunto.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. Ao fazer essa pergunta sobre o casamento inter-racial, o pesquisador terá acesso à opinião do entrevistado sobre direitos humanos sem precisar constrangê-lo fazendo uma pergunta direta “você é racista?".

    B) Errado. A pergunta não busca identificar a existência de um fato na vida do entrevistado relativo à garantia ou à violação de direitos humanos, mas conhecer sua opinião sobre um assunto específico. O verbo usado no futuro do pretérito, “Proibiria", por exemplo, é uma hipótese, uma possibilidade, não um fato.

    C) Errado. A pesquisa não busca identificar a intensidade com que o entrevistado seria capaz de defender a garantia dos direitos humanos ou violá-los por meios próprios. Para alcançar esse objetivo, o ideal é fazer perguntas abertas e/ou mudar o formato da pesquisa, como focus group, no qual os entrevistados se sentem mais à vontade para expressar seus pontos de vista e suas motivações.

    D) Errado. Errado. A pesquisa não busca identificar a realização pretérita de atos de garantia ou violação dos direitos humanos ao longo da vida do entrevistado. Caso fosse esse o objetivo, a pergunta deveria ser trocada: ao invés de “Qual a sua opinião sobre casamento inter-racial?", deveria ser “Como você reagiu a um casamento inter-racial?".

    E) Errado. A pesquisa não busca identificar os entrevistados que podem eventualmente ser indicados às autoridades competentes como potencias violadores de direitos humanos. Seu objetivo é simplesmente obter dados que servirão de base para os pesquisadores analisar esse assunto específico.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Lima, Alexandre Correa. Pesquisas de Opinião Pública: teoria, prática e estudos de casos. São Paulo: Novatec Editora. 2017.