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Alguém? Voei no céu de anil nessa questão.
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Vamos indicar para comentário.
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Em 1957 foi publicado pela primeira vez o livro de LEON FESTINGER intitulado A Theory of Cognitive Dissonance. A publicação desencadeou uma série de experimentos em psicologia social. A teoria serviu como integradora de inúmeros achados relativos aos fenômenos de formação e mudança de atitudes.
O ponto central da teoria é que nós procuramos um estado de harmonia em nossas cognições.
Dois experimentos, pelo menos, merecem uma discussão em termos do princípio do equilíbrio. Um foi conduzido por FESTINGER e CARLSMITH (1959) e tratado por FEATHER (1964) em termos do modelo do equilíbrio. O experimento consistia em dar aos Ss uma tarefa extremamente monótona para fazerem (copiar por um longo período de tempo tabelas de números randômicos), e, depois, pedir-lhes que dissessem a outros sujeitos que, supostamente, iriam fazer a mesma tarefa, que esta era muito interessante e agradável. Um incentivo de US$ 1.00 era oferecido (...) -> média de avaliação significante mais alta = escala de agradabilidade.
(...) A teoria da dissonância cognitiva também pode ser invocada para mostrar a função recompensatória da concordância.
"Não raro se encontram situações em que uma pessoa é induzida a comportar-se de uma maneira contrária aos seus princípios ou sistemas de valores em troca de alguma recompensa. De acordo com a teoria da dissonância cognitiva, a magnitude da dissonância será tanto maior quanto menor for o incentivo capaz de levar uma pessoa a engajar-se num comportamento contrário aos seus valores."
bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/abpa/article/download/16279/15093
*DRAMATIZAÇÃO (falar bem da tarefa monótona) -> estímulo de DISSONÂNCIA COGNITIVA (quem comunica "passa a acreditar" no que defende em relação à tarefa e quem recebe a informação tende a acreditar que ela é mesmo interessante) -> ajuda na MODIFICAÇÃO de atitudes, valores e comportamentos indesejáveis.
Obs: não sou especialista no assunto, apenas estou compartilhando esse artigo que me ajudou a entender a essência.
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GAB. CERTO!
A DRAMATIZAÇÃO envolve atuação como determinado personagem ou na solução de problemas orientados para pessoas e que precisam ser resolvidos dentro da organização, encorajando a interação e provocam um ambiente de discussão. Desenvolve-se um clima no qual treinandos aprendem o novo comportamento (modificando suas atitudes, valores e comportamentos INDESEJÁVEIS) desempenhando as atividades, atuando como pessoas ou equipes, atuando com a informação e facilitando a aprendizagem através do conhecimento e experiência relacionados com o cargo, por meio de sua aplicação prática.
DISSONÂNCIA COGNITIVA NADA MAIS É DO QUE A FALTA DE COERÊNCIA ENTRE CRENÇAS E COMPORTAMENTOS, INDICANDO QUE ALGO TEM DE MUDAR.
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Acredito que o termo mais confuso no enunciado seja "dissonância cognitiva". De um modo geral, a dissonância pode parecer algo ruim, mas quando diz respeito à quebra de comportamentos e atitudes indesejáveis, isso é ótimo, pois faz que com que preconceitos sejam dissipados. Exemplo: todo mundo concordava (consonância) que o trabalho feito de tal maneira era muito bom, até que chega um funcionário novo e mostra outra forma de realizar a mesma tarefa que traz um ganho de 50% de eficácia. Isso vai gerar um certo desconforto inicial nos funcionários e os que concordavam começam a se questionar se a forma antiga realmente era tão boa assim. Dessa forma, aquela consonância passa a ser uma dissonância, pois não há mais o consenso que havia antes. Nesse caso, a dissonância se mostra positiva para a Organização.
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Marcelo Franklin, parabéns pelo excelente comentário. Você dissipou minhas dúvidas de forma clara e objetiva!
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Errei por causa de dissonância cognitiva.
Quando existe uma incoerência entre as atitudes ou comportamentos que acreditam ser o certo com o que é realmente praticado ocorre a dissonância.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Disson%C3%A2ncia_cognitiva
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"dissonância cognitiva"
Podemos pensar que o cargo é para psicólogo !
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Gab. CERTO
É como se fosse um choque de realidade.
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Em outras palavras, quando uma pessoa possui uma opinião ou um comportamento que não condiz com o que pensa de si, das suas opiniões ou comportamentos vai ocorrer dissonância. Quando os elementos dissonantes são de igual relevância ou importantes para o indivíduo, o número de cognições inconsistentes determinará o tamanho da dissonância.[2]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dissonância_cognitiva
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Gabarito Certo
Olá pessoal! Colaborando com os comentários dos colegas.
São métodos de desenvolvimento de pessoas:
•Rotação de cargos;
•Posições de assessoria;
• Aprendizagem prática;
•Atribuição de comissões;
• Participação em cursos e seminários externos;
• Exercícios de simulação: os exercícios de simulação incluem estudos de casos, jogos de empresas e simulação de papéis. O estudo de casos proporciona discussões entre os participantes, enquanto os jogos de empresas e os exercícios de dramatização colocam a pessoa no lugar de autor ou somente participando de problemas gerenciais;
• Treinamento fora da empresa;
• Estudo de casos;
• Jogos de empresas: também chamados de management games
ou business games;
• Centros de desenvolvimentos internos;
• Coaching:
• Tutoria;
• Aconselhamento de funcionários.
Fonte: Prof Andréia Lins Ribas
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Nao precisa de alcool quando se tem o nosso querido amigo cespe
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Ao induzir os participantes a representarem papéis que se opõem às suas convicções, a dramatização pode ser útil na modificação de atitudes, valores e comportamentos indesejáveis no trabalho, uma vez que estimula o surgimento de dissonâncias cognitivas. Resposta: Certo
Comentário: a técnica de dramatização modifica atitudes e estimula a dissonância cognitiva dos membros.
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Por isso atuar em papéis de personagens tão diferentes dos nossos valores pessoais é muito desafiador.
Esse desafio me deu uma baita dor de cabeça (dissonância cognitiva), rs.
Parei de atuar, rs.
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CORRETO
Dramatização (ROLE-PLAYING): Atuação, técnica de ensino,de simulação. Tem entre os objetivos estimular a coletividade, criatividade, entrosamento, expressão corporal, conceitos de hierarquia e importância do trabalho em equipe.
Usando a DRAMATIZAÇÃO a empresa consegue induzir o participante a representar papéis que se opõem às suas convicções, caso bem sucedida auxilia na modificação de atitudes, valores e comportamentos indesejáveis no trabalho.
ISSO ESTIMULA: O SURGIMENTO DE DISSONÂNCIAS COGNITIVAS
CONGNIÇÕES = função psicológica atuante na aquisição do conhecimento.
DISSONÂNCIAS = Conflitos
Em Resumo
Quando se tem cognições contraditórias entre si, estas servem como estímulos para que a mente obtenha ou produza novos pensamentos ou crenças, ou modifique crenças pré-existentes, de forma a reduzir a quantidade de dissonância (conflito) entre as cognições ("aquisição de conhecimento")
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Pensei na Legislação Trabalhista e errei. A pessoa pode alegar dano moral, ser obrigado a fazer o que não quer! Sei lá, pensei nisso!
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A dissonância cognitiva vai refletir o afastamento entre atitudes demonstradas na prática X crenças do indivíduo.
Assim, ao induzir os participantes a representarem papéis (atitudes demonstradas na prática) que se opõem às suas convicções (crenças do indivíduo), por meio de dramatizações (simulações de situações), estaremos induzindo dissonâncias cognitivas (conflitos).
Exemplo de dissonância cognitiva: um indivíduo que acredita no efeito nocivo do cigarro, mas continua fumando.
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Pessoal, vou agregar algo pois vi que poucos comentaram sobre isso.
A questão fala também de valores morais. Logo, se Tício vai trabalhar com algo que vai ao encontro com seus valores, ele ficará infeliz e não será produtivo. Então, é melhor que ele reclame logo (dramatização).
Por tanto, essa "dramatização" que normalmente seria algo ruim, nessa situação em específico se torna algo bom, pois é ela quem vai levar nosso amigo Tício ao trabalho de acordo com os seus valores morais.
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Exemplo mais didático:
Mévio tem como seu principal valor de vida a honestidade.
Certo dia seu chefe diz que ele precisará fraudar uma nota fiscal e ele receberá o dobro de salário naquele mês.
Mévio irá preferir perder o emprego do que fazer algo errado!
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