SóProvas


ID
2706526
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A revolução digital fortalece as previsões de que as casas ou lares inteligentes oferecerão mais conveniência e menos dispêndio de energia em um futuro próximo.

      A definição de conveniência para esses novos lares tecnológicos está ligada ao ganho de tempo para os moradores, com redução ou eliminação de trabalhos domésticos. Portanto, para que as edificações inteligentes tenham sucesso, elas deverão se estruturar com base nessa visão de conveniência como solução para os que vivem em um mundo acelerado e estar ancoradas em uma grande variedade de sistemas tecnológicos acessíveis e fáceis de operar, tornando a vida das pessoas mais simples.

      Além da conveniência, outro relevante benefício das casas inteligentes para os consumidores é a sua capacidade de incorporar aspectos relacionados à administração do gasto de energia, principalmente com iluminação, condicionamento de ar e eletrodomésticos. Um conjunto de sensores, adequadamente configurados para gerenciar esses sistemas, pode gerar diminuição considerável nos gastos com energia, com reflexos ambientais e econômicos importantes.

      O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia desenvolveu um estudo para avaliar a economia no consumo de energia gerada com o uso de sensores inteligentes em um apartamento de um dormitório, cozinha, sala de estar, sala de jantar e banheiro. O estudo concluiu que a economia pode chegar a quase 40% do consumo médio mensal de energia. A tendência de crescimento desse mercado é clara. A empresa de pesquisas Zion Market Research prevê que a tecnologia das casas inteligentes deve alcançar um faturamento de US$ 53 bilhões (R$ 170 bi) em 2022. O crescimento estará calcado, principalmente, na conexão da casa com os ambientes digitais externos, como, por exemplo, a conexão do refrigerador com os equipamentos dos fornecedores de alimentos.

      Naturalmente, a tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, tornando-se acessível e barata. Com isso, mais pessoas poderão utilizar-se dela, e novos padrões, modelos e estilos de vida devem se consolidar, principalmente nas áreas urbanas.

(Claudio Bernardes. Casas inteligentes trarão conveniência e reduzirão gasto de energia. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 22.01.18. Adaptado)

Após o deslocamento da expressão destacada, permanece pontuada de acordo com a norma-padrão a frase:

Alternativas
Comentários
  •  e)

    A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, naturalmente, tornando-se acessível e barata. 

     

    ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO PARA O MEIO SEPARADO POR VIRGULA.

  • Obs: estaria correto também se fosse SEM VÍRGULAS, visto que é um advérbio de pequena extensão, a dupla vírgula é opcional.

     

     

    A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir naturalmente tornando-se acessível e barata.

     

    Ou seja, Adjunto adverbial deslocado de pequena extensão ( alguns gramáticos consideram que até 2 palavras é pequena extensão, a partir de 3 a vírgula é obrigatória)  coloca duas vírgulas ou deixa sem vírgulas.

  • ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO  

    E

  • Gabarito E

  • Galera Por que a letra A está errada?

  • O adjunto adverbial pode ser representado por: locução adverbial, advérbio ou pronome relativo. Além disso, quando o adjunto adverbial encontra-se no meio da frase, deve-se separar entre vírgulas. Na alternativa E temos este caso, visto que "naturalmente" é um advérbio e deve estar entre vírgulas no meio da frase.

  •  naturalmente,[é Adjunto adverbial e está deslocado, quando isso ocorre tem que colocar entre virgulas

  • Gab E

    A preferência é que o adverbio sempre que deslocado venha entre virgulas (independentemente do tamanho).

  • A - A tecnologia das casas inteligentes naturalmente, continuará a evoluir tornando-se acessível e barata. -> separa o sujeito do verbo

    B - A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir tornando-se naturalmente, acessível e barata. -> separa o verbo de seu complemento

    C - A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir tornando-se, naturalmente acessível e barata. -> separa o verbo de seu complemento

    D - A tecnologia das casas inteligentes continuará, naturalmente a evoluir tornando-se acessível e barata. -> separa o sujeito do verbo

    E - A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, naturalmente, tornando-se acessível e barata. -> correta

    PS: dava para achar a resposta correta de primeira, tendo em mente que a expressão deslocada deve vir entre vírgulas sempre.

  • não é porque é adverbio ou adjunto adverbial deslocado que deverá ser colocado entre virgulas; sendo de curta extensão (até duas palavras) é facultativo a separação, sendo obrigatória em caso de curta extensão quando der ambiguidade a sua não separação, fora isso, sendo de curta extensão é facultativo e não obrigatório como afirmado.

    A frase poderia ter sido reescrita sem virgula nenhuma que estaria certa.

  • ALTERNATIVA A: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: vírgula separando sujeito do verbo (A tecnologia das casas inteligentes naturalmente, continuará a evoluir...); e ausência da vírgula para separar a oração reduzida de gerúndio (...continuará a evoluir ERRO tornando-se acessível e barata).

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO INCORRETA. ERRO: vírgula separando verbo de ligação do predicativo do sujeito (...tornando-se naturalmente, acessível e barata); e ausência da vírgula para separar a oração reduzida de gerúndio (...continuará a evoluir ERRO tornando-se

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: vírgula separando o sujeito do verbo e verbo do complemento (Aqueles estacionamentos, têm, poucas vagas); e ausência da vírgula para separar a oração reduzida de gerúndio (...continuará a evoluir ERRO tornando-se...)

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: ausência de outra vírgula para marcar a intercalação do adjunto adverbial deslocado (continuará, naturalmente ERRO a evoluir...); e ausência da vírgula para separar a oração reduzida de gerúndio (... a evoluir ERRO tornando-se...)

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO CORRETA. A primeira vírgula isola, corretamente, o adjunto adverbial de modo – sendo essa vírgula facultativa; a segunda, obrigatória, marca a oração seguinte, que é reduzida de gerúndio.

    Resposta: E

  • GABARITO: LETRA E

    COMPLEMENTANDO:

    VÍRGULA( , )

    USA-SE VÍRGULA

    ·       Nas enumerações. Ex.: Era uma pessoa bonita, inteligente e simpática.

    ·       Para separar orações ligadas por conjunções coordenativas. Ex.: A prova foi fácil, mas ninguém gabaritou.

    ·       Antes da conjunção E somente quando os sujeitos das duas orações forem diferentes. Ex.: Chegamos cedo, e todos ficaram surpresos.

    ·       Para separar orações subordinadas adverbiais e adjuntos adverbiais deslocadas. Ex.: Aberta a sessão, o secretário abriu a ata. Obs.: Após advérbio até 3 palavra é facultativo.

    ·       Para isolar aposto. Ex.: Janjão, o zagueiro, está muito fora de forma.

    ·       Para separar ou isolar vocativo. Ex.: Janjão, vá falar com sua avó.

    ·       Para separar quaisquer outros elementos intercalados. Ex.: Veja-se, por exemplo, o que dizem os jornais de hoje.

    ·       Para separar orações adjetivas explicativas. Ex.: O Fusca, que foi considerado carro do ano, possui várias soluções mecânicas econômicas.

    ·       Para indicar a supressão de um verbo. Ex.: Eu cuido das crianças; tu, das malas.

    ·       Para separar, nas datas, o nome do lugar. Ex.: Porto Alegre, 31 de outubro de 2009.

    NÃO SE USA VÍRGULAS

    ·       Entre verbo e sujeito. Ex.: O diretor da Faculdade de Educação(,) foi a Brasília.

    ·       Entre o verbo e seus complementos. Ex.: Aos amigos dedicados oferecemos(,) esta prova de afeto e gratidão

    ·       Antes de oração subordinada substantiva. Ex.: Lembrei-me(,) de que teria de ir a uma reunião do clube.

    ·       Antes de complemento nominal. Ex.: Ensinei-lhes o respeito(,) aos valores culturais.

    ·       Antes de termos de significação restritiva. Ex.: O Fusca(,) que foi considerado carro do ano, possui várias soluções mecânicas econômicas.

    FONTE: QC